28/12/2011

Um 2012 simples


Faço sempre resoluções para o Ano Novo, mas geralmente não resulta porque a) quero sempre tanta coisa que b) acabo por não cumprir nem metade e c) isso é desmotivante... Das 13 resoluções que fiz para 2011, cumpri 5 e meia. Uma taxa de sucesso de 42% não é grande coisa...

Há muitos minimalistas famosos, como o Leo e o Joshua, que vivem sem objectivos. Não ter objectivos permite-lhes viver com menos stress e ser mais produtivos e felizes. Viver sem objectivos significa não estar sujeito a acções diárias, semanais, mensais ou anuais pré-definidas. Viver sem objectivos significa simplesmente fazer. Fazer todos os dias aquilo de que gostamos.

Eu não chego a esse extremo e gosto de ver as coisas escritas para não me esquecer do que pretende alcançar. No entanto, já não faço listas enormes de coisas para fazer, que só me traziam ansiedade, por não ser capaz de fazer tudo em tempo útil. Este ano decidi ser mais realista e menos ambiciosa. Graças ao meu novo estilo de vida minimalista, disse não a muitas coisas e agora consigo focar-me mais no que realmente é importante para mim.



A semana entre o Natal e a passagem de ano é uma altura estranha, como refere a Barrie. Geralmente tiro sempre esta semana de férias e aproveito para ficar em casa. Faço algumas arrumações, destralho mais um bocadinho, leio muito, e penso no ano que aí vem.

A Barrie tem um post óptimo sobre maneiras de preparamos o nosso desenvolvimento pessoal para 2012.
É um processo de reflexão dividido em 12 partes. Ao reflectir sobre alguns desses pontos, estabeleci objectivos que me parecem realistas e atingíveis. Nos próximos posts vou falar um pouco sobre o que tenciono fazer para atingir cada um destes objectivos.


1. Físico
~ alcançar a melhor forma física de sempre
~ melhorar o meu ténis

2. Alimentação
~ comer mais fruta, legumes e sementes
~ fazer refeições super saudáveis para a família

3. Relações
~ mais tempo de qualidade com a família
~ criar/estabelecer tradições familiares

4. Intelecto
~ ler 2 livros por mês
~ fazer puzzles

5. Hábitos
~ levantar-me cedo sempre
~ seguir as rotinas da manhã, da tarde e da noite
~ 1 dia por semana sem ligar o computador

6. Finanças
~ poupar 40-50% do que ganho
~ viver de forma mais frugal e verde

7. Trabalho
~ escrever/publicar 6 artigos
~ fazer todo o trabalho de laboratório e não procrastinar

E é isto! 

Boas entradas para todos vós!



12 comentários:

  1. Olá, comecei a ler-te há pouco tempo mas já li muito do blog e estou encantada. Pela forma como te organizas, pela motivação que tens em alcançar um estilo de vida minimalista, etc. Penso que, por muito que admire, nunca conseguirei realizar tal mudança na minha vida, não sou organizada e disciplinada o suficiente. Quanto aos planos de ano novo há muito que deixei de os fazer precisamente pela frustração que era depois verificar que não os tinha cumprido... Feliz Ano Novo e muitas realizações para ti!! Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. Rita, estou a fazer o mesmo, embora va dividir por meses. Dp partilho contigo. Os teus parecem me mto bons. Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. O meu grande problema é procrastinar e medo de ousar.
    É uma coisa a tentar melhorar em 2012.
    Bjs e com ano para vocês

    ResponderEliminar
  4. Como eu entendo o que escreves, eu sou a Maria das listas interminaveis.. E depois fico frustada! Gosto da forma como organizaste as tuas resoluções... Vou seguir um bom exemplo. Bom ano

    ResponderEliminar
  5. Parece bem! E dentro so Simplex. As minhas também estão mais ou menos dentro desse ritmo... Um bom dia, beijinhos *ps: Excepto a parte do não ligar o pc um dia por semana. Não sei se consigo, ou se quero tentar.

    ResponderEliminar
  6. rita, parece-me que vais ter um excelente 2012! um bjnho e obrigada pela partilha (por cá, este teu espaço já foi motivação para organizar/planear os meus objectivos para 2012 nas diversas áreas da minha vida).

    tudo de bom!

    ResponderEliminar
  7. Rita sinto-me algo frustrada por não ter conseguido cumprir algumas das coisas que escrevi sim. Vamos ver o que acontece em 2012.

    Obrigada por este 2011 na companhia do teu blog/blogs que tanto aprecio.

    Que 2012 te dê muitas alegrias para nos contagiares.

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  8. Descobri o blog há poucos dias, adorei.
    Vou seguir alguns exemplos, outros já os sigo, cada dia dedico uns minutos para ler os posts mais antigos (parece que ando a cuscuvilhar, mas não) apenas por puro interesse por uma vida mais verde e sustentável, adoro mesmo as ideias. Obrigada
    Li

    ResponderEliminar
  9. Eu achei interessante este tipo de estratégia mas não funciona comigo. Acabei por estabelecer a lista de 101 coisas a fazer em 1001 dias com tarefas delimitadas que eu possa completar pois estas em "aberto" não funcionam comigo-preciso de ter metas muito concretas para me sentir motivada a concluí-las.
    Sobretudo temos de arranjar um sistema que funcione conosco e pronto.
    beijocas e bom ano linda

    ResponderEliminar
  10. Posso fazer "copy paste" dos objectivos para 2012???? é que é mesmo isto! tudo o que realmente é importante! claro que não vou fazer, mas fiquei pasmada com a acertividade dos objectivos! alguns vou adaptá-los!
    Estou a adorar o teu blog e tens sido uma inspiração cá por casa! já seguimos diariamente algumas das tuas dicas!
    Obrigada. Maravilhoso 2012!
    espreita se quiseres,
    http://comoaguaparaochocolate.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...