31/03/2014

O poder do pomodoro e o ajuste dos horários

O Pomodoro é uma técnica de produtividade sobre a qual já falei aqui. Recentemente apercebi-me que quando uso a técnica do Pomodoro é quando sou mais produtiva.

Por exemplo, há uns tempos participei no acwrimo, um mês de escrita académica, e em duas semanas, 10 dias úteis, a trabalhar das 9 às 3h30 da tarde, escrevi um artigo científico do início ao fim, incluindo toda a análise de dados. Nunca tinha escrito um artigo em tão pouco tempo... Como é que fiz isso? Usando os pomodoros. Eram cerca de 11 ou 12 pomodoros por dia de trabalho e consegui mesmo trabalhar de forma focada durante esses pomodoros. O resultado foi um artigo escrito em duas semanas (a primeira versão, claro que depois ainda dá muitas voltas...).

No entanto, o Pomodoro, para mim, tem dois problemas: 

1) Funciona muito bem quando estou sozinha, em casa, mas não funciona tão bem quando estou no gabinete na universidade, porque os telefones tocam, as pessoas batem à porta, as minhas colegas e eu falamos... Quando um Pomodoro é interrompido, tem que ser anulado e começado de novo, e é o que estou sempre a fazer no trabalho... o que não pode ser... 

2) Na universidade, não sei o que faça nas pausas de 5 minutos. Não me apetece estar sempre a levantar, mas se for para fora do gabinete, não tenho nada para fazer... Vou ficar 5 minutos a olhar não sei para onde? O que geralmente acontece é que passo os 5 minutos da pausa ao computador... e acabo por me distrair com outras coisas e os 5 minutos passam a... muito mais...


Para resolver estes problemas, comecei a ficar em casa durante a manhã a trabalhar ao computador (à tarde prefiro fazer trabalho de laboratório), usando os Pomodoros e é uma maravilha! As interrupções são quase nenhumas e aproveito muito bem as pausas! Um destes dias apontei o que fiz durante as pausas de 5 minutos entre Pomodoros e foi isto:

> fiz a cama, arrumei a roupa, limpei o pó do quarto
> limpei o pó do escritório
> limpei o pó do hall de entrada e corredor
> no intervalo maior, de 15 minutos, lavei a louça do pequeno-almoço, varri o chão da cozinha, limpei o caixote dos gatos

Ou seja, além de trabalhar bem, ainda faço coisas em casa, em blocos de 5 minutos, e como estas são actividades essencialmente físicas, consigo descansar a cabeça. Durante os pomodoros consegui estar sempre focada e o trabalho (outro artigo) avançou imenso. Como, felizmente, eu faço os meus horários e posso trabalhar em casa se quiser, fiz umas alterações à minha rotina de trabalho, que manterei enquanto funcionar...

Assim, as manhãs são para ficar em casa a trabalhar ao computador. Consigo trabalhar das 9 às 13h, o que dá mais ou menos 7-8 pomodoros (porque há uma pausa maior pelo meio). Na universidade saía para almoçar ao meio-dia, porque mais tarde apanhava grandes enchentes de pessoas, e isso tirava-me 1 hora de trabalho. Como o meu melhor período para trabalhar é de manhã, ganho assim mais uma hora ficando em casa...

E é isto! De pomodoro em pomodoro...


Mais sobre a técnica do Pomodoro:



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

8 comentários:

  1. Muito interessante, Rita. Gostos empre muito do que escreves.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita. Graças a ti já experimentei (e partilhei) a técnica do pomodoro e dei comigo a ser muito muito produtiva. Também a usei numa fase em que estava a escrever um artigo e foi do melhor! As tuas sugestões para usar os 5 minutos de pausa são óptimas para mim pois opto por trabalhar mais por casa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Rita, e umas dicas para lidar com a hora de sono que nos roubaram? bjo*

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia. Muito interessante. Obrigada pela partilha :)
    beijinhos,

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita

    É pena é essa técnica ser mesmo muito difícil de seguir em ambientes de trabalho em open space, como é o meu caso! Aliás, a minha maior dificuldade, e que julgo que me impede de ser mais produtiva, são as interrupções constantes que tornam muito complicado a concentração. Especialmente quando tens de redigir documentos importantes.
    Beijinhos

    http://naobastaabrirajanela.blogspot.pt/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Pois, eu tive a brilhante, mesmo genial ideia de comprar um pomodoro nos chineses, pois eu sei, ele o tic tac fazia mas o brimmm nada lool em fim serviu para que o meu namorado o levasse para ser exemplo de como a gestão da qualidade numa empresa é importante, numa aula em peniche...

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita
    Como a gestão do tempo é um tema muito interessante sobre o qual escreves, gostaria de partilhar contigo (caso não conheças já) o blog infowetrust.com que publicou um poster com os horários de várias personalidades famosas mostrando como estas geriam o seu tempo. Muito interessante.
    Beijo de luz para ti e obrigada pelas partilhas interessantes que fazes com regularidade.
    Bem hajas
    Alexandra

    ResponderEliminar
  8. Quem diria que eu, há 15 anos atrás, quando andava no secundário, já usava essa técnica sem saber que não era "invenção" minha? Estudava 25min e parava 5min para descansar. Nesses 5min, aproveitava para ir limpando o meu quarto, por exemplo. Conclusão: adiantava o estudo e a limpeza do meu quarto e esses 5min de pausa do estudo faziam milagres! Conseguia estar a tarde toda nisso!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...