16/12/2013

Nova receita de detergente para a roupa caseiro



Já há mais de 1 ano que não usava o detergente líquido para lavar a roupa caseiro... Farta de comprar detergentes comerciais cheios de produtos tóxicos, decidi fazer novo detergente, mas um que desse menos trabalho a fazer, que não exigisse estar a mexer a poção na panela...

Encontrei então uma receita de detergente para a roupa em pó que me pareceu óptima!



Ingredientes

> 2 chávenas de sabão azul
> 1 chávena de carbonato de sódio (confirmo que se vende nas drogarias como carbonato de soda - potassa; ultrapassa-me completamente o porquê de chamarem potassa a um produto que não tem potássio...)
> 1 chávena de bórax (vende-se nas farmácias)

Procedimento

> cortei o sabão azul aos bocados e pus na bimby para ficar às lascas
> juntei o carbonato de sódio e o bórax
> misturei e triturei tudo na bimby



Para usar na máquina de lavar roupa

> coloco 2 colheres de sopa do detergente
> coloco também vinagre de cidra (ponho a olho, mas deve ser meia chávena de chá) que funciona como amaciador de roupa (e a roupa não fica a cheira a vinagre)

Quando usei este detergente da primeira vez, o sabão azul não se dissolveu bem e tive que lavar a roupa novamente. Da segunda vez adicionei o vinagre e já não tive problemas. Estou a adorar este detergente em pó - e é bem mais fácil de fazer que o líquido...


>>>
Posso pedir-te um favor? Preparei um pequeno questionário para saber o que é que os leitores querem ver no blog em 2014... se o preencheres, é uma grande ajuda! Muito obrigada!

>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}
{Facebook}


34 comentários:

  1. Oi Rita, parabéns pelo blog!

    Acho que o carbonato se chama potassa por motivos históricos. Antes do carbonato de sódio começar a ser usado (fim do século XVIII), o material que tinha a mesma função era o carbonato de potássio, obtido de cinzas de plantas, e que se chamava potassa. Provavelmente a potassa mudou de composição sem mudar de nome comercial, pois já tinha se estabelecido em Portugal. No Brasil o nome não ficou.

    Em tempo: Meus pendores para o minimalismo são inspirados no seu blog. E adoro as postagens sobre escrita acadêmica! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Uso há já taaaanto tempo. E gosto. Também uso o vinagre e ultimamente tenho colocado algumas gotas de óleo essencial de alfazema. A roupa fica muito cheirosa.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  3. Antes de tudo parabéns pelo blog. Isto de detergentes ecológicos são uma ideia mais que espectacular para nós e o ambiente. Acho óptimo poder fazer essas coisas em casa e poupar bastante. O que gosto no detergente líquido anterior é que sei que posso fazer lavagens a baixas temperaturas e não tenho receio de manchas na roupa, o que não gosto é que fica um pouco "empapado" e tenho sempre de o agitar antes de usar. Estava a pensar se este detergente em pó poderia ser usado em lavagens a 30º sem deixar manchas. Já tenho todos os ingredientes em casa e seria óptimo e realmente muito mais prático. Acha que dá resultado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lavo geralmente a 40ºC, com o vinagre, e a roupa fica óptima!

      Eliminar
  4. olá Rita, nao era aqui que queria comentar, porque é sobre o detergente líquido, mas no outro post já não dá.. :) só para dizer que tenho uma amiga que faz detergente líquido apenas com sabão azul e branco e água.. nao adiciona o carbonato nem o bórax, nem leva ao lume.. muito mais fácil de fazer e ela diz que resulta muito bem!!! há 3 anos que usa esse ;) e eu vou começar a usar. fica a dica ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O carbonato de sódio e o bórax potenciam a acção de limpeza, ou seja, os 3 componentes lavam melhor que o sabão azul sozinho.

      Eliminar
  5. Olá Rita
    Gostaria de saber se podemos usar outro sabão... por ex. sabão clarim ou marselha. Acha que as doses e o resultado poderão ser os mesmos?
    Muito obrigada
    Andreia Neto

    ResponderEliminar
  6. Ando desejosa por experimentar fazer o meu próprio detergente para a roupa e adorei essa receita. Vou experimentar em breve!
    Também tenho uma Bimby, mas tenho algum receio de triturar o sabão e os químicos lá. A Bimby depois fica com algum "sabor", Rita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o detergente "lava" a bimby... pior são os compostos que estão no detergentes da louça comerciais... De qualquer modo, depois de fazer o detergente em pó, lavei a bimby... com fairy...

      Eliminar
  7. Olá, Rita. Li que o carbonato de sódio pode afectar a fauna e a flora pela alcalinização. Eu não percebo grande coisa disto, mas como és cientista marinha, podes explicar-me se é seguro usar carbonato de sódio quando se tem uma fossa biológica? É que vai tudo parar à terra e à água, no final do processo.
    Eu só uso detergentes ecológicos em casa e faço, com vinagre, a maior parte deles. Mas estive a pesquisar estes ingredientes (que comprei numa drogaria) e fiquei com dúvidas se devo saru o carbonato de cálcio. Faço agricultura biológica em campos certificados e não quero arriscar alterações do solo nem da água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O carbonato de sódio altera o pH da água, por isso o melhor é medir o pH da água que sai da máquina... Mas de fossas biológicas eu não percebo nada...

      Eliminar
  8. Rita,

    sabes dizer para quanto tempo/quantas lavagens esta dosagem dá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei bem... fiz o meu há mais de 1 mês e ainda tenho (mas está quase a acabar)... Mas dá para bastantes!

      Eliminar
    2. Obrigada.
      Tenho de experimentar.

      Eliminar
  9. Ola Rita Adoro estes posts sobre deterg ecologicos!! Poes o vinagre no separador do amaciador ou do detergente? :) ana luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Ponho o vinagre no compartimento do amaciador de roupa.

      Eliminar
  10. Vou experimentar , muito obrigada Rita, beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Rita, vou experimentar, Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita! No outro dia andava às voltas com a comparação do preço do bórax da farmácia muito superior ao do perborato de sódio da drogaria... Ora entrando no laboratório onde trabalho, pensei que se "o perborato de sódio sofre hidrólise em contacto com a água, produzindo peróxido de hidrogénio e borato" podia fazer um super-detergente detergente em pó com perborato em vez do borato (ou metade/metade, vá), reservando-o apenas para roupas claras. Para as roupas escuras, pensei em hidratar o perborato, deixar 1 ou 2 semanas ao ar na esperança q o peróxido vire água, como acontece com a água oxigenada que perde poder oxidante se ficar destapada. Ou talvez aquecer, para acelerar a reacção... Diz-me, estarei a pensar mal? Ainda vou tentar pesquisar nos blogs franceses e ingleses a ver se alguém tentou a coisa, mas gostava de saber o teu feeling em relação a esta marosca, quimicamente falando :)
    Ah, e beijinhos e muito obrigada pelas 1001 dicas que disponibilizas no teu blog.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia,

    Não percebi onde e como coloco o vinagre.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o vinagre vai onde se coloca o amaciador, o vinagre faz o mesmo efeito.

      Eliminar
    2. Não tenho bimby
      Outra alternativa para triturar o sabão?

      Eliminar
    3. Uma liquidificadora, talvez...

      Eliminar
  14. Ola Rita .
    A partir do seu blog minha vida foi mudando ,,muita coisa aprendi com você. a destralhar a casa..Ja doei mais de 100 livros para bibliotecas e tenho muito papel,,coisa pessoal ,,a principio queimava e entregava as cinzas para as plantas ,triturava na maquina ,dava trabalho que só,,depois me ensinaram a colocar a papelada na agua para o papael desmanchar .Como demorou a desmanchar ,Levou mais de uma semana ,coei o papel,coloquei para secar ,ufa ufa deu trabalho..e entreguei para reciclagem.
    Bem meu lema é não comprar o que não se precisa .
    Eu aqui no Brasil ,aprendendo com você.
    Vou tentar fazer sabão para roupa,mas para você ,qual vc acha melhor ,o sabão liquido ou o solido esfarelado/ .
    Fiquei curiosa para ver o que é Bimby ,Você poderia fotografar e colocar no seu blog ?
    nunca tinha ouvido falar neste aparelho.,
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bimby é um robot h de cozinha...poe na net...logo aparece...beijinhossssss

      Eliminar
  15. Olá Rita
    Fiz este detergente, mas comigo não resultou! Talvez por a água aqui ser muito dura, não sei...
    A roupa ficou dura e áspera. Não sei o que se passou.
    Também uso vinagre, na gaveta do amaciador e coloco também um pouco na gaveta do detergente.
    De qualquer forma, gosto muito das tuas partilhas. Obrigada.
    Ana Margarida

    ResponderEliminar
  16. Olá,

    Fiz hoje este detergente e fiquei muito satisfeita com os resultados, tanto em roupa branca como de cor. Adicionei vinagre na gaveta da máquina e a roupa ficou macia, macia... só não cheira a nada ( não usei amaciador).
    Já agora peço-lhe um favor... onde posso encomendar o óleo essencial? Por aqui não encontro...
    Obrigada,
    Manuela

    ResponderEliminar
  17. Manuela, o blog não é meu, sou só uma visitante, mas posso dizer lhe que encontra em qualquer loja Celeiro diversos óleos essenciais.

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde Rita
    Acha que se pode juntar bicarbonato de sodio a esta receita devido aos seus efeitos branqueador e de retirar o odor sem "prejudicar" a receita??

    ResponderEliminar
  19. Olá Rita continuas a usar este detergente? Estou tentada a fazer, talvez o liquido, gosto mais dos detergentes liquidos. Usas algum spray pré tratamento da roupa ou lixivia para juntar ao detergente? De certeza que não, caso contrário não fazia muito sentido usar algo amigo do ambiente. Pergunto isto porque tenho um filho pequenote e as nódoas são imensas, por vezes quase impossiveis de tirar. Obg Mafalda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já não uso, mas mais por não querer gastar tempo a fazê-lo... Não usava mais nada, só o detergente...

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...