16/12/2011

Simplificar a minha vida online

aqui tinha falado da simplificação da minha presença online, mas ainda muito tinha ficado por fazer.

Esta semana andei a tratar do Facebook e do Flickr

Flickr
Tenho uma conta Pro que acaba daqui a uns dias e não a vou renovar. Tinha muitos albuns e centenas de fotos. Apaguei a maior parte. Deixei as que gosto mais. Não tenho fotos dos miúdos, visto que os albuns do Flickr são públicos. A partir de agora usarei o Flickr para mostrar apenas as minhas melhores fotos. Já não o vou usar para fazer backups (se bem que os albuns podem ficar privados). Quanto menos coisas minhas estiverem online, melhor. Também removi vários users da minha lista de contactos, sobretudo aqueles que não colocam fotos há muito tempo ou aqueles cujas fotos não me interessam. E para acabar, saí de vários grupos e acabei com um grupo que eu própria tinha criado...

Facebook
Só aceito pessoas que de facto conheço pessoalmente ou pessoas que conheço da blogosfera mas com as quais tenho uma relação mais além do ler/comentar blogs. Não aceito pessoas que não conheço (ou pessoas que não me interessam). 
Em relação às fotografias, tinha dezenas de albuns. Apaguei a maioria e deixei só fotos giras/interessantes/importantes. Tirei a maioria das fotos dos meus filhos, se bem que o meu perfil só pode ser visto por amigos, mas nunca se sabe...
Odeio os jogos do facebook. Gosto dos wall posts e de status updates, pois assim sei o que se passa na vida das pessoas que me interessam (por exemplo, ontem soube que uma colega está grávida!). Também gosto de partilhar links que vou encontrando que podem ser interessantes para mais alguém.

O fenómeno "quit facebook" tem-se espalhado de forma viral pela internet, e em todo o lado encontramos posts do tipo "why I quit facebook" ou "reasons why you should quit facebook".

Eu não perco assim tanto tempo quanto isso no facebook, portanto não estou a pensar apagar a minha conta.

Adorei ler este post da Laura sobre uma boa utilização do facebook e este da Katy sobre a sua saída do facebook.

Bons argumentos para encerrar a conta podem ser vistos neste video (vale a pena!):



8 comentários:

  1. os albuns do flickr não são públicos. só o são se dermos permissões para isso.

    ResponderEliminar
  2. O melhor de tudo, é não aderir a nada disso:P
    :) Eu não uso o facebook e muitas vezes sou vista como "estranha": "Não tens facebook??? Como é que isso é possível???" - lol

    O facebook é muito mais perigoso do que possa parecer e as pessoas usam-no de ânimo leve, deixando assim uma porta aberta para quem quiser entrar nas suas vidas. Que necessidade tem de fazer isso???

    Se te pedissem para colocar uma foto tua, tirada por exemplo na praia, num placard da entrada do teu prédio, irias encarar da mesma maneira? Claro que não.
    Dirias: "eu exposta assim para toda a gente ver?!!!" - E isto era só para aquele número de pessoas...e os milhões que podem aceder à tua página na internet?
    É a mesma coisa no facebook apesar de as pessoas inocentemente considerarem que não.

    É como aqui na blogosfera. Que necessidade têm os bloggers de colocarem To-do-lists? Porque pensarão elas que todas as suas tarefas serão interessantes para os outros?

    Este é um assunto que daria muito que falar...mas pronto, foquei, o que na minha opinião é o mais preocupante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Senhor/senhora anónimo, tal como escrevi, eu sei que os álbuns do flickr podem ficar privados. Os meus são públicos pois o objectivo do flickr é partilhar fotos com uma audiência mais alargada - não é o mesmo que o facebook.

    Kyla, é verdade, temos que ter muito cuidado com o colocamos online... Em relação à blogosfera e ao que aqui escrevemos, já falei um pouco sobre isso aqui:
    http://busywomanstripycat.blogspot.com/2011/10/por-que-e-que-eu-adoro-blogosfera.html

    ResponderEliminar
  4. Tal como a Kyla, não tenho conta no facebook. Antes da era do facebook era feliz, mesmo não sabendo notícias do fulano e do cicrano (aliás as pessoas que me são realmente importantes sei delas, de qualquer maneira). E agora com o facebook e sem conta continuo a ser feliz igualmente. Assusta-me a exposição a que se prestam as pessoas e assusta-me o lado subversivo do FB mesmo numa utilização regrada e consciente. Para mim o facebook desumaniza as relações, os contactos pessoais. Notícias importantes já não se dão por telefone, ou num contacto directo. A vida de toda a gente passou a acontecer online.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita,
    Estou plenamente de acordo contigo, a minha conta do FB é só para família e amigos que conheço pessoalmente.
    Não aceito amizade de pessoas que não conheço ou de amigos de amigos... se as pessoas ficam chateados....temos pena, mas não aceito!
    Se me procurarem não podem coscuvilhar quem são os meus amigos nem nada sobre mim.
    Fotos? Só a do perfil para verem quem sou, nada mais... e chega...o resto é insignificante...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca tive facebook, nem flickr, essas coisas! E a mim não me fazem falta mas conheço pessoas que dão a saber tudo o que fazem, onde quer que vão tiram fotos e colocam lá. Eu cá gosto de privacidade e de contar pouco sobre mim... São feitios!
    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  7. Olá, gostei imenso do seu blog, é refrescante ler sobre uma perspectiva não consumista. Espero que não se importe mas fiz uma referencia no meu blog http://sersenhora.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu faço no Google reader o que fizeste no Flickr, tudo o que é blog que já não posta há mais de 2 meses, ou não posta nada com que me identifique, apago do reader. Tento fazer esta limpeza com alguma regularidade, tenho horror a acumular "coisas" que não uso, mesmo no mundo virtual.

    Bjinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...