20/12/2011

Dizer não e simplificar


Se quisermos resumir o minimalismo numa frase, pode ser assim:

~ identificar o essencial e eliminar o resto ~

Quando comecei a ler o Leo Babauta, há mais de um ano atrás, fiz, como ele sugere: 

~ uma lista das 4-5 coisas mais importantes para mim
~ uma lista de todos os meus compromissos e responsabilidades

Comparei as duas listas e comecei a eliminar o que estava a mais na segunda. Comecei a dizer não a várias coisas:

~ Disse não à política - eu era membro de um partido político e tinha alguma actividade a nível local e regional, mas a paixão pela política já era.

~ Disse não a encomendas - adoro costurar, andei muito entusiasmada com a minha loja etsy o ano passado e com todas as encomendas que me faziam, mas o dinheiro extra não me compensa o tempo que gasto. Gosto de fazer coisas para mim, para a família, para a casa, mas não quero gastar mais tempo com isso só para ganhar algum dinheiro. Se me apetecer fazer peças para vender, faço, mas fazer peças por encomenda, com deadlines, é um factor de stress ao qual digo não.

~ Disse não ao twitter (nunca o percebi lá muito bem) e a vários fóruns que frequentava.

~ Disse não a muitos, muitos blogs e eliminei-os do reader; o que eu mais detesto ler (e ouvir) é pessoas a queixarem-se constantemente dos seus trabalhos, e que bom que é sexta-feira e que desgraça que amanhã já é segunda (é que irrita-me mesmo!) - dada a situação, deviam era ficar muito felizes por terem trabalho! A sério, pessoas dessas para mim não dá, nem na blogosfera nem ao vivo.

Mais recentemente, e sobretudo depois de decidir conscientemente que queria tornar-me minimalista, comecei a dizer não a várias coisas no trabalho. O não mais significativo até agora foi a um convite para participar num cruzeiro oceanográfico de 40 dias pelo Atlântico num super navio alemão. 

O livro The Power of Less do Leo Babauta fez-me abrir ainda mais os olhos em relação ao que é importante.  Ele escreve que devemos escolher fazer menos coisas, mas as coisas com mais impacto para atingirmos o nosso objectivo.

Por exemplo, em relação à minha carreira, o mais importante é publicar artigos. Logo, devo dedicar-me a projectos que permitam obter dados publicáveis em tempo útil. O cruzeiro oceanográfico, apesar de ser uma experiência fantástica, não se enquadrava nessa categoria de projectos. Portanto, disse não.

Também tenho simplificado muito as minhas listas de coisas a fazer. A verdade é que ver listas enormes de coisas para fazer provoca-me ansiedade, pois não consigo fazer tudo tão depressa como gostaria. Há muitas coisas que quero fazer mas já não as escrevo. Eu sei que quero fazê-las, e fá-las-hei quando me apetecer ou quando se proporcionar, mas não quero sentir-me obrigada a fazê-las porque estão escritas numa lista. Vai-se fazendo, aos poucos. Vai-se vivendo, com calma, devagar, um dia de cada vez, sem stresses. 

Uma noite destas, por exemplo, tinha pensado fazer uma almofada para o sofá da sala. Ia fazê-la, mas os meus filhos estavam os dois no quarto a ver bonecos na televisão, sozinhos. Se estivessem a fazer alguma coisa mais educativa, como um puzzle ou assim, tinha ido fazer a almofada, mas dada a situação, achei melhor fazermos qualquer coisa juntos. E fomos todos para a sala ver um filme (Monsters vs. Aliens). Muito melhor! A almofada pode esperar.

11 comentários:

  1. Obrigada, Rita, pela inspiração. 2012 está a chegar a todo o vapor e a vontade de aplicar tudo isto é enorme!

    ResponderEliminar
  2. Rita, uma pergunta prática:
    Como é que se elimina blogs do reader? (pergunta parva, eu sei, mas não encontrei numa opção para o fazer)

    Gostei da atitude que tiveste com os teus filhos. Eles merecem toda a nossa atenção.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É, priorizar, ou melhor, saber priorizar é uma necessidade nos dias de hj. E concordo com vc: pessoas q só se lamentam de tdo, não queremos nem aqui, nem fora daqui.
    Beijos da Taís.

    ResponderEliminar
  4. 2012 será o ano de começar estes nãos-e acabar com muita coisa na minha vida e centrar-me noutras realmente importantes.

    ResponderEliminar
  5. conheço o teu blog há dias e já li aqui uns posts que me agradaram imenso, por exemplo, o das vantagens de se ter uma casa pequena :) (eu tb moro num mini T2 e em breve serems 4, é um excelente exercício ao materialismo!)

    em relação a este post, sobre aquilo que verdadeiramente interessa, concordo em absoluto contigo. devemos tentar singirmo-nos ao que é essencial e riscar aquilo que é secundário e supérfluo. parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Kyla, se fores seguidora dos blogs, acho que não dá para eliminá-los no google reader (eu pelo menos não consigo). Tens que entrar no blogger para apagá-los, onde diz Manage, lá em baixo. Só assim é que desaparecem do reader. Os blogs que subscreveste, vais ao reader, passas o cursor pelo blog que queres apagar, de modo a aparecer a setinha de lado, clicas aí e fazes cancelar a subscrição (espero ter explicado isto bem...)

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito de saber destes teus nãos. É mesmo importante estabelecer prioridades e não nos dispersarmos por outras atividades que nos descentram dos nossos objectivos.
    Tal como tu, não me oriento com listas enormes de afazeres (perco logo a vontadinha toda).
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  8. Já consegui. Tenho de arrumar a "casa".
    Faltava-me fazer o login no google, só o tinha feito no blogger.
    Obrigada Rita :)

    ResponderEliminar
  9. Um "apartezinho" :)
    Comentaste no blog "O nome que ainda não sei" dirigindo-te a mim.
    O Blog não é meu. Eu só o sigo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. É impressionante o tempo que gastamos com coisas que nem nos fazem assim tão felizes.
    Tambem vou fazer uma limpeza aos meus contactos do facebook e aos bolgs que sigo porque muitas das coisas não me interessam.

    ResponderEliminar
  11. A tempos gostaria de agradece-la pela dedicação e orientações, só que vou lendo, vou aprendendo funcionabilizando os posts...

    Hoje, buscando um post específico, tomei tempo pra ler mais e dou com esse trecho: Eu sei que quero fazê-las, e fá-las-hei quando me apetecer ou quando se proporcionar, mas não quero sentir-me obrigada a fazê-las porque estão escritas numa lista. Vai-se fazendo, aos poucos. Vai-se vivendo, com calma, devagar, um dia de cada vez, sem stresses.

    É o básico e é tudo também!
    É o meu objetivo, vc foi ao ponto do pq quero essa mudança.
    Seu bloga vale muito a pena!
    Bj

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...