24/10/2013

O poder do hábito

A maioria dos especialistas, livros, sites e blogs concordam numa coisa: se queremos mudar os nossos hábitos ou criar novos hábitos, devemos focar-nos num só hábito de cada vez

Nunca gostei desta premissa. Eu queria levantar-me cedo, fazer mais desporto, ir a pé para o trabalho, comer mais verduras, focar-me mais no trabalho, ser mais produtiva, ter mais tempo de qualidade em família - tudo ao mesmo tempo. Não queria focar-me apenas num hábito só... como é que podia focar-me numa só coisa durante 21 ou mais dias até o hábito de formar, e só então focar-me noutro?? 

Então li o livro The Power of Habit de Charles Duhigg - uma leitura apaixonante, cheia de estudos científicos sobre a criação de hábitos e o poder que os hábitos têm na vida das pessoas, das empresas e da sociedade. 

Em relação à tal história de mudar/criar um hábito de cada vez, vários estudos mostraram que quando as pessoas se focam em alterar um hábito, não é só esse hábito que alteram - começam também a mudar outras coisas nas suas vidas. Uma mulher focou-se em deixar de fumar e a partir daí, começou a correr, a comer melhor, emagreceu, a sua auto-estima aumentou. Estudantes universitários que participaram num programa para criar melhores hábitos de estudo começaram também a fumar menos, a beber menos, a ver menos televisão, a fazer mais exercício físico e a comer melhor, apesar destes hábitos não fazerem parte do programa. 

Os investigadores descobriram que quando a força de vontade é exercitada para uma determinada coisa - por exemplo, para estudar durante um certo período de tempo por dia ou para acordar mais cedo, torna-se mais fácil controlar os impulsos que nos levam a fazer coisas que não devemos ou que também queremos mudar.

Em mim, isto é óbvio. Nos dias em que tenho força de vontade suficiente para me levantar cedo (às 6h ou antes), trabalho muito melhor, faço mais coisas, sou mais produtiva, e não chego ao fim do dia cansada. Nos dias em que a força de vontade não é suficiente para sair da cama à hora desejada, o dia corre sempre pior... Para mim, levantar cedo é, sem dúvida, o meu hábito mais importante, aquele que define o resto do dia!

E tu, qual é o teu hábito mais importante?

10 comentários:

  1. Comecei a levantar mais cedo inspirada nas tuas experiências Rita, e tenho me sentido como tu, nos dias que consigo fazer isso me sinto mais ativa, consigo realizar mais coisas e fico menos cansada. Quando chego em casa a noite do trabalho não me sinto tão culpada por ter pouco tempo para minhas atividades além das atividades da casa porque já as fiz pela manhã. Acho que meu hábito mais importante do momento também tem sido este. Junto com ele evoluí minha organização, capacidade de cumprir compromissos comigo mesma (hoje vou estudar tal assunto, comentar nos blogs, etc), consigo manter a casa em ordem. Obrigada pela inspiração.
    Abraços, Ana.

    ResponderEliminar
  2. ~Rita, acompanho sempre o blog, pra mim tbm criar o hábito de levantar + cedo é sem dúvida o mais importante e necessário, mas não consigo (aff) vou me focar nisto e procurar seguir os 21 dias!!!! bjssss

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa leva a outra: se a gente se exercita de manha por exemplo, fica mais disposto, mais feliz e consegue fazer tudo melhor! :) Já consegui mudar alguns hábitos meus e acho incrível esse resultado em cadeia que ele proporciona!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. O meu habito mais importante é meditar pelo menos 30 minutos de manhã e 30 minutos à noite. Quando não o faço porque não me levanto a horas, parece que o dia não corre tão bem. Acho que quando era miúda era-me mais fácil mudar de hábitos agora parece mais difícil. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita! Após uns dias de a começar a seguir, hoje decidi comentar esta sua entrada no blog, porque me diz muito e porque realmente é uma coisa que tenho pensado muito nos últimos tempos (meses).
    Sempre fugi de "hábitos", tudo aquilo que via as pessoas fazer de forma sistemática fazia-me confusão. Nunca gostei daquele “ritual”, “as x horas levanto-me, tomo o peq alm., preparo-me para trabalhar, levo as crianças a escola…etc… qd chego a casa as chaves ficam sempre no mm sitio, a mala sempre na mm cadeira, vou ao supermercado nestes dias etc etc etc. Nunca gostei de regras desse género e talvez por isso me tenha tornado numa pessoa algo desorganizada, distraída e preguiçosa.
    Eu não tenho filhos, não sou casada e infelizmente tenho um trabalho que não me permite ter horário fixo. Nenhum dia de trabalho é igual ao outro, tanto posso ter mt pouco trabalho como mt trabalho. Tenho uma casa, mas vivo em 3 (minha, dos meus pais e do meu namorado, passando muito pouco tempo em cada uma). Trabalho entre o Norte de Portugal (próximo do Porto) e trabalho em Lisboa... Para além disto ainda trabalho em sítios diferentes (dentro dessas cidades).
    Acontece-me imensas vezes ter tempo livre e não saber o que fazer… Tb não vou ao ginásio, não mantenho o meu blog actualizado, etc! No entanto, como estou a planear vir morar com o meu namorado para Lisboa começo a sentir necessidade de me tornar mais dona da minha vida…como se a vida me conduzisse em vez do contrário! E sim.. ganhar HABITOS! Hábitos de criar objectivos e cumpri-los até ao final (falho sempre a meio do caminho), perceber quais são na realidade as minhas paixões e focar-me mais em coisas que poderão impulsionar-me profissionalmente (o meu blog, o meu site que se anda a arrastar para ser feito a quase 2 anos)…etc…
    Desde que comecei a ler o seu blog, ainda que não consiga ser demasiado minimalista, sei que posso sim destralhar a vida e e arrumar algumas “gavetas” e até mesmo deitar fora certos MAUS Hábitos!!! Custa começar… sei que forçada não consigo fazer nada, mas com o tempo acredito conseguir. (peço desculpa pela extensão)
    Obrigada pela sua inspiração!
    Beijinhos, Joana

    ResponderEliminar
  6. Alimentar-me saudavelmente. E a seguir acordar cedo, sem dúvida. Mas a alimentação, a mim, define-me tudo o resto.

    ResponderEliminar
  7. Pra mim tb sem dúvida é quando acordo depois das 8 horas. Se levanto as 6, 6:30 já acordo sem preguiça, acordo com vontade de começar o dia, do contrário meu corpo parece que acorda já cansado e sem pique pra nada.

    ResponderEliminar
  8. Eu li este livro recentemente. Tenho um hábito principalmente que desejo reprogramá-lo, que seria no lugar de passar horas vagando pela internet sem fazer nada proveitoso, estudar para um concurso. Gostei muito do seu blog, baixei seus livros e estou começando a simplificar minha vida. Muito obrigada, tenho você como um modelo, pois você tem uma vida que eu gostaria de levar, meditando , mais tranquila e sem tantas cobranças.
    http://blyza.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Esse texto veio em boa hora!!! Estou em processo de mudanças de hábitos (tomar 2L de água por dia, praticar exercícios regularmente, manter a casa organizada, etc) e por isso gosto de ler sobre o assunto!

    ResponderEliminar
  10. O ano passado foi "o ano em que eu mudei minha vida"! Tudo começou quando comecei a correr de manhã. Um dia no parque perto de casa vi um grupo fazendo yoga e me integrei (mais um habito a partir daí). A mestra desse grupo me ensinou a não comer mais carne (outro hábito bom pra mim). E meditar. Ah, como eu adoro meditar (e como eu me saboto de vez em quando nesse incrível hábito). Mas, de todos, o hábito que decide o dia é sem dúvida deixar as cobertas (e a preguiça) na cama de manhã. É o querer fazer que faz toda diferença. Se eu não quisesse me levantar cedo não teria conseguido nada disso. E, se quero acordar cedo e não parecer um zumbi o resto do dia, tenho que ir para a cama em um horário decente! É... uma coisa leva à outra. Você está coberta de razão. Abraço e bom dia!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...