14/10/2013

Como uso a minha agenda


Tal como disse neste post, uma agenda de papel que se adeque às minhas necessidades tem que ter certas características. Cheguei a fazer a minha própria agenda, adaptada às minhas necessidades, mas isso dá algum trabalho e perde-se algum tempo, e eu não estou mais disposta nem a ter trabalho nem a perder tempo com uma coisa que supostamente serve para me simplificar a vida. Então, comprei esta agenda para 2014 da Oxford, à venda na Staples. É perfeita!

É tamanho A5, capa dura, e tem um dia por página. No início não tem espaço para aqueles dados todos sobre a nossa vida (que eu nunca preenchia), como grupo sanguíneo, apólices, moradas, telefones, etc., mas tem espaço para as informações básicas. 

O que gosto mesmo é ter cada página dividida em 3 zonas distintas. A figura mostra como uso essas zonas. A informação que está na foto é inventada, só fiz mesmo para este post (aliás, a data é 3 de Janeiro de 2015 e nesse dia já terei uma nova agenda para 2015...).

Então, do lado esquerdo da página, que tem o espaço maior para escrever, é onde aponto as tarefas para o dia. Começo pelas tarefas mais importantes (MITs) no topo, depois as pequenas tarefas de trabalho, e aponto também coisas que tenho que fazer em casa, como as limpezas do dia e o jantar (mesmo que não seja eu a fazê-lo, que é o usual...).

No lado direito da página há um espaço que uso para apontar compromissos com hora marcada. Nesse mesmo lado em baixo há também um pequeno espaço onde aponto as despesas do dia (que são depois introduzidas no excel no meu ficheiro das contas).

Já usei esferográficas de várias cores para escrever nas agendas, mas agora escrevo a lápis. Não sei bem porquê... Talvez porque esteja habituada a escrever sempre a lápis no cadernos de laboratório (porque se cair água em cima o lápis não borra, ao contrário da caneta)...

8 comentários:

  1. Liliana Santos14/10/13, 10:41

    Bom dia Rita, já sigo o blog há algum tempo e na minha caminhada para me tornar mais organizada e minimalista, uma das coisas que mais me custava era tentar fazê-lo com aplicações de smart phone e afins. Continuo a ser fã da agenda de papel e também escrevo geralmente a lápis! Obrigada por esta partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Bem essa agenda assim é um máximo! Espaço para tudo sem ser demasiado grande!

    [DESABAFOS E COISAS]

    P.S.: Vê o meu ultimo post ♥ AQUI ♥

    ResponderEliminar
  3. Eu sou fã da moleskine, compro todos os anos. É assim um amor de perdição.
    Compro sempre o tamanho mais pequeno porque não gosto de andar carregada e uso malas pequenas como boa simplificadora. Mas confesso que por vezes acho-a muito pequena para determinados apontamentos. Essa que mostras aqui é muito completa realmente. Ainda não a vi ao vivo, mas deve ser robusta e pesada!! No entanto fiquei curiosa e vou espreitá-la. Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Rita, gostei muito da tua partilha. Se fosse eu já estava ansiosa por 2014 pra me organizar com a nova agenda ehehehe =) E brincando um pouco, esperemos que em 2015 ainda possamos almoçar por 3,80€!! :-) Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Rita adorei o post sobre a agenda.
    Comecei a usar esse método hoje, senti realmente a diferença.
    Organiza, visualiza e registra melhor a informação.
    obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita!
    Já não visitava o teu blog há algum tempo. E é curioso que, neste momento estou à procura de uma agenda para 2014. Decidi também que o ideal é reunir toda a informação num local. Ou seja, eu fazia os menus semanais e afixava na cozinha, mas na verdade é durante o dia, enquanto estou a trabalhar, que vou pensando quando posso ir às compras por exemplo e sem os menus não consigo planear as compras. Tinha também uma agenda de trabalho, mas normalmente no caminho para casa lembro-me sempre de algo importante para o dia seguinte e não tenho a agenda comigo. As consultas, os compromissos anoto no telemóvel mas como tenho um pessoal e outro de trabalho, por vezes esta informação está distribuida pelos dois telemóveis. Portanto, tenho que ter uma única fonte de registo de informação. Tal como tu também costumo registar a informação a lápis porque normalmente vou alterando a informação ao longo da semana.
    beijinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  7. Hoje corri tudo o que era agenda na staples e não encontrei essa :(

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita, tenho esta agenda e faço algumas coisas diferentes, mas o cantinho das notas tambem uso para os gastos, heheh.
    Fizeste post sobre o teu ficheiro das contas no excell que referes?! Gostava muito de saber, estou-me a iniciar no meu mas sinto-me perdida xD.
    Obrigada e tudo de bom!! ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...