01/10/2013

Mas para onde vão as 168 horas?

O primeiro passo para perceber o que fazemos com as nossas 168 horas é, como propõe Laura Vanderkam, registar pormenorizadamente tudo o que fazemos, durante pelo menos 1 semana. Desde o acordar até ao deitar, regista tudo o que fazes, em blocos de pelo menos 15 minutos. Não conta escrever que trabalhaste das 9h às 17h30, porque não estiveste esse tempo todo a trabalhar. Fizeste pausas para ir à casa de banho, para almoçar, provavelmente para comer qualquer coisa a meio da manhã e da tarde, e ainda navegaste na internet, perdeste demasiado tempo com o email e conversaste com os colegas. Tudo isto deve ser registado. Mantém o registo durante uma semana e no final agrupa as várias actividades em categorias como trabalho, dormir, tratar da casa, ver televisão, ler, desporto, deslocações, etc.

Com este registo, conseguirás identificar blocos de tempo sub-aproveitados que poderás usar de formas mais interessantes. Precisas mesmo de ver 3 horas de televisão por dia ou passar 5 horas durante o fim de semana a limpar a casa? Porque não aproveitas as 2 horas de deslocações diárias nos transportes públicos para ler em vez de dormitar, ou porque é que em vez de te levantares tarde e despachares-te à pressa, não te levanta um pouco mais cedo para não andar em correrias logo de manhã?

Eu faço este exercício com frequência. Da primeira vez que o fiz, verifiquei sem surpresa que vi muito pouca televisão (uma média de 25 minutos por dia), dormi em média 7 horas por noite, li 45 minutos por dia, passei em média 1h40 por dia totalmente focada nos meus filhos (o que me deixou muito contente) e 1h30 dedicada ao blog. Não gostei do tempo que passei no trabalho, isto é, realmente focada a trabalhar: uma média de 5 horas por dia. Também fiquei surpreendida com o tempo gasto em rotinas diárias, deslocações e a tratar da casa: 4 horas diárias. E não fiquei nada contente com os 90 minutos de exercício físico que fiz durante a semana…

Munida de um registo pormenorizado e honesto de como passaste as tuas 168 horas semanais, podes agora começar a alterar a forma como ocupas o tempo - e assim teres mais tempo para fazer aquilo que é realmente importante.


9 comentários:

  1. Vou fazer isso. Preciso mesmo ter noção de como gasto o meu tempo.

    Bjs e obrigada,
    Anabela

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez que fiz isto há muitos anos, tive algumas grandes surpresas!
    Interessante, interessante, é depois meter esses dados num pie-chart... E perceber como passamos tanto tempo a dormir!
    A.Sousa
    Poupar Melhor

    ResponderEliminar
  3. Tentada a fazer mas com 'medo' dos resultados :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Rita, sou do Brasil e há alguns meses me atrevi a começar um blog sobre simplicidade voluntária e seus posts me enchem de novas ideias. Obrigada!
    Ainda tenho muito o que aprender sobre gestão do tempo, passo tempo demais a ver TV e a navegar no facebook mas, isso vai mudar!

    ResponderEliminar
  5. Fiquei tentada a fazer. Porém, felizmente, julgo ter chegado à conclusão que até sei gerir positivamente o meu tempo. Mas há arestas a limar! ;)

    ResponderEliminar
  6. Gosto demais deste livro da Laura Vanderkam. Esta semana mesmo voltei à planilha das 168 horas, pois sinto que não estou conseguindo distribuir bem meus horários e atividades.
    Muito legal esta série de posts!

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita
    Estou a aplicar as propostas que apresentas à minha vida!
    O registo das atividades é o que tenho mais resistência a implementar. Talvez seja precisamente o ponto fulcral... olhar para os sumidouros do tempo!
    Quero iniciar o registo na segunda-feira!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. excelente ideia, plano para 2a feira, vou registar tudinho :D

    ResponderEliminar
  9. Interessante esse registro diário, eu não havia pensado nisso. Gostei!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...