16/08/2013

A vida simples de pessoas reais - Marta

Eu sou a Marta Silva Bobillier, tenho 34 anos, vivo em França e sou, entre outros, assessora de marketing. Gosto trabalhos manuais, da vida de familia, organizar e limpar a casa, cozinhar, ler, escrever, ouvir música e de tai chi. Sou dependente de chocolate e da leitura, fascinada pela cultura chinesa e todo o seu lado zen. Tal como diz o significado do meu nome: "SOBERANA DA CASA"; Muito ligada à família, emotiva, costuma exagerar nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama. Tem muita energia e por isso deve sempre manter-se ocupada com alguma coisa. Nos relacionamentos amorosos ou mesmo de amizade, quando se magoa, recolhe-se para dentro de si mesma e só sai quando recebe um pedido de perdão.

Sempre fui uma pessoa organizada e prática até que um maravilhoso evento veio mudar a minha vida - ser mãe de gémeos. Segui todos os padrões impostos pela sociedade, desde da infância com a escola, catequese; a adolescência e as suas crises; entrei na faculdade e desisti. Arranjei trabalho, trabalhar das 9h às 18h e receber uma baixo ordenado. Casei e ...


Há 7 anos vim viver para a Suiça (com uma mala de 20 kg - 1° etapa do minimalismo) na esperança de recuperar o meu casamento, coisa que virou fiasco. 
Entre as outras etapas da vida esta teria, também ela, que seguir os padrões impostos pela sociedade. Uma vez o divórcio, encontrei-me sozinha, num país quase desconhecido, uma nova língua para aprender, uma cama, 2 pares de lençóis  1 endredon, 1 colcha, 2 almofadas, 2 conjuntos de banho, 1 serviço para 6 pessoas, conjunto de talheres para 6 pessoas, 6 copos e 2 canecas. Um tacho, uma panela e frigideira, algumas caixas de conservação, uma mesa e 2 cadeiras. Uma tv oferecida por uma pessoa amiga e o meu inseparável portátil (meio de comunicação com a família a 2000 km). O meu guarda fatos era feito com caixas de cartão empilhadas. Um trabalho das 6h30 às 16h30 com um ordenado considerável.  Tudo o que eu precisava para começar outra etapa da vida, estava agora concentrado em 35 m2 - 2° etapa do minimalismo.


Findos 6 anos de vegetação, começo uma "nova" vida. Encontrei alguém que me respeita, ajuda e sobretudo dá valor ao que faço. Fiquei grávida, para nossa grande surpresa, de gémeos (não, os gémeos não são só fruto de tratamentos, também acontece de forma natural - para os menos conhecedores da matéria).  Mais um desafio, ser mãe mas não uma mãe comum ser mãe de gémeos. Viver esta experiência longe do meu meio social, geográfico e familiar, fez com que eu procurasse testemunhos e experiências de pessoas na mesma situação. Umas pesquisas na net e encontro pouca ou nenhuma informação. Encontrei um grupo bem simpático que deu-me a conhecer algumas pessoas mas eu precisava de mais. 


O TWINS, como carinhosamente lhes chamo, nasceram e ao fim de três meses de licença de maternidade deveria retomar o trabalho. Uma decisão deveria ser tomada pois a ideia de deixá-los às 5h30 da manhã e só recuperá-los às 18h cortava-me o coração. Mais, ter de pagar a alguém mais de metade do ordenado e não vê-los crescer fazia-me sentir uma péssima mãe. Decidimos que eu deixaria de trabalhar por algum tempo ficando assim disponível para eles, acompanhar cada etapa do crescimento, disponível para o casal e para mim mesma. Queremos viver esta vida e não sobreviver nesta vida. Feitas as contas e eliminados alguns confortos materiais, demos inicio a uma nova etapa das nossas vidas - 3° etapa do minimalismo.


Ao mesmo tempo, criei oMãe de Gémeosum espaço de aprendizagem para as mamãs (e futuras mamãs) de Gémeos e Mais, onde todos os assuntos são abordados para uma maternidade consciente e partilhada! O grupo é um espaço informal, trocam-se ideias, partilham-se pensamentos, soltam-se desabafos, fotos, encontros e muito, muito companheirismo. Juntamente com outra mãe de gémeos começamos um projecto onde pretendemos reunir toda a informação sobre a matéria - o Portal Gémeos e Mais. Visto as condições económicas do pais e as dificuldades que estas famílias encontram, foi necessário a criação de uma identidade formal, a AGM - Associação Gémeos e Mais da qual sou, com muito orgulho, vice-presidente e sócia fundadora.

O minimalismo sempre fez parte da minha vida, mesmo que inconscientemente e a organização, mesmo que à minha maneira, sempre encontrei o que pretendia. Por este motivo criei um blog com dicas e truques para as mães de gémeos. Não para contar-lhes a minha/nossa vida, mas sim para mostrar que é possível conciliar vários projectos enquanto mãe de gémeos sem esquecer o casal ou até si mesma. (Nota: ser mãe de gémeos não é a mesma coisa que ter duas crianças de idades diferentes. Não é mais difícil, é diferente. Não somos superiores, somos especiais.)


Três anos passaram eu lanço-me noutro desafio. Os Twins entram para o infantário e eu necessito de uma vida social mínima. Comecei então à procura de um trabalho, em part-time, que pudesse conciliar com os horários do infantário e eis que, ao fim de 4 meses, consegui!

Um dia, em conversa com uma amiga, ela sugeriu-me experimentar um produto, simples, económico e principalmente sem produtos tóxicos para as crianças. Produtos de limpeza da casa naturais. Ela, me conhecendo bem, sabia que eu ia gostar com certeza. E não se enganou! Tenho acompanhado o blog desde então e estou a ADORAR.

Se eu quero, eu posso, eu consigo! Cada um é o único responsável pelas suas escolhas. Cada escolha é o que nos leva aos nossos objectivos -Cris Alckmin

Obrigada Rita. Uma excelente continuação e bem haja.
---

Marta Silva Bobillier 

0033 647 755 635
Fundadora do grupo ღ Mãe de Gémeos ღ no Facebook
Administradora do Portal Gémeos e Mais

5 comentários:

  1. para Marta:
    Sou uma vovó de 66 anos e fiquei bastante emocionada com o seu depoimento - você é uma verdadeira "guerreira" - parabéns !!!!
    Maria Helena

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns pela coragem, gostei muito da sua partilha, força no seu caminho :)

    ResponderEliminar
  3. eu k sigo o blog á tanto tempo so agora li o teu testemunho.adorei!!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...