23/08/2013

A vida simples de pessoas reais - Cátia

Actualmente encontro-me a viver em Londres. Tenho 30 anos e confesso que me sinto o retrato da geração jovem portuguesa que pela falta de oportunidades no seu país, teve de procurar um novo rumo.

Há dez meses atrás e após seis meses de desemprego em Portugal eu decidi emigrar para Londres. Em Portugal deixei toda a minha família, incluindo namorado, amigos e a maior parte dos meus objectos pessoais.

Quando cheguei a Londres foi uma das fases mais difíceis da minha vida, porque estava sozinha e apesar de compartilhar casa com duas pessoas da minha nacionalidade, eu nunca as tinha visto antes. Porque tinha que obrigatoriamente me integrar numa língua e numa cultura diferente, porque estava sozinha num local quase desconhecido. Fiz várias viagens a Londres anteriormente para preparar a minha vinda. Essas viagens preparam-me para alguns aspectos do que viria a ser a minha vida aqui, mas não me preparam para o essencial, viver sozinha num país que não é o meu.

Na verdade, quando comecei esta nova etapa na minha vida, comecei a dar um grande valor às coisas simples e a valorizar que mais importante do que ter é ser e que o valor da vida está nas pequenas coisas. Eu comecei a aproveitar coisas simples como ler um livro, caminhar pelas ruas, respirar fundo para evitar situações de stress e encontrar tempo para fazer as coisas que realmente gosto. 

Penso que comecei o meu caminho como minimalista, até porque viver em Londres ensina-nos a tornar-nos naturalmente minimalista, quando queremos efectivamente mudar as nossas vidas.  Andamos a pé e de transportes, partilhamos casa e por isso não há espaço ao consumismo e à acumulação de coisas e começamos a valorizar coisas simples como ir ao parque para ler um livro ou andar de bicicleta. 

Devo também uma palavra ao meu namorado que é um minimalista sem ele próprio saber, que sempre me foi incentivando a viver de forma simples.

Após 10 meses em Londres, sinto-me muito feliz com a minha vida. Trabalho na minha área, ensinar crianças com necessidades educativas especiais, aprendi a valorizar os pequenos e doces momentos com aqueles que gosto, passei a escrever mais regularmente (a minha grande paixão) tenho estado a trabalhar na minha primeira história para crianças que vai ser publicada dentro de alguns meses em versão ebook .

Eu conheci o minimalismo na verdadeira acepção da palavra através do seu blog. Foi através dele que consegui entender que estava a caminhar no sentido correcto, viver uma vida simples, com pouco, mas muito feliz. 

Penso que a crise económica que estamos a viver tem vindo a ensinar as pessoas que o segredo das vida está nas coisas simples. Não precisamos de ter uma grande casa e um grande carro se iremos passar o resto da vida a pagar esta divida ao banco, não precisamos de encher a casa de objectos se não conseguimos  usufruir deles porque estamos absolutamente concentrados em comprar mais e mais. Não precisamos de um guarda roupa cheio de roupa se só precisamos de meia duzia e se mais alguém precisa de uma, apenas uma para vestir e não tem nenhuma. 

Eu acredito que o mundo começará a caminhar numa nova direcção, viver feliz com menos.

Obrigada Rita por este blog que tanto nos inspira e ensina todos os dias. Eu continuarei a ser com certeza uma fiel seguidora enquanto ele existir. 

Cátia
blog, facebook


~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples para o email rita (at) busywomanstripycat.com, com o assunto "guest post". Obrigada!

5 comentários:

  1. Obrigada Cátia, obrigada Rita! :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei o relato da Cátia,o como a sua vida se transformou de um momento para o outro devido a uma situação negativa, ela retirou o melhor dessa sua experiência, pois ela não sobreviveu, ela esta é a viver o melhor que se pode levar desta vida, as coisas simples e básicas. Não me considero minimalista, mas ao ler este blog muita coisa na minha mente se tem transformado, e estou a gostar disso.
    Obrigada Rita por toda a partilha.

    ResponderEliminar
  3. Só vivi 3 meses em Londres mas percebo a postura da Cátia. Também tenho um namorado minimalista sem saber e cada vez mais adoptamos essa atitude para a nossa casa e a nossa vida.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à Cátia, que em vez de ficar de lamúrias está sabendo aproveitar o melhor possível o que tem no momento!

    ResponderEliminar
  5. reconheco bem essas palavras, de quem em londres mesmo quem nao quer acaba por adoptar uma postura muito mais minimalista. a falta de espaco ajuda a isso! e depois toda a experiencia de mudar de pais ajuda-nos a repensar no que e realmente essencial. um bom testemunho :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...