05/08/2013

De volta à Terra

Natarajasana, Ferragudo

Como sabem, o mês passado estive a fazer um curso de 200 horas de instrutores de yoga. O curso foi dirigido pelo professor Paulo Hayes da Associação Europeia de Terapias Orientais. Foi fantástico e excedeu mesmo as minhas expectativas. Anatomia humana e subtil, muita filosofia do yoga, muita prática, muito riso e muita amizade (e até falámos de física quântica!). Foram 21 dias muito bem passados, apesar dos trabalhos de casa, trabalho de grupo, exame final, aulas que tivemos que dar (umas às outras), e o muito que tivemos que estudar.

Para mim, o curso foi sobretudo uma viagem espiritual. Aprendi mais sobre mim e comecei a sentir melhor o meu corpo (o físico, o astral e o causal...). Palavras como kundalini, namaste, doshas, gunas, sutras, om, e outras fazem agora parte do meu vocabulário diário (pena que a maior parte das pessoas que me rodeiam não fazem ideia do que estou a falar...). 

Algumas das minhas colegas fizeram o curso com o objectivo de se tornarem professores de yoga. Outras, como eu, queriam sobretudo aprender mais e quem sabe um dia dar aulas. Eu ainda não sei qual será o meu caminho como professora. Continuo com a minha prática diária de yoga e vejo agora certo aspectos do yoga com maior clareza. Agora sei qual é o meu caminho em termos da minha prática e não há dúvida que os estilos mais vigorosos de yoga são os que fazem mais sentido para mim (o meu dosha é pitta e os pitta têm de facto tendência para formas de yoga mais vigorosas, apesar dos estilos mais calmos fazerem-nos bem...). Com o curso também fiquei mais consciente do meu dharma (a minha missão), apesar de ainda não ter as coisas bem claras na minha cabeça - preciso de meditar mais para tal!

A avaliação global é muito, muito positiva. Posso dizer que agora sou uma estudante e praticante de yoga - já iniciei o caminho e sim, consigo sentir a kundalini a subir durante a prática (para quem sabe o que é a kundalini...). Pratico yoga tanto em cima como fora do tapete (quer isto dizer que o yoga não é só a parte física) e a minha prática confirmou-se como prioritária na minha vida. O yoga não me dá apenas um corpo físico saudável. Dá-me saúde mental, paz de espírito, paciência, concentração... Dá-me uma outra visão do mundo, e esta visão é agora muito mais bonita do que era. Não há dúvida que encontrei o meu caminho.

14 comentários:

  1. Que bom! O yoga e mesmo fantastico Rita! PS- Eu sou obviamente Vata e vinyasa tambem e o meu estilo prefido de yoga.

    ResponderEliminar
  2. Oi Rita!
    Você fala da yoga de um jeito que me deixa com vontade de descobrir tudo isso também!
    Será que dá pra aprender só pelo youtube?
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. que concretização Rita, fico muito feliz por ti!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não percebi metade do que escreveste. Mas o teu entusiasmo é inspirador.

    :)

    ResponderEliminar
  5. Que bom que foi tão positivo! O resto, o tempo o dirá ;)

    ResponderEliminar
  6. O Yoga foi uma enorme ajuda para mim num momento bastante complicado na minha vida... ajudou-me a superar, a ficar em paz.

    ResponderEliminar
  7. As palavras deste post transpiram felicidade e entusiasmo. Parabéns! Você merece isso tudo!

    Elaine Faustino

    ResponderEliminar
  8. Por causa dos seus posts tenho lido bastante sobre o Yoga e feito alguns exercícios em casa, e confesso que começa a ser uma prática diária. Obrigado pelo seu entusiasmo e divulgação do tema.

    ResponderEliminar
  9. Oi Rita! Parabéns pelo curso, pela dedicação e por mergulhar na experiência com amor no coração. Feliz caminhada!

    ResponderEliminar
  10. Oi, Rita! Acompanho-te faz tempo, mas nunca antes postei.Faz-se necessário agora, mais do que antes: Parabéns! =) Bem sei que o Yoga pode ser transformador, tanto de ti como de quem vê as tuas mudanças.
    Como aconteceu contigo, também me ronda a idéia de me inscrever no curso de instrutores. ( Identifico-me mais com o Hatha Yoga ensinado por Mestre Hermógenes( meu portão de entrada), com o Raja Yoga de Brahma Kumaris e o Purna Yoga ( integral) de Sri Aurobindo. Tenho especial apreço tb por Mestre Yvengar.

    Nunca tinha parado para refletir sobre a ligação entre meu dosha ( vata) e a correlação entre ter me sentido agoniadíssima em minha experiência com ashtanga vinyasa mas, pensando bem, faz todo o sentido agora!

    Gostaria de te convidar a participar do nosso grupo de discussão sobre Simplicidade Voluntária no Facebook, seria um imenso prazer tê-la entre nós.

    Abraços do Rio de Janeiro,

    Ommm

    ResponderEliminar
  11. Oi Rita .. Há quanto tempo praticas Yoga?! .. Já sabes bastante! .. Eu já fiz Yoga, .. eu gosto .. me sinto bem .. mas não com essa profundidade e mergulho que me parece que fazes!!! .. Já estudaste muito tempo sobre?! .. Achei bem interessante o que escreveste!!! .. Boa caminhada!!! .. Abraços de Porto Alegre/Brasil! .. Luiza!

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita, no post falou em física quântica e há alguns dias falaram-me em medicina quântica, sabe me informar mais acerca do tema, ou onde pesquisar? Necessito de "desacelarar" o coração e disseram-me que era o ideal. Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Tão linda! Você está radiante!

    ResponderEliminar
  14. tou contigo, Rita.. tb encontrei o meu caminho com o yoga.. e também estou a tirar um curso, primeiro para mim e em relação a dar aulas, deixo para mais tarde pensar se faz parte do meu caminho ou não.. mas o yoga é sem dúvida uma paixão.. (e tb já senti a kundalini.. é uma sensação daquelas.. muito estranha no inicio), só ainda não sei mesmo qual o meu dharma.. :P e em relação a dizeres que muitas pessoas não sabem do que tás a falar, é mmo assim.. :) é estranho pq parece-se falar outra língua mesmo, mas eu procuro falar só com pessoas que vejo que estão curiosas ou "abertas" ou então com quem entende do assunto.. lol um abraço e boa continuação do teu caminho.. Sonia L.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...