04/03/2014

Vlog - Organizar é complicar?

Fiz mais um vlog para responder à questão - organizar é complicar? Isto porque, na opinião de algumas pessoas, planear o dia da forma como mostrei neste post é complicar ainda mais as coisas, em vez de simplificar. Na minha opinião, isso depende da pessoa! Não somos todos iguais (felizmente!) e o que funciona para uns não funciona para outros. Depende sobretudo da personalidade da pessoa e das actividades em que está envolvida. Não há uma fórmula, um sistema, um método que funcione bem para toda a gente! Este funciona para mim e neste video explico porquê.




>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

16 comentários:

  1. Bom dia Rita,

    Gostei muito de mais este vlog.. somos todos diferentes e com necessidades diferentes. Uma das primeiras coisas que me vem à cabeça quando vejo estes teus sketches de espirais e cores também é o facto de que estou ali meia hora a fazer aquilo, mas é um pensamento breve, porque acho que estas ferramentas podem mesmo ser muito importantes para nos conseguirmos organizar e respeitar os ritmos de cada um...

    Eu, tal como tu, não tenho chefe, trabalho como freelancer, faço design gráfico e para eventos, daí o meu entusiasmo por estas ferramentas, que desconhecia até ter começado a ler o teu blog. Não sou mutio organizada, mas tento ser, cada dia mais um pouco, e estou tentada a experimentar este hyperdex, pois tal como tu tamb´+em eu sou uma pessoa muito visual e isto das cores agrada-me!

    Vou ver se construo um hyperdex para poder imprimir milhentos e começar a usar!
    Beijinho e obrigada por mais esta partilha.
    :) Filipa

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Rita!
    Gostei muito de te ouvir :)
    Numa coisa estamos de acordo: o que funciona para uns não funciona para outros e percebo que o que se adequa ao dia à dia de uma pessoa não faz sentido na rotina de outra, isso eu nunca questionei.
    Não me vou repetir sobre o que escrevi ontem mas permite-me fazer uma observação : não concordo muito com o título do post de hoje ( eu sei sou uma chata :p), não faria mais sentido ser " esquematizar é complicar?", porque há muitas formas de organizar e esta já pressupõe simplificar, eu organizo o meu dia a dia mentalmente sem achar necessário recorrer a listas e esquemas ( e como te disse tenho duas filhas, trabalho numa profissão muito exigente que requer muita organização) e considero-me uma pessoa organizada, no entanto, repito, parece-me que estipular um x período de tempo para ler, para dormir, para dedicar à família etc parece-me excessivo ...
    Espero que não leves a mal Rita, gosto imenso de vir aqui e inspiras-me muita simpatia, esta é só uma troca de opiniões e não te chateio mais :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não concordo com essa do título, porque organização significa instrumento, utensílio, sistema... O teu utensílio é a cabeça. O meu é o computador ou o papel. As pessoas mais visuais, como eu, gostam de ver as coisas em vez de ficar com elas apenas na cabeça. Aliás, se esse método funcionasse, não existiriam os variadíssimos métodos de organização e gestão de tarefas como o gtd ou o ztd, que implicam escrita e esquemas. Aliás, o que o gtd pretende é tirar tudo da cabeça para um sistema confiável...

      Eu não estipulo períodos para ler ou dormir. Eu decido a que horas quero acordar e aponto quantas horas dormi porque isso é um controlo que pode servir para muitas coisas, mesmo a nível de saúde. E não estipulo que vou ler da hora x à y... se calhar expliquei mal como uso o hyperdex... Mas estipulo, sim, a que horas entro e saio do trabalho, porque eu não tenho horários fixos e portanto faço os meus próprios horários.

      De qualquer modo, como disse no video e no post, a minha opinião acerca destes sistemas de organização é simples: cada um sabe de si, cada um sabe o que funciona para si, eu sei o que funciona para mim e não me cabe a mim julgar ou criticar os sistemas das outras pessoas. Eu partilho o meu sistema no blog não por achar que este sistema é o mais fantástico, mas sim porque pode dar ideias e ajudar outras pessoas que ainda não tenham encontrado o seu sistema, tal como eu tiro muitas ideias de outros blogs, do youtube, etc...

      Eliminar
  3. Olá, Rita
    Concordo contigo: somos diferentes, cada pessoa é um universo em si, então temos exigências e gostos diferentes. Adoro seu blog justamente por você ser esse espírito inquieto, sempre procurando métodos diferentes para se organizar e viver melhor. Também gosto de novidades, até porque nós mudamos ao longo da vida e o que me servia há 05 anos atrás talvez já não me sirva hoje. Confesso que não sigo tudo o que mostras no blog, mas muita coisa adapto ao meu estilo de vida e ao meu tipo de trabalho. Não sou do tipo que consegue ter tudo na cabeça, pois com certeza vou esquecer de algo. Nem uso o computador 24 horas por dia, prefiro um caderno que esteja sempre comigo e ali vou organizando minhas listas de tarefas, meus horários, enfim tudo que preciso saber e fazer. Cheguei a esse jeito acompanhando-te e também à Thais do Vida Organizada e vou adaptando de forma que funcione para mim. Agora, por exemplo, adorei este seu esquema com cores e do bullet journal, pois também sou muito visual.
    Beijos do Brasil
    Kathia

    ResponderEliminar
  4. Resposta muito interessante Rita.
    Concordo que a organização demasiada possa ser "tirana" mas o "Go with the flow", quando acontece repetidamente, também leva a que no final de uma semana fique imenso por fazer.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  5. Eu tambem não gosto de formas de organização, a minha agenda chega-me mas é como dizes cada caso é um caso. Embora sejam os unicos posts que passo a frente e nao leio no teu blog, agradeço por partilhares com os/as leitoras/es pode ser interessante para alguém :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito e estive a ver os outros videos. A gatinha é o denominador comum ;)

    ResponderEliminar
  7. Oi Rita, concordo com tudo o que você disse! Quero aproveitar para dizer que desde que descobri o seu blog (ha um mês) leio sempre, estou me atualizando, acho todos os posts interessantes! Estou sempre na busca de formas de organizar minhas atividades pois tenho muita dificuldade em manter o foco. Então estou sempre buscando formas de organizar e de acalmar a minha mente. Acho você e o que você escreve muito e sempre bem a calhar para as minhas necessidades. Obrigada por publicar coisas sempre úteis e interessantes, você é simplesmente demais! Um grande abraço Cristiane

    ResponderEliminar
  8. Rita o mais importante para mim é isso: esclarecer ao mundo que a realidade é diversa! Não somos todos iguais, felizmente! Acho muito bacana o esforço que você (e Thaís) tem desprendido para mostrar isso, mesmo com os não incentivos recebidos diariamente. Eu creio que quando cada ser humano entender isso: que não existe uma única verdade absoluta, haveremos de ser melhores! É tão mais simples perceber que a sua maneira de organizar a vida é tão importante quanto aos do que organizam (ou não) de maneira diferente! E bora experimentar o diferente! Abraços! Ruth

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita. Gostei muito do vídeo. Vc está certa. Cada um tem necessidades diferentes. Eu por exemplo, usei a sua dica sobre os discos de organização de uma maneira diferente. Usei os discos para distribuir melhor as minhas tarefas e não sobrecarregar os dias. Quem não tem necessidade de fazer isso todos os dias, pode fazer isso de vez em quando para saber como está a sua distribuição de afazeres. Obrigada pelas dicas. Eu amo gatos tb!

    ResponderEliminar
  10. Ai, Rita, não vou resistir. Queria comentar como seu vídeo é bacana, como tem tudo a ver com o meu momento atual, como é pertinente, como a organização é um processo que varia de pessoa para pessoa, etc... Mas dado o fato de eu já acompanhar o blog faz um tempinho, vou me permitir uma "intimidade" de quem se conhece a tempos:

    Como seu cabelo está lindo!!! Está enorme e muito bonito! #prontofalei

    :-D

    Beijos brasileiros!
    Cintia

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito! E concordo a 100%. Cada um saberá aquilo que melhor se adapta às suas necessidades (e há até quem não tenha necessidade de se organizar...) e, sobretudo!, aquilo que em determinado momento é melhor para si. Eu já tive tudo organizado virtualmente e online, já tive tudo em papel (agendas, cadernos...), já tive um misto de tudo isto e acho que ainda ando a aperfeiçoar o meu sistema. Quando estava envolvida em múltiplos projetos, preferia 'perder' algum tempo a criar formas de organização ultra-personalizadas e depois andar com a cabeça mais leve. Neste momento, tem-me bastado uma espécie de bullet journal com algumas listas associadas. Mas espreito sempre o teu blog à procura de novas ideias. :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita... espero que a ausência de posts há 3 dias (parece que estou a ressacar.. lol) não seja motivo de nada de grave e que tudo esteja bem contigo ;)

    Queria só deixar o meu pequenino testemunho e dizer-te que há 3 dias que uso o meu (agora nosso ;) ) hyperdex, e que me tem ajudado muito na organização do meu dia! Nunca pensei que algo que há partida (quando se olha para as rodinhas e cores com legendas etc) parece tão confuso e trabalhoso, que de facto não é mesmooo nada.

    De início usei a tua cábyula de cores - "tarefas" para me guiar, mas depois fui adaptando ao que me parecia melhor para mim, tanto que uma das coisas foi mudar a cor do "work", que era vermelha, para verdinho, pelo simples facto de que o vermelho ali na rodinha soava-me a "alarme" - obrigação, o que de facto é uma obrigação, mas mudei a cor para verde para o encarar (ao work) como algo obrigatoriamente necessário e prazível. :)

    Por enquanto estou a dar-me bem com o "hyperdex"... posso até vir a abandoná-lo, mas enquanto "ele" me ajudar, então serei fiel... :)

    Beijinho e um fim-de-semana cheio de paz*
    Namasté***
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, está tudo bem, eu é que gosto mais de escrever os posts ao fim de semana e neste que passou não consegui... para a semana há mais! Também alterei um pouco o meu esquema de cores... mas o vermelho não me perturba (e não, não sou do SLB!)
      bj

      Eliminar
  13. Entendo-te perfeitamente Rita, ainda não consigo planear na totalidade o meu dia, mas estou desempregada, grávida e tenho uma filha e um marido, e uma gata....e a maior parte dos dias o que sirvo é uma frustração muito grande, porque sinto que não fiz nada...e mais um dia passou....estar em casa faz com que tempo que é muito se transforme em nada...às vezes nem me apetece levantar da cama...porque sinto que não tenho nenhuma obrigatoriedade...é necessário fazer listas...e planear, para tudo...antigamente eu era muito produtiva, mas com o tempo acho que fui perdendo isso...sem contar que estar desempregada e grávida...não ajuda....fazes muito bem em ser assim, pois tenho a certeza que todos os dias te deitas com a sensação de dever cumprido...e isso é relaxar!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...