14/03/2014

O essencial do poder do menos


Não é a primeira vez que falo aqui do livro do Leo Babauta, The Power of Less, O Poder do Menos. É um livro fundamental para o aspirante a minimalista e é um daqueles livros que consulto com frequência. É mais virado para a produtividade, como ser produtivo fazendo menos, como focar no essencial, como eliminar o que não interessa. 

Logo no início, são apresentados os seis princípios da produtividade:

> estabelecer limites
> escolher o essencial - aquilo que tem mais impacto
> simplificar - perceber o que é necessidade e o que é desejo
> focar - no agora, fazer uma coisa de cada vez
> criar hábitos
> começar devagar, dar pequenos passos

Os objectivos e projectos devem ser simples. Estabelecer um só objectivo de cada vez e trabalhar nele todos os dias, divindido-o em objectivos mais pequenos. Pelo menos uma das tarefas mais importantes do dia deve ser relacionada com esse grande objectivo. Devemos também trabalhar em poucos projectos de cada vez, não mais de três, e só começar um novo projecto quando esses três estiverem terminados.

Sabendo as nossas prioridades e focando no essencial, devemos reduzir a lista de coisas a fazer. Para que a gestão do tempo seja uma eficaz e não uma complicação, podemos usar algumas ferramentas simples para tal, como uma agenda para compromissos e listas de tarefas.

Ao executar as tarefas, devemos focarmo-nos numa só de cada vez e estabelecer as 3 tarefas mais importantes para o dia. As tarefas mais rotineiras, como ver email, fazer telefonemas, recados, etc., devem ser agrupadas e feitas de uma só vez.

O uso de email deve ser limitado e devemos ter consciência do tempo, muitas vezes desnecessário, que passamos a tratar de emails. Devemos limitar o número de caixas de entrada que temos, escrever emails mais curtos, reduzir a quantidade de email que recebemos (por exemplo, anulando subscrições) e processar todos os emails até a caixa de entrada ficar vazia.

O uso da internet, sobretudo durante o trabalho, também deve ser limitado. Devemos trabalhar, se possível, desligados da net, fazer um plano de trabalho, focarmo-nos no que estamos a fazer e cultivar a disciplina para que consigamos mantermo-nos afastados das distracções.

Os papéis devem ser tratados de imediato - arquivados ou deitados fora. E, se possível, reduzir a quantidade de papel na nossa vida...

As nossas responsabilidades também devem ser alvo de uma limpeza. Primeiro, listar em quantas coisas estamos envolvidos e quais responsabilidade temos; depois, fazer uma pequena lista daquelas que são, de facto, as mais importantes - e, finalmente, eliminar as outras. Devemos arranjar tempo para fazer aquilo de que gostamos e ser capazes de dizer não ao que não interessa.

Estabelecer rotinas diárias simples é mais um passo para a simplificação. As rotinas da manhã e da noite são as mais importantes e devemos cultivar e acarinhar estas rotinas no nosso dia a dia, pois ganharemos mais serenidade e mais tempo.

Destralhar é também fundamental para uma vida simples. O que não interessa, não faz falta, não tem utilidade, vai fora - coisas materiais e não só...

E por fim, desacelerar... Uma vida mais lenta traduz-se em mais liberdade, mais tranquilidade, mais felicidade... Conduzir mais devagar, andar mais devagar, trabalhar mais devagar, comer mais devagar... Porque é que andamos sempre tão apressados? Temos mesmo assim tanta pressa a toda a hora ou essa velocidade já está tão enraizada em nós que não sabemos como desacelerar?


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!


6 comentários:

  1. Muito bom este esquema. Ajuda bstante ver os teus apontamentos.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo! O Leo Babauta é ótimo, gosto muito do que ele escreve.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo resumo do livro do Leo! Tb sou completzmente fan. Mas évtão dificil implementar estas ideias aparentemente tao simples. Na maior parte dos dias sinto q eles me escapam! Enfim, sempre a aprender!
    Bjs e obrigada pelos posts interessantes!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Rita por mais um post inspirador!

    ResponderEliminar
  5. Já li esse livro e achei realmente muito interessante e inspirador, estou tentando aplicar as coisas que ele ensina.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...