14/12/2011

Projecto usa tudo ~ Wear it all project

A Courtney Carver do blog Be More with Less criou o Project 333, que basicamente consiste em escolher 33 peças de roupa e acessórios (excluindo roupa interior, roupa de dormir, roupa para fazer desporto e roupa específica para o trabalho) e usar apenas essas 33 peças durante 3 meses. O projecto alcançou imensa fama na blogosfera, sobretudo entre minimalistas, quer moderados, quer radicais. Li muitos testemunhos de pessoas que seguiram o Project 333 e dizem que, além de fácil, sentiram-se muito mais livres, pois acabou a obrigação/expectativa de seguir modas e ter muita roupa.

Pensei seriamente em experimentar o Project 333. Até escolhi as 33 peças. Mas depois pensei que em vez de me restringir a 33 peças de roupa e acessórios, o que eu devia fazer era tentar usar tudo o que tenho (que já não é assim tanto quanto isso, depois disto tudo). Toda a roupa, todos os sapatos, toda a bijutaria, todas as malas e cintos, toda a roupa interior, tudo. Assim, determinava de forma empírica a roupa que realmente uso e me faz falta, e a roupa que não uso e que, portanto, pode ir fora.

Lembrei-me então de criar o meu próprio projecto -  "Wear it all project", ou "Projecto usa tudo" (ou projeto, como quiserem...). 

As regras são:

1. Fotografar toda a roupa e acessórios e imprimir as fotos. 

2. Incluir toda a roupa (interior, desporto, dormir, andar por casa, etc.) e todos os acessórios (sapatos, malas, bijutaria, cintos, etc.).

3. Usar (ou tentar usar) cada peça pelo menos 1 vez ao longo de 1 ano (excepção feita para roupa para ocasiões/climas específicos, como roupa para a neve, vestido de casamento, etc.).

4. Todos os dias, riscar nas fotos as peças que estão a ser usadas pela primeira vez.

5. Ao fim de 1 ano, as peças que não tiverem sido riscadas, ou seja, o que não foi usado nem uma vez, vai fora (para dar, vender, ou para o lixo se estiver em más condições).

6. Esta regra é opcional, mas é a mais divertida. Todos os dias, fotografar a fatiota (assim é mais fácil para controlar o que já foi usado). A fotografia é só da roupa usada durante o dia (não é preciso fotografar a roupa de dormir e muito menos a roupa interior! Mas estas também têm que estar fotografadas e devem ser riscadas da foto quando usadas).

7. Claro que se podem comprar novas peças ao longo do ano, que devem ser fotografas - e usadas!

Já fotografei a maior parte das minhas roupas, fiz mosaicos com as fotos e imprimi.


Agora é ter as folhas acessíveis e não me esquecer de riscar as peças que já usei.

Começo este projecto a 1 de Janeiro de 2012. Vou mesmo tentar tirar fotos dos outfits diários e pôr no flickr num álbum específico (não quero pôr aqui no blog para não o entupir com fotos narcisistas minhas todos os dias).

Alguém se quer juntar a mim neste projecto??



22 comentários:

  1. Rita
    Nao imagina como uso o seu blog para me incentivar. Minha casa esta maravilhosamente vazia, sem as tralhas todas que dei. Minha vida deliciosamente livre. E leve. E quero cada vez mais. Por isso tentarei a dica das roupas.
    Um beijo
    carol

    ResponderEliminar
  2. Rita, outra ideia é forrar a porta do guarda-fatos por dentro com fotos dos conjuntos que vestimos todos os dias. Quando se acorda de manhã temos ao nosso dispor imensas combinações...

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  3. que desafio! eu em janeiro vou mudar de casa. vou para a minha casa! e os teus conselhos têm sido fantásticos na destralhização da minha vida! vou adaptar o desafio. só irá para o meu roupeiro o que eu usar! tudo o resto vai para dar para outro roupeiro! só sai da mala o que for usado. sem pressa de encher e com muita vontade de manter vazio. vou dando noticias :)
    ***

    ResponderEliminar
  4. Rita,

    Li este método há um tempo e achei bastante prático:
    "Se você usa cabides e quiser facilitar a próxima reorganização, use o velho truque dos cabides invertidos: ao recolocar as peças no guarda-roupa, ponha todas com o cabide invertido, com o gancho apontando para o lado que você normalmente não usa.
    Quando você usar uma peça, ao recolocá-la no cabideiro, use a direção normal do cabide. Ao final da estação, as peças que ainda estiverem com o cabide invertido serão as que você não usou nenhuma vez, e bastará decidir o que fazer com elas!"

    http://www.efetividade.net/2011/09/19/pareto-o-economista-italiano-que-ensinou-como-organizar-seu-roupeiro/

    Filipa

    www.welc-home.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito deste tipo de projecto... parecido com o do blogue "Um ano sem zara". Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Olá! Esses projectos (tanto o original como o teu) são muito interessantes, até porque te obriga a pensar em diversas formas de combinar as mesmas peças. Lembrei-me de um desafio de uma jornalista alemã que durante um ano usou sempre o mesmo vestido (aliás, penso que eram 2 vestidos, mas iguais), mas combinava-o sempre com peças diferentes ( http://www.daskleineblaue.de/?page_id=124 - se quiseres dar uma espreitadela). beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Nem sabia que havia ideias para isso!! Eu sou uma visionária por obrigação, eh eh eh (que infelicidade, oh meu Deus...). Acho que não tenho 33 peças de roupa para esta estação... A minha gaveta das camisolas conta com cerca de 7 ou 8, já com dois vestidos incluídos, e outros tantos pares de calças... O que tenho mais são básicos (interiores, peças como camisolas intermédias, collants, meias, etc...).
    Combino sempre que posso o que tenho com outras peças e bijuterias para ser sempre diferente. O calçado é que não varia muito: 2 pares de botas pretas e um par de castanhas, todas de cano alto.

    A verdade é que, por muito que me apele a compra, acabo sempre por me sentir culpada pois sei que o que tenho é suficiente para andar bem vestida e arranjada, e esse dinheiro pode fazer falta para outras coisas mais importantes para as piolhas... Já comprei por impulso mas agora acho que sou demasiado controlada...

    Não vou ser tua companheira neste desafio mas vou acompanhá-lo, pode ser? :) (a menos que, forçosamente já o seja lol)

    Boa sorte e boa continuação!

    PS- gosto da tua decoração!

    ResponderEliminar
  8. Olá, desde que descobri o teu blog, que tenho vindo a pôr em prática algumas dicas de minimlismo. Gostava de te acompanhar neste projecto da roupa mas acho que ainda não estou preparada para tal, tenho de ir com calma pois sou um pouco materialista. Eu chego lá, com tempo chego lá. Desejo-te sucesso. Bjinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita,
    É um bom projecto, vou aderir, mas adaptá-lo ao meu estilo de vida. Gostei muito:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Estou tentada em aderir! Vou ver se consigo...bem preciso. Beijinhos e obrigada pela ideia!

    ResponderEliminar
  11. Eu olho para a roupa e sapatos que tenho e sei perfeitamente aquilo que nao uso de uma estação para a a outra. Aquilo que não visto porque não gosto mesmo acabo por dar quando troco a roupa de uma estação para a outra, o que não visto porque acho que não me fica muito bem, guardo à espera do dia em que vou ficar mais magra (não vai acontecer)... e depois ha aquilo que ja não vestimos mas achamos que pode sempre vir a fazer falta um dia e até gostamos tanto apesar de não usar :)
    Vai dai tambem pode ser porque não tenho assim tanta roupa como isso :)
    Mas bem, a tua ideia é uma forma de organizar bem a coisa :)

    ResponderEliminar
  12. Olá. Acho que nunca comentei aqui, mas sigo este canto com muita atenção. Tem me incentivado imenso e já consegui convencer o meu companheiro a aderir (ou pelo menos tentar) esta coisa da "destralha".
    Já tenho o meu roupeiro quase vazio e só preciso de uma gaveta para as blusas, que ainda assim lhe sobra espaço (isto para a roupa de Inverno). Falta fazer o mesmo à roupa do companheiro que tem o seu lado do roupeiro a abarrotar e três gavetas de camisolas também sem espaço para mais (e ainda dizem que as mulheres é que são consumistas hehe).
    Ainda assim vou aderir a este projecto, pois ainda acho que tenho alguma roupa que não uso muito e é um bom exercício para fazer combinações.

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Ola Rita, passo por cá quase todos o dias. Adoro o seu blog. Ainda ontem lembrei me de si e dstralhei o quarto da minha princesa.:) Estou mesmo mesmo tentada a participar neste eu projecto... os dois sao muito interessantes. Ainda tenho mais uns ias para ganhar coragem total, sim porque eu sou das que tenho roupa a mais e nao consigo combinar varias maneiras a mesma peça. alias sinto que preciso mais do Projecto 333. Vamos ver.Obrigada pelas dicas. Um Santo e feliz Nata para todos. beijinhos de Tolouse Franca

    ResponderEliminar
  14. Adorei a ideia. Não sei se conseguirei cumprir uma vez que não sou muito disciplinada mas vou amadurecer a ideia e talvez experimente!!

    ResponderEliminar
  15. Fiz algo parecido. Infelizmente, ainda não postei no meu blog, mas eis o resumo:

    1. Seis meses de prazo pra usar tudo, com exceção de roupas de inverno e vestidos de festa.

    2. Mudei TODAS as peças de lugar. Voltava-as para a gaveta original depois de usar (era minha forma de controlar o que era usado). Para as peças penduradas, usei o truque de inverter o gancho do cabide.

    3. Fotografei o que usava (não todos os dias, mas quando usava cada peça pela primeira vez). Além de ter agora um inventário do guarda-roupa, as fotos ajudavam a ver o que ficava bem. Fotografei-me de frente, de costas e de perfil.

    4. Tudo o que não foi usado ou não ficou bem, foi doado ou presenteado. Saíram MUITAS sacolas do armário.

    Acabei em maio e, de lá pra cá, muito mais coisa saiu do armário. Houve roupas que só usei pra cumprir o desafio, por exemplo; quando percebi isso, eliminei-as.

    Resultados:
    - Armário mais arrumado e mais funcional.
    - Peças que me favorecem.
    - Compras reduzidas a quase zero durante 2011, porque vi que, realmente, tinha coisa demais.

    Felicidades no seu projeto! :)

    ResponderEliminar
  16. OLá Busy Woman:) Este Blogue fora-me recomendado por uma amiga. Hoje é a primeira vez que o consulto. Estou a gostar, quando sorrio para as coisas que os meus olhos estão a ver, significa que estou a gostar e muito! Eu estou em Fase de Tentar Mudar-me e por isso, eu vou alinhar neste teu projecto! Talvez não com fotos assim diárias, mas eu no fundo bem sei que acumulo "trapos" desnecesários... Por isso, I'M IN!
    Já agora...dada a minha tal Fase...também iniciei o Meu Blogue há uns dias. Se tiveres oportunidade, aqui fica: http://vouapontar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita, também resolvi aderir a este projecto mas com algumas diferenças: fotografei toda a minha roupa/acessórios/calçado e organizei em pastas no computador, por categorias (t-shirts, camisolas, calças, etc.), também criei uma pasta "Já usadas 2012" e vou movendo as peças das suas pastas originais para esta pasta. No final do ano o que não tiver sido usado vai ter que ir embora :) Entretanto já fui destralhando mais o guarda-roupa e por isso vou apagando as fotos dessas peças que já não tenho.
    Obrigada pela inspiração! Tenho usado muito mais roupa graças a este projecto e também tenho percebido melhor o que realmente gosto de usar :)

    ResponderEliminar
  18. Rita, agora que 2012 está no fim, como saiu-se nese projeto? usou tudo ou faltou alguma coisa? Achou que foi interessante?
    bjo

    ResponderEliminar
  19. Olá Rita!!!

    Gostei muito da ideia, mas acho que ainda não estou com "maturidade" nesta minha fase de destralhamento para abraçar um processo destes...
    Já doei bastantes roupas, e sei que ainda tenho de mais (sendo que algumas não me ficam bem...) neste momento, o meu método de destralhar roupa é, por um lado, saber o que tenho no armário (sendo que como já doei bastantes coisas, já consigo ver a maioria da roupa), por outro lado, se ao usar a roupa não me senti confortável... essa peça de roupa já não volta para o armário... e assim também tenho reduzido bastante...

    Talvez daqui a uns meses consiga abraçar um projeto destes... até lá vou continuando a inspirar-me por aqui!

    Boa sorte com o projeto, vou acompanhando a evolução!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Acabei minha primeira rodada no Project333 e foi uma experiência fantástica! 33 peças é mais do que precisamos, mesmo. Não tenho um estilo monocromático, abuso das cores (o país tropical as favorece), mas mesmo assim consegui levar o projeto muito bem. Essa semana, estou separando as roupas para mais uma rodada. Sucesso na sua empreitada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...