18/12/2013

Como meditar com música

Meditar é, simplesmente, estar presente no momento. É acalmar a mente, o fluxo de pensamentos, e estar ali, naquele momento. 

Meditar é uma prática antiquíssima cujos benefícios para a saúde e bem-estar são imensos. Meditar trata insónias, diminui os níveis de stress, diminui a dor, a ansiedade, o risco de doença cardíaca. Meditar ajuda-nos a estar mais atentos, mais concentrados, mais centrados, mais presentes no momento. Meditar torna-nos mais calmos, mais pacíficos, mais felizes. 

As vantagens da meditação são inúmeras e cientificamente comprovadas. Então, por que é que ainda não começaste a meditar?

Meditar, no início, não é fácil. Experimenta sentar-te em silêncio, quieta, de olhos fechados, durante alguns minutos. É difícil para os ocidentais parar e, simplesmente, estar. Estar completamente no momento presente, sem pensar em mais nada, apenas observando o que está e o que é nesse momento.

Mas meditar não é assim tão difícil quanto isso! Há inúmeras técnicas e métodos de meditação, uns vindos das tradições orientais, outros mais ocidentalizados, e se queres começar a meditar, é uma questão de procurares o método mais adequado para ti. Aqui estão algumas dicas para começar a meditar.

Eu gosto de meditar com música.

Tradicionalmente, não se medita com música. A música de meditação surgiu quando se começou a tocar música em spas e consultórios de terapias alternativas. É um tipo de música que ajuda a relaxar. A meditação também relaxa, mas, para meditar, é necessário foco numa só coisa - o mais fácil é a respiração. Não dá para estar a ouvir a música e prestar atenção à respiração ou a outra coisa. Devemos ter apenas um objecto de foco.

O que eu faço é focar-me completamente na música, nos sons que estou a ouvir. Quando faço este tipo de meditação, uso auscultadores para abafar outros sons e assim ouvir apenas a música. 

Meditar com música acalma-me, relaxa e ajuda-me a concentrar, mas eu sou muito viciada em música (mas tenhos gostos muito bem definidos). Se calhar para outras pessoas, meditar com música vai distrair... mas não há nada como experimentar.

Tenho uma playlist no Spotify com músicas que uso para meditar. As músicas duram entre 10 e 15 minutos, que é o ideal para mim; muitas vezes, depois da música acabar, ainda fico a meditar em silêncio.

A minha música preferida para meditar é esta: Rève, de Vangelis. Maravilhosa!




>>>
Escrevi um post intitulado 3 dicas para simplificar a vida e poupar para o blog do Boonzi!

>>>>
Posso pedir-te um favor? Preparei um pequeno questionário para saber o que é que os leitores querem ver no blog em 2014... se o preencheres, é uma grande ajuda! Muito obrigada!

>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}
{Facebook}


7 comentários:

  1. As pessoas mais bem sucedidas do mundo dos negócios recomendam a meditação, o difícil é mesmo começar a tentar e não desistir.

    ResponderEliminar
  2. Tem um mês que eu comecei a tentar meditar e já sinto diferença, confesso que ainda é difícil, porém tem me feito bem , fico meia hora só comigo mesma e ouvindo músicas relaxantes =]
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Adorei a dica! estou começando a meditar e tenho ouvido músicas com som de natureza. Porem, como tenho deixado para meditar à noite, ando ficando muito cansada e acabo adormecendo... :( Vou baixar essa música que você citou.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. tenho de concordar contigo! utilizo muito a musica para influenciar o meu estado de espirito. adoro estar quieta em silencio e a ouvir musica para relaxar. e ultimamente andava tao stressada que comecei de novo a por musica enquanto trabalho e ajuda-me imenso a concentrar no q quero fazer. adoro acordar com sons relaxantes, adoro adormecer ao som de musica :)
    tenho e de comecar a fazer da meditacao uma rotina diaria para relaxar antes de ir pra cama ou mesmo antes de ir pro trabalho

    ResponderEliminar
  5. Há diferentes tipos de meditação.

    Há quem diga que não consegue, no entanto, esquece-se de que pode meditar de uma forma muito mais simples.

    Procurar meditar nas ações que toma com as pessoas, fazendo uma retrospectiva daquilo que disse ou fez, ou chegar no final do dia e meditar sobre o dia que teve.

    Isto é uma meditação.

    Costumo meditar em tudo o que faço, porque quero atingir o melhor de mim e dar o melhor ás pessoas.

    Por exemplo, meditar no que a minha melhor amiga costuma falar, no que ela gosta de fazer, dá-me possibilidades para lhe agradar e fazê-la fez.
    Ao colocá-la feliz eu também me coloco feliz.

    Tomares consciência do tom de voz quando estás a discutir, ou incutires-te a ti próprio que não vale a pena discutir, e sempre que te vires numa situação apertada de grandes nervos, meditares nas tuas reações.

    Sei que isto parece fácil dizer, mas com a prática consegue-se, eu consigo.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  6. Rita, você que é uma cientista, me diga: já ouviste falar de binaural beats?
    Aparentemente o cérebro busca um meio termo quando cada ouvido ouve uma frequencia diferente.
    Tem uns aplicativos com esses recursos. Baixa-se gratuitamente da loja do Android.
    Abraço, Cintia.

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita. Quando li este post à dias fiquei a refletir (pra nao dizer meditar) nele. Cada vez mais estou gostando de trabalhar com gravação e edição musical, e idealizar temas meus. O mercado da música também tem mudado e eu tenho-me interessado por experimentar composição em mais estilos. Este post deu-me "o click" para transpor uma experiencia de meditação para temas que crio. É interessante, e é o lado mais bonito da música e de um músico.
    Meditar ainda é dificil (aquela parte de concentrar por mais tempo em algo só) pois na minha cabeça sempre surgem sons, ambientes, palavras várias e emoções espalhadas. Ainda estou organizando esse meu lado... mas uma coisa é certa, quando oiço um tema meu é só eu e ele, nada mais! =)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...