30/09/2013

Todos temos 168 horas semanais

Não tenho tempo.

Esta é uma das frases que mais se ouve nas conversas do dia a dia. A maioria das pessoas queixa-se continuamente da sua falta de tempo. As pessoas lamentam-se que não têm tempo para fazer exercício fisico, não têm tempo para ler, não têm tempo para ir tomar um cafezinho com um amigo que há muito não vêem, não têm tempo para limpar a casa e é por isso que está sempre tudo desarrumado, e nem sequer têm tempo para brincar com os seus filhos. O desejo da maioria de nós é o Planeta Terra abrandar o seu movimento de rotação e dar-nos mais de 24 horas por dia. Um dia com mais de 24 horas parece ser, de facto, a solução para a falta de tempo de que as pessoas do mundo ocidental, este mundo apressado e distraído, tanto se queixam.

Mas o dia de todos nós, de todas as pessoas no Planeta Terra, tem 24 horas. E apesar da velocidade de rotação da Terra estar a diminuir, aumentando a duração do dia em cerca de 2 milisegundos a cada 100 anos, enquanto cá estivermos, vamos continuar a ter dias de 24 horas. Não é suficiente para alguns mas, para muitas outras pessoas, as 24 horas diárias, ou as 168 horas semanais, são suficientes para fazerem tudo o que têm para fazer.

Laura Vanderkam é uma jornalista norte-americana especialista em gestão do tempo que tem dedicado os últimos anos a estudar o uso do tempo por pessoas de sucesso - o que resultou na publicação de vários livros cheios de histórias inspiradoras de pessoas reais que não se queixam de falta de tempo, pessoas que usam de forma mais eficiente as suas 168 horas semanais e conseguem fazer praticamente tudo o que querem - ou tudo o que é realmente importante.

Qual o segredo destas pessoas para quem as 168 horas semanais são suficientes para fazerem o que querem? Como é que estas pessoas conseguem trabalhar bastante e construírem carreiras de sucesso e ainda terem tempo para fazer exercício físico, para passar tempo de qualidade com as suas famílias, para dormir o suficiente e ainda sobrar tempo para si próprios?

Estas pessoas simplificaram as suas vidas. Em vez de dizerem sim a todas as solicitações, fazem apenas aquilo que é realmente importante. Estas pessoas conseguem dizer não aos time-wasters, a projectos que não lhes trarão nenhum benefício, a tarefas que podem ser delegadas ou eliminadas. Estas pessoas sabem que o tempo é limitado e ocupam-no com aquilo que é importante. E este princípio do minimalismo de eliminar o que não interessa e focar no essencial, traz consigo uma grande vantagem: mais tempo.


12 comentários:

  1. Não comentei o post anterior mas tenho-te a dizer que me parecem muito interessantes estes posts que vais fazer. Parabéns pela iniciativa.

    A frase com a qual começas este fazia parte do meu dia-a-dia. Hoje chego à conclusão que, obviamente, não era falta de tempo, era apenas o meu tempo que estava muito mal gerido. No momento presente já raramente a uso porque mudei certos aspectos da minha vida. Comecei pela libertação da tralha física, depois da mental. Eliminei processos que me pressionavam como rotinas pesadas de limpeza e estou a aprender a dizer NÃO, coisa difícil aqui para estes lados.

    Com isto ganhei tempo para mim, para ser mais produtiva, para passear com a família, para aprender coisas novas, etc.

    É um processo de aprendizagem mas com esforço chego lá.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  2. A gestão do tempo é mais importante que a gestão do dinheiro!
    Há que ter todavia em atenção que para muitas pessoas, é possível comprar tempo, assim como vendê-lo, ou até alugá-lo... Por isso é que é tão correcto dizer que o tempo é dinheiro...
    A.Sousa

    ResponderEliminar
  3. Tenho toda a noção que será uma gestão. Mas trabalhar das 9 às 18h00, todos os dias, também nos limita em muito a nossa gestão. Por exemplo, aos fins-de-semana não me atrevo a olhar o pc, aqueles dias são exclusivos para a família. Será isso já uma gestão?! :)
    A minha maior luta é o tempo para mim e para a família. Ter coragem de abdicar de tempo em família para usá-lo exclusivamente comigo. Isso, admito, ainda não consigo. :s

    ResponderEliminar
  4. Estou lendo o livro "O que a maioria das pessoas bem-sucedidas faz de manhã" por indicação sua, e realmente dá vontade de acordar 5h para investir em algo. O difícil, como a uba comentou aí em cima, é justamente esse modelo brasileiro de trabalho. Trabalho das 8h às 17h, fora de casa, o que me faz perder 1h antes e 1h depois em deslocamento. Pelo menos eu acabo tendo pouco tempo de noite para me dedicar a TUDO (família, casa, projetos), por isso durmo tarde (meia-noite). Já tentei acordar mais cedo, mas dormir mais cedo é difícil - esse é o problema.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Rita! Foi preciso 'a Magda sentar-me ao teu lado' para descobrir o teu blog. Normalmente isto acontece-me ao contrário (conheço os blogs e muito tempo depois as pessoas)! E ainda agora aqui cheguei e já me parece que vou gostar e aprender tanto! Beijinhos e até um dia destes! Paula x

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Rita,

    Estou com a Paula, e ainda bem que a Magda, nos proporcionou isso.

    Há já algum tempo que inconscientemente adoptei um pouco da filosofia minimalista, nomeadamente no que diz respeito à casa. Com um pirata de 2 anos a desarrumar tudo a toda a hora e uma princesa a caminho, fui deixando só o essencial, e a verdade é que ajuda muito nas lides domésticas.

    Parabéns pelo fantástico blog e continuação de boas dicas.

    Beijinho,
    Anabela Antunes

    ResponderEliminar
  7. Eu sou daquelas que se envolve em várias atividades, porque gosto. Mas depois sofro com a corrida do tempo, a tentar chegar a todos os portos, e a falhar alguns.
    Digo sempre que vou corrigir, mas acho que se começar a destralhar, arranjarei mais tempo para mim. Será?

    ResponderEliminar
  8. A trabalhar das 9h às 19h e com uma filha pequena (vou pô-la e buscá-la à creche antes e ao sair do trabalho), sinceramente não tenho grande manobra. Mesmo que faça um jantar o maisl planeado e rápido possível, entre banho e jantar quando dou por ela tá na hora da e iolha ir dormir, e eu só agora saí da cozinha...

    O que recomenda nestes casos?

    ResponderEliminar
  9. Olá, Rita! Estou precisamento a ler o livro "168 hours: you have more time than you think" e sabe tão bem ler exemplos práticos de pessoas com sucesso (profissional e pessoal).

    Estou neste momento sem trabalho e tento ocupar da melhor forma os meus dias para que, no final de cada um deles, sinta que cada minuto valeu a pena! Não é um caminho fácil. Eu já sabia que no final do meu doutoramento, não querendo envergar para um pós-doutoramento, me iria confrontar com a árdua tarefa de procurar um emprego. Após alguns anos a trabalhar sempre a correr de um lado para o outro (literalmente entre 2 cidades portuguesas), estou a aprender a ser feliz agora, em casa, num país diferente. 168 horas dão para fazermos muita coisa, inclusive para começarmos a fazer mudanças na vida que temos e, quem sabe, alcançar um dia a vida que desejamos.

    Parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  10. e tao verdade e muitas vezes nos esquecemos disso. eu tenho imensos problemas com gestao de tempo. trabalho em media das 08 as 20h, e muitas vezes trago trabalho pra casa. com isso acabo por jantar tarde e vou pra cama tarde. durmo cerca de 5h (qdo preciso uma media de 9h... ah bem q gostava de ser feliz com 5h de sono). depois quero fazer tudo ao mesmo tempo e acabo por nao fazer nada. durante a semana utilizo tarefas no meu outlook para prioritizar o q preciso de fazer e chego inclusive, a marcar a hora de almoco no calendario.
    acho q um dos factores chave e mesmo aprender a dizer q nao e prioritizar, prioritizar e tentar fazer uma tarefa de cada vez e passar a seguinte para que sobre mais tempo para as coisas importantes: estar com a familia, fazer as coisas q se gosta, e organizar a casa tb
    excelentes dicas como sempre

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito desse artigo e da dica final.
    Acredito que saber dizer não e ter uma vida simples é a mais eficaz maneira de conseguirmos "mais tempo".
    Abraços!

    ResponderEliminar
  12. Excelente artigo!
    Acredito que a capacidade de saber dizer não e ter hábitos mais simples é uma das mais eficazes maneiras para termos mais tempo livre e de qualidade.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...