26/10/2013

Aproveitar a mudança da hora

O amigo despertador...

Eu falo muito e há muito tempo sobre acordar cedo, aproveitar as manhãs, sermos mais produtivos, termos tempo para aquilo que é realmente importante, abrandar... Eu gosto de me levantar cedo, é verdade. Gosto de ter aquelas horas para mim, enquanto o mundo ainda dorme. E, de facto, levanto-me cedo muitas vezes.

Mas vou ser sincera - ainda não é um hábito. Levantar-me cedo não é um hábito meu. Sim, eu levanto-me cedo, menos dias do que gostaria, porque faço um grande sacrifício para tal. Outros dias simplesmente volto para a cama e adormeço. Porquê? Porque o hábito de levantar cedo nunca ficou bem estabelecido, apesar de fazer isto on and off há muito tempo...

Todos os blogs, sites, livros sobre como acordar cedo dizem que a alteração da hora de acordar deve ser gradual. Acordar 10-15 minutos mais cedo durante uns dias, depois mais 10-15 minutos durante mais uns dias, e por aí fora até chegar à hora desejada. Eu nunca fiz isto. E penso que é por isso que o hábito nunca se formou; apesar de conseguir levantar-me cedo uns dias, noutros é simplesmente impossível. Um hábito é uma acção que fazemos sem esforço, sem pensar. Levantar cedo, para mim, é um esforço, é um sacrifício que faço muitas vezes porque gosto do resultado, mas não é uma coisa natural nem fácil.

Decidi, então, fazer uma tabula rasa. Decidi focar-me na formação do hábito de levantar cedo, de acordo com as regras. Decidi tomar como ponto de partida a minha hora limite para acordar, as 8h (mesmo ao fim de semana não consigo dormir mais), e levantar-me 15 minutos mais cedo durante 1 semana, depois outros 15 minutos mais cedo durante mais 1 semana, e por aí fora durante quase 2 meses, até chegar às 6h, que é a hora ideal para mim.

Já tinha o plano todo feito e encaminhado para começar amanhã, domingo, quando me lembrei que amanhã é precisamente o dia de mudança da hora. A hora atrasa, o que significa que amanhã às 7h45, que seria a hora de levantar durante a próxima semana, serão apenas 6h45. Ah, bliss!!

Decidi começar com as 8h como hora de partida. Assim, o meu novo plano é este:

1ª semana - 7h (é às 7h porque a hora muda, mas vai saber a 8h...nem vou acertar os relógios)
2ª semana - 6h45
3ª semana - 6h30
4ª semana - 6h15
5ª semana - 6h00

Ah, estou muito contente com este plano. Por mais que eu tente fazer a minha prática de yoga à tarde, sei bem que de manhã é que me faz melhor. E o levantar cedo de forma consistente é fundamental. É preciso criar o hábito, e os hábitos criam-se aos poucos, gradualmente. Por isso, estou muito contente com a mudança da hora!

E vocês, como vão aproveitar a hora que ganhamos amanhã?

10 comentários:

  1. Ver se faço o mesmo que tu e se ajudo o meu corpo a ter o hábito de acordar às 7h em vez das 8h, sem qualquer despertador. Depois é tentar ir tirando um bocadinho de cada vez para ficar nas 6h/6h30. Já lá vai o tempo em que conseguia ter cerca de hora e meia de manhã só para mim. Deitar tarde, invariavelmente,, faz-me levantar tarde também e parece que o dia não corre da mesma forma.

    Bjs,
    Anabela
    P.S:Adorei a tua mesa no chão, muito convidativa!

    ResponderEliminar
  2. Mesmo a calhar Rita! Ando há tempo para te perguntar sobre um livro que falaste aqui onde descobriste a "tua" melhor hora para acordar. Lembraste de que livro é? Tentei procurar aqui mas já foi há muito tempo e não encontrei.

    Beijinho e obrigada!

    Só Sedas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria este? http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2013/01/destination-simple.html

      Eliminar
    2. Este mesmo Rita!! Muito obrigada :) Também gosto de acordar cedo mas é como tu, uns dias consigo outros não. A principio pensei que seria por causa de não ter a "minha" hora certa, daí querer o livro mas se calhar tb tem a ver com essa mudança gradual que tu dizes. Vou juntar às duas!

      Obrigada!

      Eliminar
  3. Também já tinha pensado em aproveitar a mudança da hora para começar a levantar-me 1 hora mais cedo e hoje, quando o despertador tocou às 7:00 mudei logo a hora do alarme para as 6:00. Mas tornar hábito levantar 1 hora mais cedo implica também tornal habitual deitar 1 hora mais cedo. Esse "pequeno" ajuste vai trazer necessáriamente bastantes alterações nas minhas rotinas; não vai ser fácil mas vai, de certeza, valer a pena. Desejo a todos nós, os que vamos aproveitar o balanço da mudança da hora para mudar o nosso horário de levantar, muita persistência, muita disciplina e também muito prazer neste percurso. Isabel

    ResponderEliminar
  4. Ai, ai, ai... eu acordo às 6h30 todos os dias e tenho de andar bem depressa... O meu objetivo é começar a acordar às 6h para, pelo menos, tomar o pequeno-almoço um pouco mais devagar...

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita há uns meses que sigo o teu blog, mas ainda não me tinha dado para fazer um coment., mas em compensação acho q as pessoas já não me podem ouvir falar no blog...já comecei a fazer alguma destralhar mas vai aos poucos, pelas coisas q vão aparecendo à frente...prioridades mas cada vez q consigo fico feliz!! Andávamos nós a pesquisar sobre uma nova mesa da sala, queríamos uma mais pequena para libertar espaço, quando li o teu post sobre teres eliminado a tua...propus isso cá em casa e foi aceite fim entusiasmo por todos, agora é só arranjar uma com as características q eu quero e realmente teremos muito mais espaço livre. E agora quanto a este post eu levanto-me todos os duas às 6.00 para sair de casa às 7.00 e o meu desejo era fazer um pouco de exercício de manhã, por isso quero aproveitar que o meu corpo está habituado a levantar-se às 5.00 da hora nova e fazer um pouco de exercício logo pela manhã!! Acho q isso me vai dar mais energia para o dia!! Adoro o blog e só te tenho a dar os parabéns por ele é agradecer a partilha! Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Adoro acordar cedo, principalmente para tomar café da manhã(cabeça gorda!!) e para caminhar. Mas confesso que sou mais produtiva à tarde ou à noite.

    ResponderEliminar
  7. Ola Rita!
    Bom, como já disse num comentário noutro post o meu trabalho não me dá um horário fixo e portanto fica-me dificil ter um calendário bem definido do que tenho, quero e preciso fazer...até pq como sou solteira e sem filhos não tenho determinadas obrigações que de outra forma teria.
    Como gosto mt de dormir, custa-me aceitar a ideia de me levantar mais cedo para realizar certas tarefas qd essas tarefas posso-as fazer noutro horario (uma vez que para alem de não ter horario fixo infelizmente não tenho um horário de trabalho muito preenchido). No entanto, assim que mudou a hora pensei que seria uma óptima oportunidade para me levantar mais cedo sem notar tanto a diferença. Inlcusive, ainda no sabado acordei as 5h da manhã e não sei porque não consegui dormir mais...sendo assim decidi levantar-me, preparar qq coisa para comer, colocar uma boa música (optei por Ludovido Eunaudi) e sentar-me em frente ao computador! Plano (feito ainda deitada na cama) era organizar o meu calendário para a semana seguinte, escrever um post para o meu blog já andava a pedir uma actualização à algum tempo (deixo aqui o link para quem quiser saber um pouco mais http://podologista-joana.blogspot.pt/), escolher os proximos temas para o blog e dar-lhes uma data para serem publicados e escritos, organizar as pastas e fotos no meu computador (as q conseguisse)... Pois no final da manhã tinha tudo isso feito e senti-me bastante bem comigo mesma, já para não falar que me senti com mais animo para seguir com o plano que fiz para esta semana com mais entusiasmo. Claro que depois disso não aguentei e aterrei na cama por 1h.
    Conclui que efectivamente levantar cedo faz toda a diferença e que a produtividade é sensacional uma vez que as distracções são muito menores.

    Downside: ontem vi um filme até tarde e hoje apesar de me ter levantado relativamente cedo, a seguir ao almoço (não tinha trabalho da parte da tarde) estava a cair de sono e dormi uns minutos (a siesta)... o problema é que fiquei mole e não consegui cumprir com os planos para o dia de hoje todos... acho que ainda hoje a noite (que devia ser tempo de relax) vou compensar sem me deitar depois da 0h00!!!

    Acho o seu plano Rita sensacional e vou fazer um esforço para fazer o mesmo...ainda que a minha meta é apenas as 8h (não preciso realmente, por enquanto, de me levantar mais cedo, a não ser que tenha consultas logo as 9h).

    Beijinhos mais uma vez e... aqui fico a aguardar novos post inspiradores!!!
    Mais tarde vou tentar colocar aqui se fui ou não bem sucedida no meu novo horário... eheheheh

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita. Também estou nesta luta inspirada por você. Como sei que gosta de aplicativos úteis, aí vai uma dica: se chama Hab it. Se procurar por habitos no na play store irá encontrar. Estou usando e acho muito prático. Além disso motiva a cumprir o hábito em questão. Abraço!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...