19/11/2013

Calendário do Advento || Ideias, actividades e templates para usar!


Há 2 anos fiz o meu primeiro calendário do Advento. Foi giro e os miúdos adoraram, se bem que não cumprimos muitas das actividades que estavam previstas. Este ano quis fazer algo diferente. 

Em relação às actividades, fiz uma lista de 33 coisas para ter por onde escolher. Em relação ao calendário propriamente dito, estava a sentir-me muito criativa (e cheia de paciência) quando o fiz (no passado domingo) e não me limitei a escrever as actividades em papéis, como há 2 anos... Fiz cartões com desenhos, enfeites, árvores de Natal e outras coisas natalícias, um cartão para cada dia.


1 || Primeiro fiz uma lista de 33 actividades (para ter por onde escolher) e um cartão para cada uma; depois imprimi em folhas A5.

2 || Usei a guilhotina de papel, envelopes normais, furador, tesoura, lápis de carvão e lápis de cor, e fio.

3 || Fechei os envelopes e cortei-os ao meio.

4 || No lado aberto de cada envelope fiz um furo.

5 || Numerei os envelopes de 1 a 25 com lápis de cor.

6 || Pus um fio em cada envelope e atei as pontas, para poder pendurá-los.

7 || Pendurei os envelopes no espelho da sala...

E os cartões com as actividades, perguntam vocês? Não pus os cartões logo dentro dos envelopes porque só vou decidir a actividade a realizar em cada dia na véspera. Tenho os cartões todos impressos e prontos a serem colocados dentro dos envelopes, o que farei em cada dia, a partir de 30 de Novembro.

Como acho que os cartões ficaram mesmo giros, vou partilhá-los convosco, sob a forma de ficheiro pdf e em dois tamanhos (A4 tem 2 cartões por página e A5 tem 1 cartão por página):


Fazer um calendário do Advento é um projecto giro que serve também para criar rituais e tradições de família, tão importantes para o desenvolvimento saudável das crianças. A Magda falou disso aqui e podem ver também as suas ideias para o calendário nesse post. Para mais ideias, a Anabela partilhou 100 ideias de actividades e algumas leitoras também o fizeram no post de há 2 anos.

Agora não tens desculpa! Podes usar os meus cartões à vontade para fazer o teu calendário! Bom Natal!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral. 
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!



13 comentários:

  1. Quando meus filhos eram pequenos, todos os anos fazia um calendário do Advento para eles. Mas não colocava tarefas, e sim chocolates para cada dia. Aproveitava e contava a história do nascimento de Jesus. Eles amavam!

    ResponderEliminar
  2. Este ano também ando a preparar um Calendário do Advento, acho uma ideia muito gira. Para já tenho a lista de tarefas para cada dia. É a primeira vez que o faço. Vamos a ver como corre.
    O teu calendário ficou muito giro!

    ResponderEliminar
  3. Por aqui já andei a escolher as actividades para fazer com o pequeno e com outra menina que passou a ficar comigo mais horas. Acho que se vão divertir. Estou feliz por conseguir fazer um ritual/tradição com o filhote.

    Bjs e obrigada pela referência.
    Anabela

    ResponderEliminar
  4. Interessante essa ideia, já anotei para tentar fazer.

    ResponderEliminar
  5. Olá, também fiz um no ano passado que posso reutilizar. Usei rolos de papel higiénico. Alternei tarefas com guloseimas. As meninas adoraram!

    ResponderEliminar
  6. Ena ! Mas que inspirada ! Gostei imenso !
    Já tenho um calendário de advento que fiz com as minhas filhas o ano passado, já só faltavam mesmo as mensagens/actividades para este ano
    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei! tenho um calendário de advento de madeira que comprei em Espanha e usei por vários anos. É desses com gavetinhas. Já não há crianças aqui em casa, então agora vou dá-lo a minha irmã, com filhos pequeninos. Vou imprimir seus bilhetes, e entregar tudo junto. No mínimo para inspirá-la, caso se sinta sem ideias...:)

    ResponderEliminar
  8. MA-RA-VI-LHA! Obrigada Rita, por mais esta!
    Margarida

    ResponderEliminar
  9. Achei super legal essa ideia!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,
    Gostaria de saber como posso usar os templates ou arranjar outros diferentes
    Muito obrigada
    Tânia Ramos

    ResponderEliminar
  11. Olá rita. Obrigada pelas suas ideias.

    ResponderEliminar
  12. Roubei! Imprimi as actividades que fazem sentido para nós e juntei mais algumas. A de hoje é fazer uma decoração para a árvore de Natal todos juntos! Obrigada xx

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...