26/03/2014

Parte II Como não perder muito tempo com as lides domésticas

Eu já fui muito mais obcecada pela limpeza da casa do que sou agora... Tive empregada uma vez por semana durante muitos anos, mas acabei por desistir porque todos os dias a casa tinha que ser pelo menos aspirada... e eu, para dizer a verdade, até gosto de fazer limpezas.

Já fiz planos e esquemas de limpeza e estou sempre a mudar a forma como fazemos as coisas cá em casa, dependendo de como anda a nossa vida.

No entanto, há duas coisas que são fundamentais para que as lides domésticas não sejam aquele bicho-papão: destralhar e simplificar. É simples:

> quantos menos coisas tiveres em casa, menos coisas tens que limpar, organizar, arrumar
> quanto mais simples for o sistema de fazer as coisas, neste caso, as limpezas, mais fácil e rápido será fazê-lo


Na prática, como é que apliquei isto na minha vida?


> Se lês este blog há algum tempo, sabes que eu adoro destralhar e sou alérgica a tralha; ainda tenho muitas coisas em casa que poderia não ter, mas já estou num nível confortável (vê aqui).

> Os sapatos ficam à porta de casa - o único lugar onde são permitidos sapatos é no hall de entrada. Sim, eu faço as pessoas descalçarem-se quando entram em minha casa e isto evita o transporte de porcarias que estão na sola dos sapatos para dentro de casa; assim, o chão não se suja tanto.

> Se está sujo, limpo. Se vejo migalhas na mesa, apanho-as. Se vejo pêlo de gato no chão, varro-o. Se vejo um vidro cheio de dedadas, limpo-o. Se vejo a sanita numa desgraça, ataco-a de imediato. Não fico à espera do dia designado para cada divisão da casa para a limpar, caso seja necessário. Quando vejo que está sujo, limpo. E a maioria destas limpezas fazem-se em menos de 5 minutos.

> Se não está sujo, não limpo. As superfícies horizontais acumulam tralha e porcaria. A verticais nem por isso. Assim, não limpo as superfícies verticais com a mesma frequência com que limpo as horizontais. Se não está sujo, não vale a pena perder tempo a limpar...

> Simplifiquei os produtos de limpeza que uso. Faço o detergente em pó para a roupa e para a limpeza de toda a casa uso sobretudo água e vinagre.

> No dia de limpar determinada divisão, uso o speed cleaning.

> Não tenho dias definidos para tratar da roupa, como já tive. Quando há roupa suficiente para encher a máquina, faço-a, estendo-a e passo-a a ferro. Não deixo acumular roupa para lavar ou para passar, à espera do dia definido para essa tarefa...

> Mas tenho dias mais ou menos definidos para limpar cada divisão. Dantes fazia uma divisão por dia, mas apercebi-me que consigo limpar mais em cada dia (visto ter pouca coisa para limpar) e assim faço-o em 3 dias em vez de 5.... mas isto não é bem uma regra... se me apetecer limpar toda a casa num dia, limpo! Não gosto é de deixar as limpezas para o fim de semana... E o chão é aspirado todos os dias.

> Faço multitasking nalgumas coisas... por exemplo, tenho que estar a ver televisão para conseguir passar a roupa a ferro; esta é uma tarefa que eu podia usar para praticar a atenção plena, mas a passar a ferro não consigo... Então, aproveito para ver as minhas séries preferidas (Grey's Anatomy, Scandal, Mayday) enquanto passo a ferro e evito assim passar muito tempo em frente à tv sem fazer mais nada...

> Fazemos sempre a cama de manhã. Se há coisa que me desalenta é chegar a casa e ver a cama por fazer. O resto até pode estar tudo arrumado e limpo, mas a cama desfeita dá-me logo uma sensação de desarrumação. Pelo contrário, se a cama estiver feita, o resto do quarto até pode estar mais ou menos desarrumado, que não noto tanto...

> O mesmo com a louça. A louça é para ser lavada logo após as refeições. Eu não tenho máquina de lavar louça e gosto de lavá-la depois de comermos e deixar a cozinha arrumada para o dia seguinte. Acordar de madrugada e ver a cozinha desarrumada dá-me vontade de voltar para a cama para não ter que lidar com o problema...

> Não stresso muito com o resto. Já aprendi a aceitar que uma casa com crianças nunca vai estar impecável em termos de arrumação e limpeza. Gosto de ter a casa limpa e arrumada q.b., ou seja, num estado que não me envergonhe caso apareçam visitas...

> Trabalhamos em equipa. Eu faço umas coisas, o J. faz outras. Geralmente é ele que aspira; eu passo a esfregona. Ele cozinha; eu lavo a louça. Ele estende a roupa; eu passo a ferro.

> As crianças ajudam. Eles poem a mesa, fazem as suas camas, arrumam o quarto e ajudam no que pedirmos. A seu tempo, irei passar-lhes mais tarefas domésticas pois não quero que eles se tornem naqueles homens que não sabem fazer nada em casa e estão à espera que a mulher faça tudo. Eu sempre vi o meu pai a fazer coisas em casa, o J. também e os miúdos também serão ensinados assim.


Espero que estas dicas sejam úteis! No próximo post darei então alguns conselhos à leitora que originou este post e o anterior. Stay tuned!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

14 comentários:

  1. Super úteis! Coisas tão básicas e óbvias que acabam por passar despercebidas. é um óptimo exercício para nos tirar o peso das resposnsabilidades de cima, sobretudo ao fim-de-semana. Obrigada Rita! :) Ana

    ResponderEliminar
  2. Adoro a tua simplicidade! :) Trabalho todos os dias para chegar a este "ponto de equilíbrio" ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Também sou apologista de perder o menos tempo possível com limpezas, por isso é que tenho uma empregada 2 vezes por semana, e a manutenção diária já me dá mais trabalho do que eu gostaria. Só tenho pena é de não a poder ter todos os dias. Mesmo assim complico ainda menos que tu. Não aspiro para além das tais 2 vezes por semana, a não ser em caso de acidente, e cá em casa há dois gatos e duas crianças com menos de três anos. Quem quiser pode andar com os sapatos da rua dentro de casa, não me faz impressão nenhuma. Se fizer a cama fiz, se não fizer, paciência, é porque aproveitei o tempo para fazer outra coisa melhor ou simplesmente para não fazer nada. Quanto aos detergentes, uso o amoniacal para a limpeza de tudo, dos vidros ao chão, fogão, bancadas, etc. A toxicidade é praticamente inexistente, é baratíssimo e uma embalagem de 2l dura semanas. Para a roupa compro daqueles amigos do ambiente, de marca branca, e não uso amaciador. Sinceramente não vejo vantagens no uso do vinagre em vez do amoniacal. Gastas montes de embalagens, acaba por ficar muito mais caro, cheira mal e depois tens de andar a queimar incensos que apresentam maior toxicidade que a maioria dos detergentes. Mas, lá está, cada um sabe de si. No fundo eu sou um espírito livre, pouca coisa me "rala" :-)
    Obrigada pelas dicas, e mesmo que eu não as siga gosto muito de ver outras maneiras de estar na vida. Temos muita coisa em comum e ainda mais coisas que nos diferenciam (esses esquemas e agendas, ui! jamais!). Um dia mando-te a fotografia da minha cama, até te vais arrepiar :-)
    Um beijinho, Joana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      o vinagre também dura muito, pois é diluído, não se usa puro. Em relação ao cheiro, prefiro mais o cheiro do vinagre do que do amoniacal, e o cheiro do vinagre desaparece de imediato. Eu não queimo incenso para tirar o cheiro do vinagre, queimo porque gosto do cheiro do incenso. E em termos de toxicidade, o amoníaco é bem mais tóxico que o vinagre, o que vale é que a concentração que é usada nos detergentes é muito baixa... Mas, como muito bem disseste, cada um sabe de si!

      Eliminar
  4. Olá!
    Adorei as dicas.Obrigada por compartilhar!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Adorei as dicas.Vou tentar seguir algumas.
    Obrigada por compartilhar.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Também costumo usar o vinagre para o chão, vidros, bancadas, banheira e caixas de areia dos gatos! E não fica qualquer cheiro. Um truque que utilizo para tirar os pêlos dos gatos do sofá e das mantas é "arrastar" a mãe calçada com uma luva de latex. Resulta!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada por teres aproveitado o meu mail para partilhar e dar dicas a mais leitores. Durante algum tempo ficava frustrada porque tinha horários muito irregulares - podia entrar às 6 manhã ou às 12:30... isso dá-me cabo do sistema nervoso! Já ultrapassei isso, até porque muitas outras profissões além das de grandes superficies têm este tipo de horários: algumas creches, médicos, enfermeiros, quem trabalha em lares de idosos, tantas. Creio que estes posts nos irão ser úteis. Tenho um vício que me demora cerca de 10m e faço praticamente todos os dias: aspirar a casa. Está suja? às tantas nem por isso, mas tive um cão durante tantos anos que me habituei a aspirar todos os dias. Se não sou eu é o meu marido, mas um de nós faz essa tarefa.
    Mais uma vez obrigada pelas dicas e aguardo ansiosamente pelos proximos posts. Se precisares de coisas para descomplicar, podes falar aqui com a complicada ;) Só vejo problemas e poucas soluções, mas este blog inspira-me imenso, felizmente, e vejo nele grande calma e serenidade, que tal como tu foi a palavra que escolhi para este ano (recordas-te do mail?)

    ResponderEliminar
  8. ola! adorei o post e vou seguindo sempre TUDO :)
    numa nota que é um bocado fora de tópico mas que me parece interessante, que tal um post sobre o metodo Montessori, para quem tem crianças pequenas? estou fascinada com o que estou a descobrir, e tem muito de minmalismo e simplificação, ecologia, incorporado. Aplica-se em qualquer divisao de uma casa, e é especialmente dirigido a bébés, crianças e pode também ser para adolescentes.
    Organização/decoração/mobiliário de inspiração Montessori.
    Fica a dica quem sabe para um futuro post ;)
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Adorei este post. A casa ocupa-nos muito tempo, mas com regras tão simples como as partilhaste, tudo se torna mais facil e agradável. Gostei particularmente da ideia de ensinar os meninos a ajudarem em casa. Isso é que é educar. É muito mau quando um homem não sabe fazer nada e acha que a mulher é que tem de fazer.

    ResponderEliminar
  10. Vou linkar-te lá no Não Tenho Tempo. Isto é precioso.
    (Perdoa-me, vou deixar o link porque acho que os teus leitores também vão apreciar o meu blog - se achares excessivo, por favor, apaga o comentário e amigas como sempre: http://naotenhotempo.squarespace.com)

    ResponderEliminar
  11. certo ;)

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post. Minha mãe desde que eu era pequena me dizia "cama feita loiça lavada meia casa arrumada" . Hoje tento passar isso à minha filha. Por vezes até pode não estar limpo mas se estiver arrumado já faz uma grande diferença.
    A sua mais recente leitora Paula Cunha

    ResponderEliminar
  13. Boas ideias!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...