04/09/2013

Combater a procrastinação

A procrastinação é um grande mal de muita gente... Procrastinar é, basicamente, não fazer as tarefas que devemos fazer, quando devemos fazer. É adiar as coisas importantes que temos para fazer. Geralmente arranjamos outras coisas, menos importantes ou até completamente irrelevantes, como desculpa para não fazermos o que é mais importante.

Quantas vezes é que chegas ao trabalho, ligas o computador, sabes que tens uma tarefa muita importante para fazer, mas vais só ver o email rapidamente e, entre email, facebook, blogs e outras coisas, passa-se quase 1 hora e ainda não fizeste nada. Depois decides-te finalmente a trabalhar, mas tens a secretária desarrumada e decides primeiro arrumar e organizar as coisas. Mais meia hora já lá vai. Entretanto vais novamente consultar o email e perdes mais meia hora a ler, apagar e responder a emails. Quando finalmente atacas a tarefa muito importante, já é quase hora de almoço. Nunca te aconteceu? A mim acontece com frequência.

O Leo Babauta, o grande guru do minimalismo, fala bastante sobre procrastinação e como combatê-la. Até tem um livro sobre o assunto: The Little Guide to Unprocrastination. É um leitura muita interessante que aconselho a toda a gente - todos procrastinamos, embora uns mais que outros.

Mas porque é que a procrastinação é uma coisa tão má?

Basicamente, porque nos impede de fazer o trabalho que temos que fazer; acabamos por fazer as tarefas importantes à pressa (e coisas feitas à pressa geralmente não ficam bem feitas), demoramos mais tempo a fazer as coisas porque perdemos tempo a fazer outras que não interessam, e isto afecta a nossa performance global. A procrastinação faz-nos perder tempo e, claro, acaba por aumentar os níveis de stress.

Mas o Leo também refere que a procrastinação pode, às vezes, ser uma coisa boa. Pode ser bom procrastinar quando estamos cansados e precisamos de descanso - mas é coisa para fazer uma vez muito raramente, não todos os dias!

Mas afinal, porque é que procrastinamos? O Leo refere vários motivos, mas, para mim, os principais são o medo (por exemplo, adiar uma tarefa porque temos medo de falhar) e a falta de motivação (adiar uma tarefa porque não nos sentimos motivados para fazê-la ou não queremos mesmo fazê-la). 

Nos capítulos seguintes do livro, o Leo apresenta o seu método para combater a procrastinação. Os passos principais são:

1. Escolher uma tarefa importante - uma tarefa que seja mesmo importante e que queiras mesmo fazer.

2. Fazer essa tarefa em primeiro lugar. Pode ser logo ao acordar, se for uma coisa que possas fazer em casa, ou a primeira coisa que fazes mal chegues ao local de trabalho, antes de consultar o email...

3. Manter as coisas simples, eliminando as distracções, incluindo notificações da internet, desligando mesmo a internet se for possível, silenciando o telefone e, se necessário, trancando até a porta para ninguém incomodar.

4. Começar. Começar é o mais difícil, mas se disseres a ti próprio que vais trabalhar nessa tarefa durante apenas 10 minutos, é mais fácil para começar.

5. Recompensar o trabalho com descanso. Após 10 minutos de trabalho focado na tarefa, dá-te 5 minutos de descanso, durante os quais podes ver o email, navegar na internet, esticar as pernas... Podes também usar a técnica Pomodoro (é o que eu faço) para conseguires trabalhar 25 minutos altamente focado e a seguir descansar 5 minutos.

6. Reavaliar o trabalho, caso continues a procrastinar. Se não consegues nem por nada fazer a tarefa, é porque algo está mal: ou não queres mesmo fazer essa tarefa, ou falta-te motivação, ou não consideras a tarefa suficientemente importante. Avalia-a e decide não fazê-la mesmo ou pô-la em lista de espera e fazer outras coisas mais importantes.

7 comentários:

  1. Olá Rita.

    Há muito tempo que não comentava por aqui. Antes de mais quero dar-te os mais sinceros parabéns pelo certificado de instrutora de yoga. Espero que corra tudo bem e que tenhas muitos alunos.

    Procrastinação é o meu nome do meio, como costumo dizer. E tenho lutado contra isso. Tenho-me organizado melhor, tenho conseguido fazer imensos projectos cá em casa, coisas que já planeava fazer há meses! Mas o mais importante é conseguir ter caixas de entrada de emails vazias. Sinal que respondo muito mais rapidamente e as pessoas notam isso. Noto também que há uma energia mais positiva de volta.

    Ainda tenho muito que aprender mas, para já, penso que estou no bom caminho.

    Bjs
    Anabela

    ResponderEliminar
  2. Procrastinar é realmente o problema de muitas pessoas. Faz-me confusão muitas pessoas nos seus locais de trabalho que andam simplesmente a deambular e parece que estão a arranjar desculpas para fazer aquilo que é efectivamente importante e necessário. Eu tento sempre, atendendo às prioridades que tenho estabelecidas para aquele dia ou semana, dar resposta às solicitações e não ir deixando as coisas a "marinar". Se têm de ser feitas, é para o serem mesmo e não se perder tempo com coisas que podem ser acessórias e fazer-nos chegar ao final do dia com aquela sensação de que não fomos minimamente produtivos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita. Procrastinar é o meu maior problema. Adio, adio e quando noto já perdi imenso tempo, que depois passo a vida a tentar recuperar. Noto que isso se deve a desmotivação, mas também a algum medo/ansiedade associados às tarefas. Ainda por cima, trabalho muito em casa, sozinha, e portanto torna-se mais dificil encontrar a motivaçao para começar. Se o livro der mais ideias práticas, ou se tiveres outras sugestões, agradeço. Queria mesmo muito alterar o meu modo de ação, para ter mais tempo livre.

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita! Será que uma pessoa de mais idade (67 anos) fica desiludida e acha que tem direito a procrastinar e vive sempre com tudo atrasado e infeliz? Sempre fui indisciplinada mas agora estou bem pior... desculpe-me isto é apenas um desabafo ... gosto de ler os seus conselhos.
    Sou-lhe grata pela partilha
    Zileide

    ResponderEliminar
  5. Adoro seus artigos. Ajudam muito.Agradeço de coração pessoas que têm iniciativas construtivas! Você é um polo positivo no universo, parabéns!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante. No entanto, ainda não temos pesquisas científicas que realmente mostrem as melhores maneiras de combater a procrastinação... No entanto, entender o comportamento pode nos ajudar a formular estratégias diferentes. Sou pesquisadora da USP e também escrevi um post a respeito do tema com um olhar científico

    http://prismacientifico.wordpress.com/2013/09/27/procrastinacao-quem-nunca/

    ResponderEliminar
  7. Oi Rita! .. Sou brasileira, do sul do País! Gosto muito do teu Blog! .. Esse assunto é bem pontual para mim, estou sempre lutando contra essa horrível procrastinação! .. Te pergunto, sabes me dizer se esse pequeno guia do Leo Babauta, tem traduzido para o português do Brasil? .. Obrigada e parabéns pelo Blog!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...