24/03/2014

Parte I Algumas ideias para melhor gerir o tempo

Há dias recebi um email de uma leitora que se debate, tal como tantos nós, com problemas de gestão do tempo... e de falta de tempo... Diz ela:


Quero muito ter mais tempo para estar com a familia, mas trabalho numa grande superficie e os horários rotativos, muitas vezes a sair tarde e já sem ver o filhote acordado, quebram-me tudo o desejado! :(

No fim de semana quero mais é passear, divertir-me, brincar, caminhar, ser feliz. O problema é a casa... tenho a casa de pantanas - o que detesto - pois o tempo para limpar e organizar não é muito... ou é e eu não o aproveito. É aqui que quero pedir ajuda:

- tenho 2h de almoço, venho a casa e podia aproveitar pelo menos 30m para arrumar e limpar, mas como passo o dia todo de pé, na mesma posição, o que faço é deitar-me com as pernas elevadas. Tempo perdido? nem sei...

- a hora de levantar aqui em casa é, por norma, 8:30 e eu não consigo que seja mais cedo. Trato do miúdo e o pai leva-o ao infantário e vai trabalhar. Quando chego a casa já há banho dado, jantar feito e comido, tudo pronto. Não me sinto no direito de exigir mais do meu marido, pessoa extremamente organizada e que me ajuda no que pode.

Como posso rentabilizar o meu tempo? Como é que a Rita organiza as lidas da casa?



Como achei que poderia ser útil para mais leitores, transformei o email num post (com a autorização da autora) e vamos lá ver se consigo ajudar...


Eu acredito mesmo que, se quisermos, conseguimos ter tempo para tudo, ou quase tudo, o que queremos. É verdade que eu estou numa posição priveligiada, pois não tenho horários de trabalho (mas tenho muito trabalho para fazer) e moro a 5 minutos do trabalho, mas acredito que várias estratégias podem resultar mesmo para quem tem um horário fixo ou perde muito tempo em deslocações...

Aqui ficam então algumas ideias para quem luta com a falta de tempo:


1. Para onde vai o teu tempo?

Antes de dizeres que não tens tempo, regista durante 1 ou 2 semanas todas as tuas actividades, tal como expliquei aqui e mostrei aqui. Tens que saber para onde vão as tuas 24 horas diárias ou as 168 horas semanais. Vais verificar, provavelmente, que passas demasiado tempo em frente à televisão ou no facebook... tempo que pode ser usado de outra forma.


2. Decide o que é importante... e elimina o resto

Depois de fazeres o registo de todas as tuas actividades, verifica:

> quais são os maiores sugadores de tempo (ex. tv e internet)
> que actividades podes eliminar da tua vida (ex. ver tv em excesso, coisas que fazes já nem sabes porquê e podes delegar ou deixar de fazer - aprende também a dizer não ao que não interessa)
> que actividades gostarias de fazer mas não fazes porque não tens tempo (ex. ler mais, passear ou até ter mais tempo para cuidar da casa)

Destralha o que não interessa e simplifica o resto. Decide o que é prioritário e importante e esquece o resto.


3. Faz uma lista das coisas que queres e tens que fazer em cada dia e quanto tempo é necessário para cada actividade

Um dia tem 24 horas. Divide esse tempo pelas coisas que queres fazer. A forma como, idealmente, gastaria o meu tempo, num dia de semana, é assim:

dormir = 7 horas
cuidados pessoais (banho, vestir) = meia hora
práticas espirituais (yoga, etc.) = 2 horas
deslocação para o trabalho (a pé) = 1 hora
trabalho = 7 horas
refeições e sua preparação = 1h30
lida da casa = meia hora
verificar TPCs = meia hora
ler/escrever = 1h30
outras coisas (relaxar, tempo em família, etc.) = 2h30 horas

Claro que isto não é assim tão certinho, mas geralmente não foge muito... Há dias em que trabalho mais porque vou de carro, outros dias durmo mais porque estou cansada, outros dias não pratico yoga... o importante é não deixar que o tempo que se ganha quando não se faz uma certa actividade seja usado noutra coisa qua não adiciona valor nenhum à nossa vida, como não fazer a prática de yoga e usar esse tempo para ficar sentada em frente à televisão a ver se dá alguma coisa de jeito...


4. Aproveita pequenos blocos de tempo

Muitas vezes, em casa ou no trabalho, tens pequenos blocos de tempo livre, sejam 3 minutos ou 15 minutos, que podem ser aproveitados de forma útil. 3 minutos é o suficiente para, por exemplo, arquivar alguns papéis e em 15 minutos podes limpar algumas janelas lá de casa. Em relação às limpezas da casa, que era a questão da leitora, não é necessário um grande bloco de tempo para limpar a casa. Em 15 minutos consegue-se fazer imenso!


Nos próximos posts explicarei como é que eu faço as coisas cá em casa e darei algumas sugestões de como esta leitora pode aproveitar melhor o seu tempo...

Sugiro ainda a leitura dos posts da série Reclama o teu tempo em 5 dias:

Imagina o dia ideal


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

12 comentários:

  1. Embora não tenha filhos tenho o mesmo problema com a gestão de tempo, é uma luta diária entre as obrigações e o arranjar tempo para relaxar. Obrigada por todos estes posts Rita, são de grande ajuda!

    ResponderEliminar
  2. Um post muito útil!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  3. Oi Rita! Permite-me sugerir mais dois assuntos relacionados a este? Um é sobre pós-graduação ou vida de pesquisador. Como a quantidade de leituras, reflexões, produção de texto costumam ser grande, como você faz para que isto não ocupe toda a sua vida? Como continuar a ter vida com esta profissão? Eu tenho bastante dificuldade de "desligar a minha mente" do assunto que estou envolvida.
    E o segundo é sobre o horário para fazer yoga relacionado ao tempo que nosso organismo leva para fazer digestão. Tenho dificuldades de visualizar e organizar as duas atividades (comer/yoga) sem que sejam conflituosas.
    Abraços,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O yoga faz-se, tradicionalmente, de manhã, de estômago vazio, mas seja qual for a hora da prática, a última refeição deve ser no mínimo 2 horas antes... Em relação à vida de investigadora, farei um post sobre isso...

      Eliminar
  4. Oi Rita, eu fico bem impressionada com sua organização e aproveitamento do tempo. Só pra escrever todos esses posts eu achava que levasse muiiitas horas. . Tentei dividir minhas 24hs pelas atividades que tenho diariamente e sobraram 4hs!!kkkk Transferi pro Ócio, porque normalmente depois das 20, 21hs ou mesmo antes nada faço a não ser ficar na Internet, sempre assistindo os jornais na TV,faço as duas coisas ao mesmo tempo, não assisto novela e sempre sobra coisa por fazer...nunca acaba. É o Imposto de Renda, é o cartão do transporte pra trocar, é Dentista, Check up...e vou fazendo mas nunca deixo de ter meu Ócio. Eu fiz para amanhã um plano parecido com o seu, vou cronometrar pra ver onde estou gastando de fato meu tempo, são muitos detalhes que levam tempo, Yoga ou A.Física tem que por tênis, trocar a roupa, forrar o chão, depois tirar tudo...vai tempo. Eu só queria pelo menos cumprir o plano diário que sempre faço,quase nunca dá pra cumprir, sempre aparece algo de emergência e assim, vai...hoje havia listado seis tarefas e só fiz duas,não liguei pra apanhar recibo com Dentista, não peguei a Senha da Adm,não arrumei a geladeira, não fiz atividade fisica, mas fiz outras coisas...e sigo querendo aproveitar bem o meu tempo, sorte que durmo muito pouco, nem gosto de dormir. Ah gostaria de perguntar qual seu horário de maior produtividade, manhã, tarde ou noite? eu sou totalmente matutina, se deixar pra tarde, grande chance de não fazer...desculpe, não sei escrever pouco,rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De manhã!!! Sem dúvida! Acho que se vivesse sozinha, deitava-me às 8 da noite e acordava às 4 da manhã!

      Eliminar
  5. Olá, Rita!

    Tenho a mesma pergunta da leitora Ruth Ramos. Adoraria saber como você integra as tarefas de pesquisadora no seu cotidiano.

    Como a Wilma Santos, fico impressionada com a forma como você administra seu tempo. Vejo que você cuida das crianças, do companheiro, da casa e dos animais de estimação, trabalha como cientista, faz artesanato, cozinha, lê, pratica yoga... e ainda arruma tempo para escrever aqui! Como você consegue dar conta disso tudo? Qual é o seu segredo? :-)

    Abraço,
    L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá L.
      não é bem assim... eu não faço tudo, não cuido do meu companheiro e ele faz muitas coisas em casa! Vê aqui: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2012/09/eu-nao-faco-tudo-sozinha.html

      Eliminar
  6. Olá Rita! O tempo não me chega para nada. Já tinha lido os posts e achei uma delicia aquele Imagina o teu dia ideal. Vou começar pelo ponto 1, registar onde gasto o meu tempo, vamos ver se não tenho surpresas ;)

    ResponderEliminar
  7. Super mulher ;)

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Olá, Rita!

    Obrigada pela resposta. Quando escrevi "cuidar", queria dizer "arranjar tempo para" - ou seja, ter tempo para ser também mulher, companheira, namorada etc.

    Abraço,
    L.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...