28/11/2013

O meu blog é neutro em CO2, neutraliza o teu também

meio-ambiente
Há dias recebi um email do gesto verde, uma campanha sem fins lucrativos promovida pela Guiato, uma startup brasileira que visa promover a sustentabilidade através do meio digital.  

A campanha é simples: será plantada uma árvore nativa do Brasil por cada post que for escrito sobre esta campanha. A ideia é anular a emissão de dióxido de carbono dos blogs, que ronda os 3,6 kg por blog e por ano.

Verde como sou, adorei a ideia e claro que aderi! Ao escrever este post, será plantada uma árvore em nome do meu blog! Que bom!

Tu também podes participar e tornar o teu blog neutro em CO2! Vê aqui como.



No gesto verde encontramos ainda ideias simples para reduzir o nosso consumo de papel. São ideias que já partilhei aqui no blog, mas nunca é demais relembrá-las:

> lê os jornais online - não compro revistas ou jornais em papel há séculos!

> evita imprimir materiais - o que eu imprimia mais eram artigos científicas, mas há anos que não imprimo nenhum; guardo o pdf e leio e faço anotações digitalmente

> usa papel reciclado - não costumo comprar papel reciclado visto que uso muito pouco papel, mas aproveito muito papel usado como folhas de rascunho

> imprime em ambos os lados - geralmente uso folhas de rascunho para imprimir

> usa a frente e o verso da folha de papel - faço isso com todas as folhas e os miúdos também usam as minhas folhas de rascunho para fazer desenhos

> compartilha revistas com amigos - eu não compro revistas, mas leio sempre a Visão e outras que a minha mãe compra

> visita a biblioteca - um dos meus locais preferidos; além de não gastar dinheiro nos livros que quero ler, quando levo algum para casa leio-o mesmo, pois tenho um prazo para devolvê-lo à biblioteca

> compra papel higiénico reciclado - já o faço há muitos anos

> coloca bebidas em garrafas térmicas ou reutilizáveis, em vez de consumir bebidas em embalagens TetraPak - adoro as garrafas Sig...



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral. 
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}
{Facebook}

7 comentários:

  1. Olá Rita
    Uma das coisas que gostava de fazer no futuro é de facto usar menos papel. Mas como organizar o que me interessa? Copia-se a página na net? O link? Faz-me alguma confusão como depois vou encontrar o que preciso. Os pdfs guardo no computador mas e o que não é pdf? Há por aí algum conselho? Obrigada :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evernote! É para isso mesmo que o Evernote serve! Captura tudo o que quiseres da net e organizas da maneira que for melhor para ti. É muito bom!

      Eliminar
    2. Obrigada! Tenho de ir investigar :-)

      Eliminar
  2. a malta dos quiosque tem que comer também......

    ResponderEliminar
  3. td o que seja jornais e revistas é td no tablet com a grande vantagem de fazer download sp que quiser e olha que já tive de fazer pesquisas e mt jeito me deram. Assim, tb me poupo a arrumar jornais e revistas além de ganhar mt espaço.
    Como trabalho com muitos pdf's estes dão um jeitaço na pesquisa, pois ganha-se mt tempo em vez de procurar em papel. Os textos de formação do trabalho são sp em .pdf e nunca os imprimo. Estão sp disponíveis no comp.
    Os apontamentos das aulas são no tablet, o que permite poupança de tempo para pesquisa e para fazer rascunhos e anotações, além de permitir gravá-las para eventual referência futura.
    Muito raro imprimo e, qdo o faço, é SEMPRE em rascunho-tanto papel,como na qualidade de impressão.
    Mt raro tb é usar carro próprio. Poupo manutenção, e gasolina e é claro, meio ambiente. Os transportes colectivos são bons, com as suas falhas, mas bons.
    Tomo sp banho de duche, n gosto de imersão e a lavar as maõs e dentes, poupo sp água qdo coloco sabonete nas mãos e copo com água nos dentes,- dica da Rita, num post passado.
    O que ainda não consegui foi evitar comprar garrafas de água, mas é desta vez que vou começar a trazer de casa e usar a garrafa SIG, e assim poupo €0,25 em cada garrafa-inspiração do actual post.
    Rita, obrigado por isto e pelo teu trabalho no blog.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...