16/10/2013

Multitasking - às vezes, pode ser

O multitasking é, basicamente, fazer mais que uma coisa ao mesmo tempo. Por exemplo, falar ao telefone enquanto escreves um email. Ler um livro enquanto vês televisão. Mudar a fralda ao bebé enquanto vigias a sopa ao lume. 

O multitasking já foi sinónimo de produtividade, mas cada vez há mais evidências de que é preferível fazer uma coisa de cada vez, pois assim a nossa atenção está totalmente focada numa só tarefa, aumentando a probabilidade da coisa ficar bem feita.

Eu tento sempre que possível concentrar-me numa só coisa de cada vez, sobretudo no trabalho, embora nem sempre seja fácil ou possível... No entanto, em casa, há certas actividades que gosto de fazer ao mesmo tempo. Em certos casos, o multitasking não faz mal...

Por exemplo, passar a ferro. Eu não consigo passar a ferro sem fazer outra coisa ao mesmo tempo. Geralmente acompanho esta actividade com a televisão. Aliás, tenho sempre um dia definido para passar a ferro, que é quando vejo as minhas séries favoritas. Neste momento, é à 5ª feira, com um episódio da nova temporada de Grey's Anatomy e logo de seguida mais um novo episódio do Scandal. É mais de hora a meia a ver televisão, mas a fazer uma tarefa importante: passar a ferro!

E tu, multitaskas muito? Em que tarefas?

7 comentários:

  1. Sou um grande adepto do multi-tasking! Para mim, o crucial é ter uma lista de coisas que possa fazer enquanto faço outras...
    As mulheres são as que mais praticam o multitasking na minha opinião, embora frequentemente nem se dê por isso.
    O multi-tasking não é fácil e comporta diversos riscos. Tal ficou particularmente evidente num dos episódios de BrainGames:
    www.pouparmelhor.com/noticias/teste-o-seu-cerebro/

    A.Sousa

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Rita! Concordo contigo, e nós mulheres conseguimos gerir ainda melhor isto do multitasking, mas há certas tarefas que se fazem de forma mais eficiente se nos concentrarmos exclusivamente nelas. Exemplo: estou com um projecto que envolve muitos e aborrecidos mapas financeiros e tenho de desligar o email ou perco o dobro do tempo em cada mapa (há sempre a tendência de ir espreitar, depois só se demorar um ou dois minutos a responder e lá se vai a concentração 'financeira'). Hoje, estou com o mais pequeno em casa portanto o multitasking está ao rubro: estamos a destralhar a casa de banho os dois (ele tem 16 meses portanto imagina o que aqui vai...)! Um bom dia para ti!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita. Por experiência própria não considero o multitasking uma ferramenta de trabalho de excelencia. Já trabalhei num departamento, onde as chefias exigiam que nós trabalha-se-mos tendo em base o multitasking. Se gostava? Não, porque acho que muitas vezes o trabalho ficava coxo. Nesse trabalho acabei por aprender a ser organizada e a priorizar as tarefas mais importantes, mesmo que me cai-se no colo mais tarefas para serem feitas no momento. O trabalho ficava mais completo e o stress era menor, mesmo que a isso obrigasse a ir contra as directivas do departamento. O multitasking é bom se não tiveres tarefas importantes e vitais para realizar, como o caso de passar a ferro ou limpar o pó. Acho que quando falamos de trabalho que requer concentração o melhor é mesmo saber organizar e priorizar. :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho um grande problema em fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Não que eu as faça de qualquer jeito, mas sinto que não me dedico tanto quanto quando faço uma de cada vez. Tenho me policiado para realizar menos tarefa e me concentrar melhor. O fato de fazer muitas coisas ao mesmo tempo me dispersa muito de certas coisas. Acho importante manter o foco e realizar uma coisa de cada vez!

    ResponderEliminar
  5. Passar roupa e assistir TV junto e perfeito porque passar roupa e muito chato.

    ResponderEliminar
  6. Existem tarefas que podem ser executadas ao mesmo tempo - ou quase - e existirão outras que pela sua complexidade, grau de exigência, rigor, convém que exista uma maior concentração, daí não misturar com outra qualquer.

    Gostei do seu espaço.

    ResponderEliminar
  7. Rita, eu gosto de ouvir música enquanto passo roupas - ao terminar de passá-las me sinto cansada fisicamente porém feliz e sentindo que não "perdi" meu tempo.
    Sylvia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...