18/03/2014

O bolo no frigorífico


Thich Nhat Hanh, o famoso monge budista, é autor de um livro pequenino e giro chamado Making Space: Creating a Home Meditation Practice. Neste livro, ele fala sobre o poder de parar, de sentar, de respirar, como criar um espaço para "respirar" em casa, como criar um altar, como meditar, etc. Thich Nhat Hanh sugere também um método para evitar conflitos em casa. Ele chama-lhe o bolo no frigorífico.

Então, o bolo no frigorífico é uma técnica a usar quando a atmosfera está tensa, quando começam discussões entre adultos e/ou crianças. A ideia é uma das pessoas, esteja ou não envolvida no conflito ou seja apenas uma observadora, usar a prática do bolo no frigorífico para restaurar a harmonia.

Então, em primeiro lugar, deve-se respirar profundamente 3 vezes. Só o facto de respirar de forma consciente e profundamente é o suficiente para acalmar o sistema nervoso. De seguida, a pessoa deve anunciar que há um bolo no frigorífico (haja bolo ou não...). Dizer "há um bolo no frigorífico" significa "vamos parar de causar sofrimento uns aos outros". 

Uma das pessoas pode então dirigir-se ao frigorífico à procura do bolo ou de qualquer outra coisa para comer, enquanto outra pessoa pode começar a preparar um chá e a juntar pratos e talheres. Estas actividades dão um motivo a cada pessoa para deixar a discussão e ter algum espaço para respirar. Respirando de forma consciente, ou seja, com atenção plena, ajuda a relaxar e a pessoa sente-se mais leve, tanto no corpo como no espírito.

A prática do bolo no frigorífico em família permite, assim, evitar conflitos, restaurar a harmonia e aumenta também a nossa capacidade para compreender e amar os outros.

Ainda não experimentei esta prática, mas acredito que se anunciasse aos meus filhos, no meio de uma discussão, que há um bolo no frigorífico, a discussão acabaria de imediato e eles correriam para a cozinha... ;) Muitas vezes, são as coisas mais simples que fazem toda a diferença...



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

5 comentários:

  1. Que ótima ideia. De certeza que o meu marido também iria a correr e parava logo a discussão :)

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  2. Bastante curiosa esta ideia. :)

    ResponderEliminar
  3. Rita, gostei bastante dessa ideia. Uma maneira prática e simples de lidar com os conflitos!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Queria ter sabido dessa ideia antes.Hoje estou tão sem direção pela falta de diálogo e conflitos com minha família.

    ResponderEliminar
  5. É uma boa ideia! Mas os meus filhos iam logo chamar-me mentirosa, algo que sabem que não se faz lá em casa. Claro que eu lhes poderia depois dizer que era uma metáfora e aí o conflito já estava erradicado.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...