12/08/2013

As minhas ferramentas de organização

Ao longo destes 2 anos de blog já escrevei vários posts com este título - ou títulos semelhantes... A verdade é que eu adoro experimentar novas ferramentas e vou alterando a minha maneira de organizar o trabalho e a vida com frequência, pois um método que pode ser ideal numa dada altura pode não funcionar noutra...

Então, sem mais demoras, aqui ficam todas as ferramentas que uso há já algum tempo para que tudo corra sobre rodas...

Gmail - o email do Google

O Gmail continua a ser, para mim, o melhor. Gosto do design simples, das funcionalidades e recebo todas as minhas contas de email numa só conta, o que poupa tempo e trabalho. Já aqui escrevi sobre como usar o Gmail de forma simples e prática, mais dicas sobre o Gmail e como lidar com o email de forma minimalista.

GCal - o calendário/agenda do google

Já tive agenda em papel, deixei de ter, voltei a ter, mas agora acho que a larguei definitivamente... Uso o calendário do google não só para apontar compromissos com dias e horas específicos, mas também para planear as tarefas para cada dia. Neste post explico melhor como uso o GCal.

GTasks - a lista de tarefas do google

Já usei tantas to-do lists diferentes que já lhes perdi a conta. Durante algum tempo usei (e gostei) o Toodledo, mas apercebi-me que não precisava de uma ferramenta tão complexa e completa. É que ao simplificar a vida, os compromissos, os afazeres, deixa de ser necessário organizar todas essas coisas... Uma ferramenta simples como o GTasks (integrado no Gmail) serve-me perfeitamente. Podem ler este e este post sobre o GTasks e como usar o GTasks e o GCal. Ah, e tenho acesso a todos estes produtos Google no meu telemóvel!

Evernote

O Evernote continua a ser uma ferramenta fantástica que uso praticamente todos os dias. O Evernote é como se fosse um arquivador online. Guardo lá (quase) tudo. Guardo artigos da net, digitalizações de artigos em papel, informações importantes que digitalizo ou escrevo (info da escola, actividades, horários dos miúdos, etc.), receitas, informações pessoas, passwords (devidamente encriptadas)... Uso também para juntar informação útil para projectos ou artigos em que estou a trabalhar no momento, e até já usei o Evernote na implementação do método GTD! Quando navego na net uso o Evernote Web Clipper para, através de um clique, capturar a página que quero guardar para o Evernote. A versão grátis funciona perfeitamente e é mais que suficiente para as minhas necessidades. Uso também o app no telemóvel.

Dropbox

O que seria de mim sem o Dropbox... Nunca mais tive que me preocupar com backups, nem andar com pens atrás a passar ficheiros de um computador para o outro... Digamos que mais de 90% dos meus ficheiros estão no Dropbox, tudo devidamente organizado. Só não tenho no Dropbox fotografias mais antigas, pois ocupam muito espaço (tenho-as num disco externo). Quando se faz o dowload do Dropbox para o computador, fica uma pasta no computador, ou seja, os nossos ficheiros não estão apenas na nuvem... Sempre que alteramos algum ficheiro nessa pasta, é logo sincronizado com a nuvem e depois com os outros computadores em que temos o Dropbox (estando ligados à net, claro). As pastas podem ser partilhadas com outros utilizadores, o que dá imenso jeito para trabalhar em conjunto. Existem outras aplicações deste género, mas o Dropbox foi o meu primeiro amor... Se ainda não tens Dropbox, podes aderir aqui (se usares o link, eu ganho mais espaço no meu Dropbox - depois de aderires podes fazer o mesmo para ganhares mais espaço).

Blogger

É a plataforma que uso não só para este blog, mas também para o meu site profissional. Embora o Blogger seja para criar blogs, também dá para fazer um website estático. Foi o que fiz, seguindo estes passos.

Instagram

Andei indecisa entre o Instagram e o Flickr, mas ultimamente tenho usado apenas o Instagram para partilhar fotos. A sua simplicidade e facilidade de uso atraem-me imesno (o Flickr é mais complexo). Se quiserem seguir-me no Instagram, estou aqui.

Bloglovin

O fim do google reader foi uma das maiores desgraças blogosféricas este ano... Comecei a usar o Bloglovin, que é simples, sem muito pormenores que só atrapalham, e estou contente... De qualquer modo, já não sigo tantos blogs como antigamente...

Pinterest

Adoro! Enquanto no Evernote guardo tudo o que sejam palavras, no Pinterest guardo as imagens que me inspiram. Tal como o Evernote, o Pinterest também tem um plugin que permite capturar as imagens que queremos de uma determinada webpage.

Instapaper

É a minha mais recente ferramenta. Basicamente, o Instapaper guarda páginas da net para que as possa ler depois. Acontece com frequência deparar-me com artigos que quero ler mas não tenho tempo na altura. Com um clique, o Instapaper guarda-os e assim posso lê-los quando puder ou quiser. Muito útil!



4 comentários:

  1. Bom dia!!!
    Fiquei com tantas ideias com este teu post!!!
    Acho que vou explorar uma a uma com muita, muita atenção, pois parece-me que há pelo menos umas duas que me vão dar imenso jeito.
    Beijocas e obrigada

    ResponderEliminar
  2. Já passei por algumas dessas ferramentas... por vezes volto... é um trabalho em progresso, perceber como me organizar! eheheh

    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei o Instapaper! Obrigada por mais esta dica!

    ResponderEliminar
  4. Muito útil, como sempre, obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...