28/03/2014

Parte III Então, como rentabilizar melhor o tempo?

Então, depois de ter dado algumas ideias para melhor gerir o tempo e para não perder muito tempo nas lides domésticas, aqui ficam os meus conselhos para a leitora que me escreveu o seguinte:

No fim de semana quero mais é passear, divertir-me, brincar, caminhar, ser feliz. O problema é a casa... tenho a casa de pantanas - o que detesto - pois o tempo para limpar e organizar não é muito... ou é e eu não o aproveito. É aqui que quero pedir ajuda:

- tenho 2h de almoço, venho a casa e podia aproveitar pelo menos 30m para arrumar e limpar, mas como passo o dia todo de pé, na mesma posição, o que faço é deitar-me com as pernas elevadas. Tempo perdido? nem sei...

- a hora de levantar aqui em casa é, por norma, 8:30 e eu não consigo que seja mais cedo. Trato do miúdo e o pai leva-o ao infantário e vai trabalhar. Quando chego a casa já há banho dado, jantar feito e comido, tudo pronto. Não me sinto no direito de exigir mais do meu marido, pessoa extremamente organizada e que me ajuda no que pode.

Como posso rentabilizar o meu tempo?



Ora bem, esta leitora não me deu mais informação, não sei quanto tempo ela demora do trabalho até casa, não sei se tem que cozinhar o almoço quando chega a casa, mas eu diria que 2 horas de almoço é muito bom e dá para fazer muita coisa! Será que precisa mesmo de 30 minutos deitada com as pernas elevadas? Poderia experimentar menos tempo e usar o restante para adiantar alguma coisa em casa. Em 15 minutos consegue-se fazer muito!

Para mim, madrugadora assumida, levantar às 8h30 é tarde, mas a que horas é que a leitora se deita? Dorme 7-8 horas ou mais que isso? Eu claro que sou grande apologista de levantar mais cedo e aproveitar melhor as manhãs e acredito que se alguém quiser levantar-se mais cedo, consegue. Até escrevi um mini-curso sobre como levantar cedo e ter uma manhã serena

Como é que a leitora passa o seu tempo? Porque é que só se levanta às 8h30? Porque é que se deita tarde? O que é que fica a fazer? A ver televisão? Se for este o caso, há muito tempo que pode ser aproveitado de melhor forma... Daí ser tão importante sabermos como é que gastamos o nosso tempo. Fazer um registo durante uma semana de todas as nossas actividades permite-nos identificar sugadores de tempo e assim direccionar esse tempo para actividades mais importantes - como pôr a casa em condições...

Cada caso é um caso e cada pessoa é que, munida desse registo das suas 168 horas semanais, poderá verificar quais as alterações que podem ser feitas. Portanto, se também te debates com problemas de falta de tempo, aconselho-te mesmo a registares tudo o que fazes durante uma semana - o resultado, garanto-te vai ser surpreendente!




>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

11 comentários:

  1. Pois a minha estratégia para não passar muito tempo nas arrumações é ter cada vez menos coisas. Menos loiça, menos roupa, menos enfeites pela casa...E não é que resulta???!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante. Também vou fazer as minhas anotações para começar a perceber para onde vai meu tempo. Quando anoto as atividades domésticas e coloco em pomodoro logo faço a maior parte. Nos dias que não faço isso é capaz que perca o dia inteiro vendo televisão. Como trabalho em regime de temporada, nas minhas semanas de trabalho acordo muito cedo e retorno muito tarde, e não tenho paciência nem para a louça que fica. O ruim é conseguir desapegar das coisas numa casa que não são suas. Minha avó tem às vezes uns cinco exemplares de algumas coisas de tanto que ela ganha de presente todos os anos. Lendo os textos da Rita às vezes fico triste porque percebo que muito da minha desorganização é simplismente preguiça.

      Nanda

      Eliminar
  2. Respondendo a algumas questões: eu deito-me cedo, por volta das 22:30 e fico a ler, geralmente até ás 23:30 ou meia-noite. Por vezes apetecia-me ler mais, mas eu preciso de, pelo menos, 8 horas de sono. As horas de almoço, entre o veste e despe, vir a casa e novamente o veste e despe, deixam que eu fique em casa cerca de uma hora e 20, por vezes menos, sendo que nunca tenho de cozinhar. Aproveito então para almoçar com calma e aspirar a casa - o que me leva uns 10m. Depois vou relaxar com as pernocas bem levantadas e fico ali no silêncio a fazer nada... a sentir-me culpada, por vezes. Vou tentar seguir o registo do que faço e daqui a uns tempos dar-lhe-ei o feed back :)

    ResponderEliminar
  3. Na minha rotina já percebi que o essencial é mesmo deitar mais cedo para conseguir levantar mais cedo. Optei por gravar as séries preferidas e depois vejo-as no dia seguinte, logo a seguir ao jantar e aos pequenos adormecerem. Assim por volta das 22h e picos posso deitar-me. Se fico no sofá a ver o que passa, deito-me muito mais tarde e o dia seguinte começa com stress para sair de casa a horas...

    ResponderEliminar
  4. Não consigo enxergar um valor intrínseco em acordar cedo... afinal (acho que todos concordamos), cada um é de uma maneira. Há pessoas que são muito mais produtivas à tarde/noite, então, qual o problema de se ter um rotinha “deslocada”, acordando mais tarde e dormindo mais tarde? Eu, por exemplo, sou imprestável pela manhã, demoro pelo menos uma hora para ficar realmente disposta. À noite, em compensação, pratico atividade física, faço tarefas domésticas, leio meus livros, assisto TV, etc. Ah, e durmo no mínimo 7 horas (um pouco mais nos fins de semana). Acho que esse benefício de se acordar cedo está sendo “vendido” como uma solução milagrosa e, em certa medida, como uma REGRA para o sucesso, quando na verdade é muito mais uma questão de gestão do tempo/prioridades. Acredito que exista um viés de seleção quando se diz que as pessoas mais bem sucedidas acordam cedo. Na verdade, entendo que tais pessoas são bem sucedidas porque fazem boa gestão do tempo e teriam sucesso de qualquer forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que a Elen diz para mim faz muito sentido. É tudo uma questão de respeito e de não julgar os outros. Este video http://www.marieforleo.com/2014/04/late-risers/#more-5688 resume tudo. Eu, por exemplo, acordo entre as 6h30 e as 7h e nunca me deito antes da 1h30. Levanto-me cedo por obrigação e deito-me tarde por gosto. Sinto-me mais produtiva / criativa depois das 10h da noite, que é a hora a que muitos se deitam.

      Eliminar
  5. Até tenho medo de ver :)

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  6. Oi Rita, o que seria casa de "pantanas", não entendi...???
    Estive lendo algum link seu e veriquei que de fato vc tem o J. que ajuda bastante, aí com certeza facilita, e sobra mais tempo, porque mesmo quando dizemos tomar banho em 10min,outro dia registrei, e na verdade são 5min embaixo do chuveiro (banho básico,vapt-vupt,rsrs),mas se gasta tempo pegando a roupa, vestindo, tirando, botando no sexto, enxugando alguma coisa, estendendo a toalha, arrumando os objetos do box...e o relógio não pára, estou percebendo que são nesses invisíveis momentos que o tempo vai fugindo. Eu de fato gostaria imenso de dormir às 20hs ou 8hs da noite e acordar às 4 da madruga,sério mesmo, talvez no inverno eu consiga, porque na verdade `depois desse horário eu dou meu dia por encerrado e venho pra Internet o que não é bom, melhor levantar cedo.(raras vezes eu durmo às 23hs e levando as 4.30hs - é ótimo) Nas outras estações é praticamente impossível dormir cedo. Entre outras coisas,o que mais tem consumido meu tempo é a Internet, algumas vezes produtivamente outras nem tanto, quando estou em casa, eu descanso entre uma tarefa e outra navegando, pesquisando alguma coisa, aí digo,só 15min, ponho no celular e...dobro o tempo,kkkkk disciplina é o meu problema. Bom fim de semana Rita, adoro seu blog, saber de outros modos e tipos de experiência nos amplia, gosto muito.

    ResponderEliminar
  7. Oi, Rita.Tenho acordado mais cedo, por volta de 6:30, 7:00 hs, e isso tem me feito muito bem, pois consigo fazer muitas coisas de manhã, que é quando "funciono" melhor. Procuro fazer tudo de segunda a sexta-feira para no sábado e no domingo poder ficar de folga das limpezas (que não gosto muito...) e arrumar e organizar a casa (que adoro!) e também para passear e conviver mais com a família e amigos. Mas, tenho uma amiga que é ao contrário: "funciona" melhor à noite, que é quando faz as limpezas e arrumações. Dorme tarde e acorda tarde, porque prefere assim e sua casa vai muito bem. Acho que ninguém está "vendendo" que acordar cedo é uma "solução milagrosa". Funciona para uns, para outros não, cabe a cada um experimentar e ver o que funciona melhor para si. Adorei a série de posts, pois sempre aprendo mais alguma coisa e sempre podemos aperfeiçoar o que já fazemos.
    Beijos do Brasil
    Kathia

    ResponderEliminar
  8. Rita, vi isto e tinha mesmo que partilhar consigo:

    http://www.huffingtonpost.com/2014/03/29/brilliant-people-schedules_n_5055953.html

    Um bom domingo : )

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...