06/12/2013

A agenda mais maravilhosa e versátil || ARC da Staples


Lembram-se da minha nova agenda de papel para 2014? Esqueçam... (ofereci-a à minha mãe). 
Lembram-se de como usar o evernote para organizar as listas de tarefas? Esqueçam...

Descobri a agenda perfeita! É perfeita porque tem uma qualidade muito importante para mim: é versátil.
Posso fazer a agenda à minha maneira e se mudar de ideias, mudo tudo facilmente. Posso fazer as minhas próprias páginas para a agenda e adicioná-las. Posso mudar as páginas de lugar facilmente. Posso construir a agenda ao meu gosto, à minha maneira, adequada às minhas necessidades - e mudar todo o sistema sempre que quiser. 

A agenda é o caderno personalizável arc da Staples (e juro que a Staples não patrocinou este post!).

Encontrei-a num dia em que tinha ido à Staples à procura de outra coisa qualquer. Foi amor à primeira vista. E foi barata! Comprei o tamanho A5 que traz 60 folhas pautadas de óptima qualidade, comprei um conjunto de 5 separadores e um conjunto de 2 separadores com bolsos. Comprei também, e isto é que foi mais caro, mas é aqui que reside a versatilidade do sistema, o furador.

Mas afinal como é que funciona a agenda? Bem, funciona da maneira que quisermos!

Capa
Há várias capas à escolha, em plástico ou em pele, tamanho A4 e A5. Eu escolhi a da imagem, capa de plástico, tamanho A5, para caber bem dentro da mala. Se me fartar da capa, posso fazer outra, em cartolina grossa, que depois plastifico, furo, e tenho nova capa pronta a usar!

Pouco papel ou muito papel
As folhas do caderno estão presas com um sistema de discos (é por isso que é necessário o furador se quisermos pôr outras folhas na agenda), que vêm em 2 tamanhos. A minha agenda tem os discos mais pequenos, mas os maiores, que permitem ter mais folhas na agenda, podem ser adquiridos à parte.

Folhas
O caderno veio com 60 folhas pautadas de muito boa qualidade, grossas (100 g/m2). Podem comprar-se recargas pautadas, quadriculadas e várias outras, como listas de coisas a fazer. Podemos também fazer as nossas próprias folhas para inserir na agenda, que foi o que fiz... basta ter o furador para furá-las.

Acessórios
Separadores, bolsas para cartões, post-its, réguas... existe toda uma parafernália de acessórios da gama arc para serem usados com a agenda. No site da Staples americano podes ver isso tudo... Eu comprei uns separadores e, mais importante, o furador, que foi o mais caro de tudo, mas, na minha opinião, fundamental para adaptar o sistema às necessidade de cada um.


E como é que eu adaptei o caderno arc às minhas necessidades?

> fiz uma folhas mais estreitas (do género destas) para tirar notas rápidas e escrever lembretes, tipo caixa de entrada, que coloquei logo a seguir à capa

> criei, depois de muito brainstorming e vários protótipos, as folhas perfeitas para usar como agenda, que são assim:


Para cada mês:
- calendário mensal (disponível para download aqui)
- página de apontamentos, para anotar coisas importantes para esse mês, pois só faço as folhas semanais para o mês corrente, para não ocupar muito espaço


Para cada semana (só semanas do mês corrente):
- agenda semanal, 1 semana em 2 páginas A5, que segue o sistema em funil do planner pad
- 2 páginas para informações variadas: rituais diários, ritmos semanais, menu e limpezas de casa, despesas e outras notas



> depois tenho os 5 separadores: work 1, work 2 (um novo trabalho que ando a explorar), blog, casa & pessoal, outros. Nestas secções tenho basicamente as listas do GTD: coisas a fazer, projectos, à espera, algum dia/talvez... Aqui uso as folhas que vieram com a agenda, porque, como disse, são mesmo muito boas e é um prazer escrever nelas!

Como sou simpática, aqui ficam os templates disponíveis para download, em formato A5, que podes usar na agenda arc ou adaptar à tua agenda:

> calendários mensais para 2014 (pdf)
> calendário de Janeiro, planeamento de Janeiro, e agenda e planeamento semanal para a primeira semana de Janeiro, em formato .doc, para puderes mudar as datas consoante a semana e escrever coisas a computador antes de imprimir


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral. 
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}
{Facebook}


35 comentários:

  1. Comprei o caderno arc porque achei fantástico poder ser eu a organizar a minha agenda mas senti imensa falta de toda essa informação que fizeste e disponibilizaste... obrigada!!!

    Cheguei a falar com um funcionário da staples que me disse que talvez para o ano já venham a ter a recarga de agenda mas para este ano que nem vale a pena pensar nisso por isso... obrigada!!!!!!

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Agora que tenho iPhone e descobri as maravilhas de conseguir organizar todo no meu telemóvel sem ter que andar com agendas atrás de mim, não vou querer voltar ao papel tão cedo.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Rita,
    Obrigada pela sugestão. Já conhecia esse tipo de cadernos do el corte ingles, não sabia que a staples tinha e ainda por cima com o furador. Com os complementos de agenda ficam 5 estrelas. Assim que o meu cadeno actual terminar, vou apostar num desses. Muito obrigada,

    Filipa

    ResponderEliminar
  4. Comprei igual no inicio de 2013, mas porque na altura não comprei o furador não tem sido tão optimizado quanto poderia.
    Depois de ver a tua menção ao sistema um destes dias, fui novamente à procura do furador - já comprei, e já está em planificação o 2014 (acho que vou aproveitar as folhas que já criaste)

    Obrigado pelas sempre boas sugestões

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Rita.
    Acho que vou comprar uma e organizar-me em 2014.

    :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia! És fantástica :D Eu nao me consegui orientar com o tablet, preciso mesmo de papel para afunilar a minha utopica lista de tarefas ;) papel, lapis e borracha claro. Além da lista ainda ser um pouquito "too much" ainda ha os imprevistos. Obrigada pelos templates, eu ando sempre a mexericar nestes: http://www.vertex42.com/calendars/weekly-planner.html

    ResponderEliminar
  7. Olá, tenho uma igual a essa, usei-a durante este ano e adorei, agora com estes extras que disponibilizou ainda vai ser melhor :-) comprei também as recargas onde dá para fazer a lista do supermercado, tenho ao pé do separador onde organizo os menus, vou apontando o que falta, tem o tamanho ideal para levar na carteira para as compras.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,
    Tenho acompanhado o teu blog e estou a gostar muito das tuas dicas.
    Esta é uma fantástica solução para quem gosta de personalizar os conteúdos. Em tempos (à cerca de 8 anos!) fiz as minhas próprias agendas porque precisava de planeamentos "à medida" e na altura ficava sempre super satisfeita com o resultado final.
    É bom ver que já existem soluções para nós que gostamos de personalizar tudo :)

    ResponderEliminar
  9. Olá, fui ao site da Staples e não consegui visualizar nitidamente tudo o que necessitava e como não tenho uma Staples perto de mim, gostaria de saber se se importa de dizer em médio em quanto é que fica a agenda/caderno com os acessórios incluindo o furador, para que eu possa avaliar se compensa mesmo ou não.

    Muito Obrigada pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  10. Olá, não sei os preços de cor, mas no site da Staples estão lá os preços de cada coisa... Mas, tirando o furador, é tudo barato (a agenda não chegou a 4 euros)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Que espetáculo.. Mas esse valor é sem o furador correto?? É que já tentei encontrar o furador no site deles, mas não consigo, ele não está associado aos artigos de uso para o caderno.

      Obrigada

      Eliminar
    2. O furador foi quase 30€. Vê o link que está no post, vai dar ao furador no site da staples.

      Eliminar
    3. Pois é, já vi... 30euros por um simples furador que serve apenas para a agenda e nada mais??! Não, parece-me que ainda não vai ser este ano que eu irei fazer uma agenda dessas, com muita pena minha :( mesmo!

      Obrigada

      Eliminar
  11. Olá Rita,
    Obrigada por tudo! Mas estou com uma dúvida, é que a minha área não anda nem de perto da inovação tecnológica: como se faz para imprimir as tuas folhas em A5? Sou mesmo básica...

    ResponderEliminar
  12. As agendas para mim sempre foram um problema porque não eram versáteis...faltava-me espaço para anotar as minhas coisas, depois faltavam folhas...um stress! Há 2 anos que uso um filofax, inicialmente do tamanho 'personal' e no ultimo ano em tamanho A5. Infelizmente cá em Portugal não é fácil encontrar os suplementos e recargas pelo que utilizei muitos dos templates do blog http://philofaxy.blogspot.pt/p/diary-inserts.html. O tamanho A5 para mim é o ideal mas o próprio Filofax torna-se super pesado para andar na mala, a sugestão da Rita parece-me excelente pois permite a mesma versatilidade mas de forma mais leve :D vou preparar o meu caderno arc para 2014 e o melhor é que com o furador posso continuar a usar os mesmo templates :D Excelente Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita, sigo o teu blog há já algum tempo e acho excelentes todas as tuas ideias e opiniões. Fiquei encantada com essa ideia da agenda caderno arc (uso um dossier A5 como agenda /GTD e já não consigo viver sem ele :), só que é pouco funcional para transportar na mala), mas tenho uma dúvida: as folhas de 70g/m2 ou 80g/m2 adaptam-se a este caderno arc ou soltam-se com o manuseio? (pois são muito mais finas do que as folhas de 100g/m2). Obrigada e bem ajas por tudo. Eunice

    ResponderEliminar
  14. Olá Eunice. As folhas mais leves soltam-se de facto com mais facilidade, mas se tivermos cuidado a manusear o caderno, ficam bem...

    ResponderEliminar
  15. Olá Rita! Adoro esta agenda, mas para adicionar folhas feitas por nós como faz? o furador é adquirido na staples ou adaptou algum?
    este para mim é o seu unico senão? obrigado

    ResponderEliminar
  16. O furador é da Staples e é próprio para fazer os furos do sistema Arc. O furador é mais caro, quase 30 euros, e só vale a pena se a pessoa quiser fazer as suas próprias folhas para a agenda...

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita! Comprei esse caderno há vários meses na Staples e adorei. Comecei a utilizá-lo com separadores para diferentes áreas (To Do lists, lista de compras, etc), mas como estou me tornando muito prática, neste momento uso-a apenas como meu caderno de cifras para concertos. A capa é completamente preta, coloco as músicas por ordem alfabetica, uso separadores para conjuntos de letras do abecedário (por exemplo músicas com título do A ao E). É muito prático pois quando tenho que escrever a cifra de uma música nova é só usar uma folha do bloco de notas, escrever a cifra lá e colocá-la no lugar certo do caderno. Adoro e as folhas duram muito com esse tipo de argolas! O único ponto negativo é que acho o caderno um pouco pesado, no caso de ser algo para andar todos os dias! =)

    Gostei imenso do sistema em funil, não conhecia, obrigado pelo link!

    ResponderEliminar
  18. E se comprarmos apenas as folhas pautadas e fizermos o nosso layout com etiquetas autocolantes com os títulos/temas/separadores?

    ResponderEliminar
  19. Rita, não é que temos exactamente o mesmo caderno e com a mesma capa! Deu-me muito jeito todo este ano de trabalho fez-me lembrar os antigos Filofax's. Agora com as tuas folhas mensais e semanais, I am in heaven! Obrigada e ando a ler o teu blog avidamente procurando encontrar o meu sistema (uso agenda papel pequena para caber na mala, caderno Arc para To Do's no trabalho, Evernote no laptop, PC e 2 telemóveis privado e work e ainda o calendário do IPhone…é demais) mas ainda não encontrei. bjs e continua a escrever sobre as tuas divagações organizacionais para que me possa tentar encontrar :)

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde, Rita!
    Gostei desta ideia e de como pode ser usada como agenda ou como caderno de notas, ou os dois em simultâneo, talvez usando uma variante do bullet journal que partilhou à poucos dias (já estou a divagar).
    A minha única dúvida é: as folhas desta agenda não saltam dos discos facilmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      as folhas que vêm com a agenda são grossas e para saírem temos que as puxar. As folhas mais fininhas saem se virarmos as páginas à bruta...

      Eliminar
  21. Obrigada! Estou a ficar entusiasmada...

    ResponderEliminar
  22. Ora viva! Obrigada uma vez mais por disponibilizar templates para download. Eu faço a minha agenda à cerca de três anos, e encaderno-a com espirais, por acaso tambem na staples. Fica otimo. O caderno que dá como exemplo utilizo-o desde setembro para variadissimos fins como isso mesmo; pois para mim a agenda é agenda e o caderno para apontamentos e notas nas mais diversas áreas da minha responsabilidade. Daí nunca ter necessitado do furador, que realmente é um pouquito caro; mas vale bem a pena se pensarmos que teremos de adquirir recargas que vêm já com aquele line-out... Neste natal até fiz duas prendinhas para duas amigas com estes cadernos, aproveitando recargas que já tinha comigo, foi so comprar a capa dura e os separadores... Obrigada uma vez mais pelas suas dicas e sugestões. É sempre muito bom "lê-la" =) bom ano*

    ResponderEliminar
  23. Cara Rita! Era mesmo o que procurava… também faço investigação e conheço bem a ssuas razões! Por vezes penso que vou dar em maluca com agendas, cadernos e software, tudo ao mesmo tempo para me organizar em várias frentes. Acho que este caderno responde às minhas necessidades e queria experimentar. Estou disposta a comprar o furador para que a experiência valha mesmo a pena mas não consigo encontra-lo no site da staples. Talvez não esteja onde estou a procurar. Será que me poderia dar uma ajuda para o encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não encontro... se calhar não está disponível de momento...

      Eliminar
  24. Olá Rita. Descobri este seu blog há pouco tempo e estou a gostar muito de o explorar :)
    Também sou muito esquisita com agendas e felizmente já tinha descoberto esta agenda o ano passado. Fiquei fã e desde aí passei a usá-la.
    Obrigada pelas suas partilhas :)
    Um bom ano...

    SóniAS
    http://coelhinhoseternuras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Rita estou SUPER animada para comecar minha agenda fichario!!! Até mandei confecionar uma já que aqui no Brasil nao consegui encontrar nada parecido a sua! Mas mandei fazer um fichario personalizado LINDO e vou usar os templates que voce tao generosamente partilha conosco! Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  26. Olá Rita. Adorei esta ideia.
    Já conhecia os cadernos mas não o furador.
    Como fazes para imprimir em formato A5? cortas a folha A4? Ou já compras folhas em A5?
    Nunca vi por isso desculpa pela ignorância.

    Muitos parabéns pelo teu blog

    ResponderEliminar
  27. Rita, estou interessado em comprar uma agenda destas e passei a pesquisar na internet até achar este blog; gostaria de saber se o furador permite furar o papel paraná ou holler, mais grosso, para que possa montar uma capa dura. Obrigado

    ResponderEliminar
  28. Ainda hoje estive com este caderno na mão e não o trouxe porque achei que faltava ali folhas que pudessem de facto simular uma agenda sem que tivesse que ter o trabalho todo acrescido de eu criar e imprimir. Acabei por comprar umas folhas já furadas com a agenda da marca ambar :)

    ResponderEliminar
  29. Olá, Rita!!! Tudo bem? Sou da equipe do Caderno Inteligente e viemos aqui dizer que amamos o seu post e os planners que você criou! Você já conhece nossa marca? Somos uma empresa nacional que produz cadernos com a tecnologia de discos e temos diversas opções de modelos, refis e lindas capas de tecido estampado! Achamos que você também irá gostar muito de nossos produtos!

    Que tal dar um pulinho em nossa loja online e nos contar o que achou? Sua opinião é muito importante para nós! ^^

    http://www.lojacadernointeligente.com.br/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...