Em vez de fazeres uma lista exaustiva de todos os teus papéis e responsabilidades, podes simplesmente imaginar como seria o teu dia ideal. A que horas é que te levantarias? Como passarias as manhãs? Que tipo de trabalho farias? O que comerias ao longo do dia? Verias horas e horas seguidas de televisão ou aninhavas-te todas as noites no sofá com um bom livro? Passarias muitas horas ao computador ou mais tempo a brincar com os teus filhos? E passarias grande parte do fim de semana a tratar da casa? Ou em actividades ao ar livre?
No meu dia ideal, eu vejo-me a levantar de madrugada, a praticar yoga e meditação durante pelo menos hora e meia, a escrever um pouco, a despachar-me sem correrias, a deixar o carro em casa e ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, a comer comida saudável ao longo do dia, a trabalhar focada e ser produtiva todos os dias, a ter tempo para estar com os meus filhos, tratar da casa e relaxar no fim do dia, lendo e ouvindo música. Ao fim de semana vejo-me ao ar livre, ora na praia, ora a passear de bicicleta; e uma tarde chuvosa de domingo a ver televisão e a comer bolos debaixo de uma manta parece-me o final perfeito de uma semana de inverno.
Estas visões não são utópicas. Podemos torná-las realidade. É um processo contínuo, moroso, mas nós temos o poder de alterar a nossa vida. Eu comecei a fazê-lo de forma consciente quando decidi tornar-me minimalista, e mais de 2 anos depois ainda há coisas a melhorar - mas que piada teria uma vida perfeita?
De facto a vida perfeita não teria a emoção do processo de aperfeiçoamento. Os desafios que lançou durante esta semana deram para reflectir sobre muitas coisas. Obrigado. :)
ResponderEliminarOlá Rita! Ando acompaando seu blog já faz um tempo. Sou brasileira, De Vila Velha - Espírito Santo, conhece?
ResponderEliminarGostei dessa séri desta semana e sabe, que ao ler este post, percebi que fiz justamente isso? Fiz uma planilha no excel com os meus dias e coloquei até a hora que eu poderia acordar. Assim: segunda posso acordar até as 7:30, terça até as 8:30, por causa dos meus afazeres do dia e até a hora em que eu deveria ir para a cama para descansar melhor e ter uma noite de sono gostosa.
Obrigada pelas suas dicas. Um beijo Melissa
PS: dê uma olhadinha no meu blog. è só clicar no meu nome... :)
Rita, vc nao costuma responder aos comentários do seu blog? Nós leitores ficamos esperando por um contato seu...
EliminarOlá Melissa,
EliminarRespondo aos comentários quando me fazem uma pergunta específica. Se eu respondesse a todos os comentários, outras coisas, mais importantes, ficavam por fazer. Eu, quando comento noutros blogs, não fico à espera de uma resposta, a não ser que tenha feito uma pergunta específica de resposta rápida. bj, rita.
Obrigada Rita ! O que escreveste esta semana veio mesmo na altura certa :)
ResponderEliminarBom fim de semana
Olá Rita!
ResponderEliminarTambém adorei a série de posts desta semana. Veio em um bom momento.
Obrigada.
Gostei tanto deste post que o citei no meu blog também! =]
ResponderEliminarEstou gostando muito dos posts dessa série. Ainda não pensei no meu dia ideal, mas refletirei sobre esse assunto e espero conseguir alcançar mais esse objetivo!
ResponderEliminarAbraços,