30/12/2011

Aproveitar água e usá-la para outros fins

Uma das coisas que alterei em direcção a uma vida mais verde e frugal foi começar a aproveitar melhor a água. A água da chuva, a água do banho que fica a correr enquanto não vem quente e a água para lavar os dentes.


Para apanhar a água da chuva uso um canteiro na varanda voltado para fora. Confesso que tenho algum receio que o canteiro fique tão cheio de água e tão pesado que caia lá em baixo na rua...
À medida que for enchendo, vou esvaziando a água para um garrafão de 5 L e uso depois para regar as flores. Como a água da chuva não tem minerais dissolvidos, geralmente adiciono adubo para as plantas.

Aproveito também a água do banho, aquela que fica a correr enquanto não vem a água quente. Arranjei dois baldes, um para cada banheira, onde colocamos o chuveiro a deitar água, que depois usamos na sanita.

É verdade! Eu, como boa cientista que sou, fiz a experiência.
Lavando os dentes normalmente, sem copo e abrindo a torneira de vez em quando (mas não a deixo aberta enquanto escovo os dentes), gasto 2 litros de água!!! Dois litros! Nunca imaginei que fosse tanto... Fiquei mesmo chocada... O J. só gasta 1 litro...

Depois experimentei com um copo com 250 mL de água. Mergulhei a escova no copo, lavei os dentes, lavei a escova e ainda fiquei com água para lavar o lavatório como faço sempre... Ou seja, o uso de copo para lavar os dentes passou a ser obrigatório cá em casa!

Feitas as contas, e considerando que lavo os dentes em casa pelo menos 2 vezes por dia, ao fim do ano são 1460 litros; usando o copo são apenas cerca de 183 L, ou seja, menos 1277 litros...

6 comentários:

  1. tenho uma tia que começou a fazer isto há dois meses. numa casa de duas pessoas a conta da água caiu para metade! com o copo para lavar os dentes e o baldinho na banheira! boa dica :)
    ***

    ResponderEliminar
  2. Olá rita, fiquei chocada com a quantidade de água que se gasta a lavra os dentes! vou começar a usar copo.
    beijinhos e um bom ano para ti

    ResponderEliminar
  3. Desde que fui pela primeira vez a casa do meu namorado incorporei logo um hábito cá em casa. Dentro do lavatório tenho sempre um alguidar - bonito! - para reservar toda a água da lavagem de mãos, dentes, etc. e uso-a sempre para despejar na sanita. Tenho poupado muita água desta forma. Em 2012 vou implementar o copo para lavar os dentes. Nunca pensei que fizesse tanta diferença!
    Obrigada pelas dicas ;)

    Sara
    xx

    ResponderEliminar
  4. Sim resulta e é óptimo sentirmos que estamos a poupar a carteira e o planeta. Sempre gostei muito das dicas dos teus posts verdes, ajudam-nos a ser pessoas mais conscientes!

    Anuskas

    ResponderEliminar
  5. Já há algum tempo que eu aproveito a água do duche que sai antes de aquecer (tenho 3 garrafões no WC!!) e utilizo tanto na sanita, como para limpezas e até para lavar roupa delicada à mão. Nota-se a diferença.
    O copo para escovar os dentes também é uma boa técnica para poupar água.
    Quanto à água da chuva, pode ser usada tanto para regar plantas como até para usar no ferro de passar!!! (depois de filtrada de impurezas)http://ecologicaquem.blogspot.com/2010/10/nova-informacao.html - assim escusa-se de comprar água destilada...

    Votos de Bom Ano e Sucesso para esta tua caminhada.

    ResponderEliminar
  6. Rita, vou criar um link para este post num que vou fazer no blog sobre dicas de poupar água.
    Espero que não te importes!

    Sara
    xx

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...