Uma das coisas que alterei em direcção a uma vida mais verde e frugal foi começar a aproveitar melhor a água. A água da chuva, a água do banho que fica a correr enquanto não vem quente e a água para lavar os dentes.
Para apanhar a água da chuva uso um canteiro na varanda voltado para fora. Confesso que tenho algum receio que o canteiro fique tão cheio de água e tão pesado que caia lá em baixo na rua...
À medida que for enchendo, vou esvaziando a água para um garrafão de 5 L e uso depois para regar as flores. Como a água da chuva não tem minerais dissolvidos, geralmente adiciono adubo para as plantas.
Aproveito também a água do banho, aquela que fica a correr enquanto não vem a água quente. Arranjei dois baldes, um para cada banheira, onde colocamos o chuveiro a deitar água, que depois usamos na sanita.
É verdade! Eu, como boa cientista que sou, fiz a experiência.
Lavando os dentes normalmente, sem copo e abrindo a torneira de vez em quando (mas não a deixo aberta enquanto escovo os dentes), gasto 2 litros de água!!! Dois litros! Nunca imaginei que fosse tanto... Fiquei mesmo chocada... O J. só gasta 1 litro...
Depois experimentei com um copo com 250 mL de água. Mergulhei a escova no copo, lavei os dentes, lavei a escova e ainda fiquei com água para lavar o lavatório como faço sempre... Ou seja, o uso de copo para lavar os dentes passou a ser obrigatório cá em casa!
Feitas as contas, e considerando que lavo os dentes em casa pelo menos 2 vezes por dia, ao fim do ano são 1460 litros; usando o copo são apenas cerca de 183 L, ou seja, menos 1277 litros...
tenho uma tia que começou a fazer isto há dois meses. numa casa de duas pessoas a conta da água caiu para metade! com o copo para lavar os dentes e o baldinho na banheira! boa dica :)
ResponderEliminar***
Olá rita, fiquei chocada com a quantidade de água que se gasta a lavra os dentes! vou começar a usar copo.
ResponderEliminarbeijinhos e um bom ano para ti
Desde que fui pela primeira vez a casa do meu namorado incorporei logo um hábito cá em casa. Dentro do lavatório tenho sempre um alguidar - bonito! - para reservar toda a água da lavagem de mãos, dentes, etc. e uso-a sempre para despejar na sanita. Tenho poupado muita água desta forma. Em 2012 vou implementar o copo para lavar os dentes. Nunca pensei que fizesse tanta diferença!
ResponderEliminarObrigada pelas dicas ;)
Sara
xx
Sim resulta e é óptimo sentirmos que estamos a poupar a carteira e o planeta. Sempre gostei muito das dicas dos teus posts verdes, ajudam-nos a ser pessoas mais conscientes!
ResponderEliminarAnuskas
Já há algum tempo que eu aproveito a água do duche que sai antes de aquecer (tenho 3 garrafões no WC!!) e utilizo tanto na sanita, como para limpezas e até para lavar roupa delicada à mão. Nota-se a diferença.
ResponderEliminarO copo para escovar os dentes também é uma boa técnica para poupar água.
Quanto à água da chuva, pode ser usada tanto para regar plantas como até para usar no ferro de passar!!! (depois de filtrada de impurezas)http://ecologicaquem.blogspot.com/2010/10/nova-informacao.html - assim escusa-se de comprar água destilada...
Votos de Bom Ano e Sucesso para esta tua caminhada.
Sabes, Rita, acho que todos temos consciencia desse mau uso da água. Mas apresentando a questao assim, com valores, é mesmo chocante. Acho a tua experiencia muito útil e foi bom teres partilhado. Afinal, usar um copo é tao fácil, porque nao?
ResponderEliminarGostei da tua ideia para recolher água da chuva! Uma boa ideia para quem vive num apartamento, sem dúvida (porque com baldes nao iria funcionar).
Beijinhos e um bom 2012 para ti e para os teus
Rita, vou criar um link para este post num que vou fazer no blog sobre dicas de poupar água.
ResponderEliminarEspero que não te importes!
Sara
xx