07/10/2013

Sentar no chão

No primeiro dia do curso de instrutores de yoga, que fiz em Julho, assustei-me quando vi o espaço onde iria passar 10 horas por dia nos próximos 21 dias. Era um espaço amplo, sem nada. Sem cadeiras, sem mesas, sem bancos. Cada uma de nós tinha o seu tapete de yoga para a prática das posturas físicas, mas então e durante o resto do curso, a muita parte teórica, onde nos iríamos sentar? No chão, claro, em cima dos nossos tapetes.

Os primeiros 3 ou 4 dias de curso sentada no chão custaram-me imenso. Doía-me o rabo, sobretudo o cóccix, e as costas. Já não tinha posição para estar. Mas ao fim de uns dias tudo mudou. Parece que o meu corpo se lembrou que sentar no chão é muito mais natural que sentar numa cadeira. Ao longo daqueles 21 dias, sentar no chão tornou-se muito mais natural que sentar em cadeiras. Eu sempre gostei de me sentar de pernas cruzadas nos sofás e mesmo em cadeiras, e é por isso que nunca perdi a flexibilidade necessária para essa postura, ao contrário da maioria das pessoas da minha idade (e mais novas), mas também me sentava confortavelmente em cadeiras com os pés no chão. 

Após aqueles 21 dias, sentar em cadeiras com os pés no chão deixou de ser confortável. Quando voltei ao trabalho, não conseguia arranjar posição na minha cadeira. Pés no chão nem pensar, mas também não conseguia cruzar bem as pernas. Arranjei outra cadeira que me permite sentar, puxar as pernas para cima e cruzá-las. Em casa, comer à mesa da cozinha também começou a  ser desconfortável. Sentar no chão em vez do sofá começou a ser mais frequente.

Já não bastava ser minimalista, e agora só quero sentar-me no chão?? Fui então pesquisar se isto de sentar no chão é normal...

Claro que é! Sentar no chão faz parte de muitas culturas orientais. No mundo ocidental é que nos habituámos às cadeiras e isso faz-nos perder a capacidade de fazer muitas posturas que são fáceis para as crianças mas dolorosas ou mesmo impossíveis para os adultos. Sentar em cadeiras distende os glúteos, tornando-os fracos e inactivos. Os flexores da anca ficam numa posição contraída demasiado tempo, o que inibe a sua extensão completa. Sentar em cadeiras demasiado tempo tem de facto diversos efeitos adversos na musculatura do corpo. Sentar no chão, por outro lado, é mais natural para o corpo. As crianças sentam-se preferencialmente no chão, não é? Nós é que as empurramos para as cadeiras, porque assim dita a sociedade ocidental.

Depois de pesquisar mais sobre o sentar no chão, fiquei contente por muitas vezes mandar os meus filhos para fora do sofá e para o chão. E agora fui mais longe. Há já uns tempos que não tinha mesa de jantar na sala, que foi para a cozinha, enquanto a da cozinha foi servir de minha secretária. Tinha o tampo da minha secretária antiga (que era um tampo de mesa de jantar) guardado e decidimos fazer uma mesa à nossa maneira. Cortámos os pés e fizemos uma nova mesa de jantar - uma que nos permite sentar no chão, em almofadas, e não em cadeiras. 

Aqui está ela! Faltam as almofadas, que já encomendei, mas há já várias semanas que comemos nesta mesa usando as almofadas do sofá e é uma maravilha!


E antes que chovam comentários indignados a perguntar como é que faço quando recebo pessoas em casa, remeto-vos para este post onde respondo a isso. E antes que perguntem como é que o J. lida com estas minhas ideias, desde que haja comida, para ele está tudo bem.

Num próximo post mostrarei algumas posturas confortáveis para sentar no chão (ver se alguém se entusiasma também!).

39 comentários:

  1. Decididamente isso seria algo que eu não conseguiria fazer, mas acho interessante e o importante é que se sintam bem!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Os indignados que sigam a pastar. pode ser que no próximo verão não haja tanta erva ressequida e mais provavel de incendios rápidos :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei Rita!
    Acho que vou fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Minha cara, quem certamente não te vai criticar sou eu! Como te entendo. Gosto muito mais de comer sentada no chão do que em cadeiras, por muito "mau" que isto possa soar. Sentar no chão para comer é mais acolhedor, mais prazeroso. As pessoas não compreendem esta magia porque são despojadas dela. Mas a verdade é que sentar no chão é um hábito ancestral que se perdeu com a "afectação" da vida moderna e fria. Olha, obrigada por me teres lembrado desse grande prazer, e esta noite vou jantar no chão e lembrar-me de ti por isso. :)

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Foi exactamente o que fiz quando vivia em Lx. Um dia decidi cortar os pés da mesa, que era de madeira, e pintá-la de outra cor. Na minha casa actual a mobília é do senhorio por isso para já usamos cadeiras. Sentar no chão é mais confortável, é uma questão de hábito.

    ResponderEliminar
  6. Aguardo ansiosa pelas posturas, sentar-me no chão é uma coisa que me custa imenso, adorei o post. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto. É aconchegante e só estranha (ou fala mal) eventualmente quem nunca experimentou pelo menos algumas vezes. Como tu própria disseste, não é nenhum bicho de sete cabeças, mas sim uma prática muito frequente na zona oriental, Japão, etc. Os meus parabéns pelo teus companheiros de casa que estão sempre contigo em todos os teus ideiais.
    O único ponto negativo (q não é negativo, apenas menos positivo) que vejo é o teu "des-hábito" nas cadeiras, numa cultura que habitua desde cedo nelas. Espero que não te mudes de país também! Boa semana! =)

    ResponderEliminar
  8. Eu sento-me no chão sempre, excepto quando não posso! Sento-me no chão a trabalhar, a ler, a ver os meus filmes e séries, a comer (quando estou sozinha ou com alguém que não se importe). Até a trabalhar, quando é com crianças - porque os adultos não acham piada a entrar num consultório e sentarem-se no chão - as minhas consultas são no chão!! :D

    ResponderEliminar
  9. Adorei saber que não sou a única pessoa que se senta no trabalho com as pernas cruzadas! Por aqui pareço bicho raro mas, para mim, é muito mais confortável do que ter os pés no chão.

    MG

    ResponderEliminar
  10. Fantástico Rita!! ADOREI!! e acho que vou tentar adaptar mesmo no local de trabalho...
    faz TODO o sentido :)
    Conseguiria viver sem o seu blogue, conseguia... mas nao era a mesma coisa!!! :)) obgda pelos presentes diários....
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita!
    Sigo o seu blog há muito tempo e essa é a primeira vez que comento aqui...
    Sou brasileira e moro no estado de São Paulo.
    Meu marido é árabe e os árabes tem esse costume tb, de sentar no chão.
    Na casa do meu sogro (no Egito) é assim: tiramos os sapatos para entrar e ficamos somente de meias. Sentamos em um tipo de sofá sem pés, que é basicamente composto por almofadas e então nos sentamos no chão para conversar, tomar chá ou assistir televisão. As refeições fazemos tb sentados em almofadas e usamos uma mesa baixa como a sua. É tudo muito simples e parece muito mais natural. Isso me agrada muito.
    O seu blog é muito inspirador! Obrigada Isabele.

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro sentar-me no chão! Desde miúda que me sento regularmente. No meu emprego de vez em quando sento-me no chão ao lado das minhas colegas que estão no banco alto (que não acho nada confortável) a fazer as minhas contas. Chamam-me doida mas é onde me sinto confortável.

    ResponderEliminar
  13. Que bacana Rita. Eu tenho MUITA mania de me sentar de pernas cruzadas, na "posição de índio", como costumamos falar aqui no Brasil. Que bom saber que aposição tem benefícios! Rs

    Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Espectáculo!!! Já estou à espera das posturas. :)

    ResponderEliminar
  15. Trabalho o dia todo sentada em cadeira (8h!) e tenho problema de coluna. No final do dia estou com as costas ardendo!
    Realmente sentar no chão é bem mais natural.
    Hoje já não consigo mais sentar no chão com as pernas cruzadas. Dói minha coluna, pés e pernas.

    ResponderEliminar
  16. sempre adorei sentar-me no chão, e deixei de o fazer quando deixou de haver tapetes no chão (tijoleira é muito frio). mas quando acontece sentar no chão, adoro! dói-me tudo, é verdade, mas revigora-me :)

    ResponderEliminar
  17. Eu não posso continuar a ler este blogue... Fico com vontade de me livrar de tudo o que é material, de começar a cortar pernas (das mesas, claro!), de fazer yoga... Ufa... lol

    ResponderEliminar
  18. Querida Rita, adorei o post! Sabe que eu sempre gostei de sentar no chão ou em cadeiras com as pernas cruzadas... Se estou sentada em qualquer lugar, pode ter certeza de que esta é minha posição. No entanto, o mais difícil para mim é segurar a postura reta... Quando puder, pode nos passar dicas?? Obrigada por nos inspirar sempre a viver uma vida mais simples e feliz! Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro sentar-me no chão! Já morei em um templo hindu e também pratiquei Ioga e é muito mais gostoso tomar as refeições sentadas no chão. Parece que ficamos mais próximos e mais aconchegantes. :)

    grande abraço! Continue com seu ótimo trabalho.

    www.vidaminimalista.com

    ResponderEliminar
  20. Rita... Adorei!
    Obrigada.

    Madalena Nunes

    ResponderEliminar
  21. Rita, onde tiraste o curso de instrutora de yoga? Não sei se já fizeste um post sobre isso, se fizeste diz-me qual é. Estou a adorar o teu blogue, é uma inspiração! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2013/08/de-volta-terra.html

      Eliminar
    2. Obrigada Rita. Já li e gostei muito. :)

      Eliminar
  22. Olá Rita, antes de tudo Parabéns pelo blog!!! Acesso todos os dias mas nunca comentei nada.
    Hoje eu não resisti, ADOREI a sua idéia... para variar. Não consigo parar de pensar na mesa. Tudo se resume a simplicidade... ao básico! Obrigada e muito sucesso!!! Letícia - RJ - Brasil

    ResponderEliminar
  23. Sem dúvida a melhor forma de estar. Mas não sabia que era mais natural para o nosso corpo. Obrigado pela informação. :)

    ResponderEliminar
  24. Sem dúvida a melhor forma de estar. Mas não sabia que era mais natural para o nosso corpo. Obrigado pela informação. :)

    ResponderEliminar
  25. Pessoalmente tenho um grande fascínio pela cultura oriental (principalmente a Japonesa) e lá também se sentam assim no chão e têm esse tipo de mesas (eles até dormem no chão só com uma esteira) - eu adorava experimentar já o meu marido não anda muito pelos ajustes ;)

    Mas sentar no chão?! Sento-me quase sempre. Custa-me horrores quando tenho jantares formais ou vou a algum restaurante e tenho que me sentar de forma "normal", nunca fico bem e acabo sempre por conseguir estar pouco tempo a conviver quando estou assim porque fico com dores nas costas.
    No entanto, ainda bem que tenho amigos e familiares compreensíveis porque sempre que estou com alguém ou vou a casa de alguém acabo sentada no chão (agora tenho a desculpa de estar a brincar com as crianças mas, de facto, é a forma como eu mais gosto de estar).

    Ás vezes até me sentia mal porque estando, por vezes, à mesa com o meu filho (como nunca adopto a postura correcta de uma cadeira - acho desconfortável) sentia algum peso na consciência por estar a ser um mau exemplo...

    ResponderEliminar
  26. Olá!
    Obrigada pela tua dedicação ao blog e à partilha!
    Tb adoro estar sentada no chão mas não o consigo fazer por muito tempo pois as pernas "adormecem".... Algum truque?!
    Catarina Pereira

    ResponderEliminar
  27. Olá! Adorava conseguir sentar-me mais facilmente no chão ou de pernas cruzadas! Facilitaria a minha meditação e não só. Mas fico sempre com dores na zona lombar, as pernas e pés dormentes... Fico à espera das tais dicas para me sentar mais confortavelmente. E adorei a ideia de mesa! Obrigada!

    ResponderEliminar
  28. No chão, sempre que possível. É a posição mais confortável, sem dúvida alguma e a que adopto para ler, tricotar ou crochetar. E claro ajuda imenso a manter a flexibilidade de que necessitamos para o ioga e parece-me que ajuda também a manter a coluna mais direita e descansada. Obrigada pelas partilhas que vai fazendo e que aos poucos me está a ajudar a livrar do que me é tóxico.

    Ana Teresa

    ResponderEliminar
  29. Só me resta dar-te os parabéns por seres fiel a ti própria sem receio do k os outros vão pensar! Parabéns! ;)

    ResponderEliminar
  30. Ola ;) este post fez-me pensar. Tenho tantas dores de costas e ficar o dia todo do trabalho sentada só tem piorado! Será q as posições q Vais mostrar vão ajudar? Espero q sim :) De qq forma estava a pensar criar um canto no quarto da minha filha pr criatividade e leitura, com mesa e cadeira mas acabei de decidir q vai ser mesa e almofadas :)

    ResponderEliminar
  31. Olá Rita,
    muito obrigado pelo teu post, e por todos os outros que não comentei.
    A tua atitude é muito inspiradora,
    e revolucionária.
    Revolucionária, porque se há alguma revolução a fazer
    só pode começar por nós.
    Depois,
    porque mostras como se pode SER
    mais com menos e assim caminhar rumo à individuação.
    O exterior e o interior espelham-se.
    E como vais à frente, os teus posts têm a força do fermento!
    Mário R.

    ResponderEliminar
  32. Olá Rita
    Gostei muito deste teu post, pois eu também não me sento de forma convencional, esticando as pernas sempre que possível. Só que o faço em cadeiras (com os pés em cima de caixotes ou outras cadeiras) ou sofás que eu ocupo totalmente!
    O meu problema não é a superfície mas o levantar e baixar, tens truques para isto também?
    Obrigada pelas boas ideias.

    ResponderEliminar
  33. Rita não tinha tempo de visitar os blogs que mais gosto e sinto que no teu então como na Magda perdi muita coisa, ainda assim o importante está cá a tua essência em cada post. Cá em casa os miúdos comem assim :), eu e o rui na mesa grande. Por vezes a única coisa que temo é comportamentos mais extravasados pela parte deles nessa mesa, ficam mais livres...mas sempre que vão a casa dos meus pais a mesa é das altas eles comportam-se bem na mesma :) Estamos a falar de miúscos de 7 e 4 anos :)
    Saíste na LuxWoman deste mês :). Grata pela tua partilha um bjinho :)

    ResponderEliminar
  34. Sento-me muitas vezes no chão, mas acabo por preferir o sofá ou a cadeira. É para mim muito desconfortável, principalmente porque fico sempre com as pernas dormentes e depois já não tenho posição e o formigueiro torna-se insuportável.
    Isso não acontece contigo, as pernas dormentes?

    ResponderEliminar
  35. Adorei Rita! Eu também gosto imenso de me sentar no chão e provavelmente essa também foi uma das razões pela qual nunca perdi a minha flexibilidade - os meus amigos dizem que sou invertebrada! Ainda não estou preparada para cortar a mobília até porque é recente mas gostei imenso da ideia... vou ter de reflectir nisto... :)

    ResponderEliminar
  36. Durante 2 anos fiz as refeições assim, mas o meu marido detestava, fica muito desconfortável. E sim, quem ia a minha casa nessa altura jantava no chão ou no sofá, claro.
    Descobri o blog há pouco tempo (através do da Magda) mas já estou aqui a começar a pôr em prática alguns conselhos. Parabéns.

    (fiz um post sobre isso aqui http://quaseadultos.blogspot.pt/2013/10/less-is-more.html)

    ResponderEliminar
  37. Adorei Rita.Tenho o mesmo problema com as pernas. Odeio me sentar em cadeiras. Deu até vontade de cortar os pés da minha mesa também. Acho que vou fazer isso. Mesmo porque tenho uma filha pequena que adora subir na mesa. Qual a altura da sua mesa agora? Abraço.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...