18/11/2013

Implementando o ZTD. Dia 8 - Simplificar

Simplificar é a base de todo o movimento minimalista, da vida simples, lenta, intencional. Não faz sentido e é contraproducente simplificar umas áreas da vida, mas continuar com enormes listas de coisas para fazer. O 8º hábito do Zen To Done é esse mesmo: simplificar. Simplificar as nossas listas de coisas a fazer, eliminar o que não interessa para que nos possamos focar no essencial, naquilo que é mais significativo e vai trazer mais benefícios.

O Leo refere que as longas listas de coisas a fazer são um dos maiores problemas para ser produtivo, pois as tarefas vão sendo adicionadas às listas, sem prioridades, e nós ficamos assoberbados com tanta coisa para fazer.

A ideia é, portanto, eliminar o que não é importante e focar no essencial; reduzir os objectivos e fazer as tarefas que realmente interessam. O Leo fez isto na sua vida. Passou do sistema GTD para um sistema em que tem apenas 3 tarefas para completar em cada dia - mas são tarefas muito importantes, tarefas que todos os dias o fazem avançar mais em direcção aos seus objectivos - as MITs. As outras pequenas tarefas que também têm que ser feitas diariamente são agrupadas e feitas rapidamente uma vez por dia - as batch tasks.

No seu livro The Power of Less, o Leo vai mais longe e refere que devemos trabalhar em apenas 1 objectivo de cada vez - o One Goal. Devemos trabalhar num máximo de 3 projectos ao mesmo tempo, e não iniciamos novo projecto enquanto todos os 3 não estiverem terminados; idealmente, devemos trabalhar apenas num projecto de cada vez, se bem que para a maioria de nós, tal não é possível. Em cada dia, devemos escolher as tais 3 tarefas mais importantes e completá-las antes de tudo o resto. 

Este sistema é simples e eficaz. Eu uso-o, numas alturas mais do que noutras, e funciona. Não estabeleço objectivos - o próprio Leo deixou de fazê-lo.

Os passos fundamentais para simplificar, que eu aplico com frequência, são os seguintes:

>> eliminar
De vez em quando olho para as minhas listas de coisas a fazer e vejo se essas tarefas e projectos ainda fazem sentido. Se já não fizerem sentido para a minha vida, elimino-os; se já estiverem na lista há imenso tempo e ainda não tiverem sido feitos é porque provavelmente nunca serão - e elimino-os.

>> saber o que é essencial
Devemos ter uma ideia bem clara do que queremos para podermos perceber o que é essencial e o que não é. Devemos focar-nos em poucos objectivos ao mesmo tempo, idealmente 1 e não mais de 2 ou 3. Tudo o que não faz avançar estes objectivos deve ser eliminado.

>> simplificar os compromissos
Há uns anos comecei a dizer não a vários compromissos que tinha, uns comigo própria, outros com outras pessoas. Fiz uma lista das 4-5 coisas mais importantes na minha vida e fiz outra lista com todos os meus compromissos e responsabilidades. Tudo o que estava na segunda lista que não se enquadrava ou contribuía para as coisas importantes da primeira lista foi eliminado. Foi libertador! Dizer não é difícil, mas é essencial para simplificar a vida...

>> simplificar as fontes de informação
Todos os dias, a toda a hora, somos bombardeados com informação. É televisão, é rádio, jornais, revistas blogs, sites, facebook, redes sociais... Há já muito tempo que simplifiquei as minhas fontes de informação... Eliminei 3 das 4 televisões que tinha em casa, deixei de ver notícias, que me deixavam sempre deprimida, deixei de frequentar algumas redes sociais, como o twitter, eliminei muitos dos blogs que lia... Agora leio mais livros, uso o facebook de forma racional (quando há notícias que são do meu interesse, como coisas ligadas ao financiamento para a ciência, há sempre alguém que partilha no FB), leio só um punhado de blogs e passo mais tempo desligada do mundo. Resultado? Menos dores de cabeça, mais tempo, mais liberdade, mais felicidade. Mesmo. (se bem que quando penso que com 17 anos lia todos os dias o Diário de Notícias e agora ando completamente a leste... enfim...)

>> Big Rocks, MITs, batch tasks e revisão semanal
O Zen To Done é um método simples. Basicamente o que se deve fazer é: planear as Big Rocks para a semana, ou seja, as coisas mais importantes que queremos fazer nessa semana; planear 3 tarefas mais importantes para cada dia, que devem ser feitas antes de tudo o resto; agrupar tarefas mais pequenas e fazê-las todas de seguida; rever semanalmente o que foi feito, o que deve ser feito na semana seguinte e o que pode ser eliminado e simplificado.

>> o que tem mais valor
Quando temos duas tarefas (ou projectos) em mãos e não sabemos qual fazer primeiro, devemos perguntar-nos qual das tarefas nos vai trazer mais benefícios, ou seja, mais dinheiro, mais reconhecimento, mais satisfação e felicidade. Essa tarefa é a que deve ser feita. A outra é para eliminar ou adiar. Eu, por exemplo, já tive que escolher entre escrever um artigo científico ou fazer mais experiências de laboratório. Escolhi o artigo, pois, na minha área, é o que importa no currículo. As experiências podem esperar...


Mais sobre a implementação do ZTD:
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral. 
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

3 comentários:

  1. Rita,
    Nada tenho contra o Leo Babauta. Adoro o conceito do minimalismo, que é muiiiiiiiiiiito mais velho que o Leo, você e eu ... (o autor que mais me vem à cabeça é Henry Thoreau, na minha opinião o precursor praticante de tudo isso). Confesso-te, porém, que fico intrigada com o modo como te encantas pelas ideias do Leo. E pelas formulas que ele criou. E por sistemas de fazer as coisas. E por conservares sempre o inglês original dos textos dele ( big rocks, batch tasks, one goal....coisa raríssima de encontrar mesmo entre os falantes escolarizados de Portugal, que parecem sempre preferir traduzir tudo para o próprio idioma - mind you, nada tenho contra!). Enfim, procuro interessar-me pelo ZTD, mas termina parecendo-me uma coisa robótica, mecânica e, mal de todos os males, supérflua. Será preciso dizer que temos que ter limites no facebook (eu nem conta tenho), que precisamos rever nossas tarefas e prioridades semanalmente, etc...? Será preciso listar o "como fazer"? Será preciso que alguém determine a quantas atividades devo dedicar-me? Quem definiu que focar "idealmente" em 1 objetivo, e não mais que em 2 ou 3, é o mais proveitoso, eficiente, adequado? Somos tantos, tão plurais... com heranças culturais tão distintas.... O minimalismo deveria ser um caminho individual e não um esquema, um projeto, uma fórmula. Pronto, falei! E espero que não tenha soado ofensivo, pois aprecio imensamente as suas postagens e a sua generosidade em compartilhar as suas descobertas, as suas experiências. E chega desse testamento que certamente não será publicado. Um abraço da Valéria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Valéria,

      Obrigada pelo comentário. Em primeiro lugar, eu só não publico comentários mal educados, o que não é o caso... Eu não tenho que me justificar nem nada, mas vou só esclarecer uns pontos. Em relação ao minimalismo, há minimalistas ainda mais velhos que Thoreau. Buda e Jesus, por exemplo, eram minimalistas. As ideias do Leo, portanto, não são bem ideias deles, e ele próprio refere isso. O que eu gosto é do estilo de escrita dele e da maneira como ele aplica essas ideias à sua vida.

      Em relação ao inglês, eu obviamente sou "escolarizada" (tenho um doutoramento) e o meu trabalho implica escrever quase tudo em inglês. Não traduzo tudo porque certos termos, para mim, ficam melhor em inglês.

      O ZTD e outras coisas podem ser supérfluas para si, mas garanto-lhe que outras pessoas nunca pensaram sequer em fazer listas de tarefas. Um dos objectivos do blog é ajudar essas pessoas, partilhando as minhas experiências.

      O minimalismo não é uma receita ou um protocolo a ser seguido. A ideia é aproveitar um bocadinho daqui e um bocadinho dali e ajustar as coisas à nossa realidade. Eu refiro isto tantas, mas tantas vezes, que me parece que a Valéria nunca leu bem os meus posts, para insinuar que eu acho que o minimalismo é um esquema, um projecto, uma fórmula. O comentário não é ofensivo, mas esta última parte diz-me que mandou este comentário sem conhecer bem os meus posts e as minhas ideias - e isso sim, chateia um bocadinho...
      Rita

      Eliminar
    2. Rita,
      Você lembrou bem... Buda e Jesus. É que são tão tão perfeitos, tão ligados ao mundo espiritual e evoluído, que parecem estar "acima" de uma simples referência.

      É certo que os seus posts ajudam muitíssimo a todos, como vejo nos depoimentos de seus leitores. Você é uma pessoa especial por dividir tudo o que aprende, de forma tão generosa. Peço-te sinceras desculpas por exceder-me no meu comentário. Tenha uma excelente semana.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...