25/10/2013

O que é o Hatha Yoga

Yoga é um termo genérico que engloba várias filosofias que tiveram origem na Índia Antiga. Embora no mundo ocidental o Yoga esteja mais associado à prática do Asana, as técnicas corporais, existe uma série de outras práticas que fazem parte do Yoga. A importância relativa que cada filosofia dá a estas várias práticas traduz-se na existência de diversos tipos de Yoga. Como exemplos podemos referir o Bhakti Yoga, yoga da devoção, o Karma Yoga, yoga da acção, Jnana Yoga, yoga do conhecimento, Mantra Yoga, yoga dos mantras, ou o Raja Yoga, o yoga clássico de Patanjali, o yoga real.

O Hatha Yoga é um tipo de Yoga que tem uma componente física mais acentuada. No entanto, o objectivo geral de todos os tipos de Yoga é o mesmo: atingir o Samadhi, o estado de super-consciência ou, de acordo com Patanjali, cessar as flutuações da consciência. De acordo com o Hatha Yoga Pradipika, considerado o texto fundamental do Hatha Yoga, esta prática é, no fundo, uma escada para o Raja Yoga, o yoga real, aquele que engloba todas as outras vertentes do Yoga.

O Hatha Yoga tem ainda como objectivo desenvolver o potencial do corpo para suportar o transcendente, pois só com um corpo forte, saudável, vigoroso, é possível chegar ao Samadhi. Sendo o corpo o templo do espírito, o yogi pratica para criar um corpo divino, pois se o corpo não estiver bem, o espírito não se manifesta. O Hatha Yoga pode ainda ser visto como uma alquimia espiritual – a transformação da energia para um estado mais perfeito. O praticante de Hatha Yoga pretende, em última análise, garantir a sua imortalidade.

A influência do Tantra, uma filosofia que surgiu na Índia cerca do século V d.C., está bem patente no Hatha Yoga. Até aí, o Yoga era praticado apenas por certas castas sociais; pelo contrário, o Hatha Yoga, tal como o Tantra, é uma prática aberta a qualquer pessoa. A influência do Tantra no Hatha Yoga observa-se também na elevada importância que tem o conhecimento energético (nadis, chakras, etc.) nesta prática. 

O Hatha Yoga pretende, assim, a ascensão da energia kundalini, a energia Shakti, feminina, que está adormecida no 1º chakra. A sua ascensão pela nadi central sushumna e a sua união com Shiva no 7º chakra é o que permite a superação do ego e o estado de super-consciência. A união do feminino e masculino é, para o Tantra, um acto divino, e Shakti e Shiva representam o casal divino. Estes conceitos energéticos, tão importantes no Hatha Yoga, derivam da filosofia tântrica e estão ausentes nos Yoga Sutras de Patanjali.

Além de aperfeiçoar o corpo, o praticante de Hatha Yoga pretende também desenvolver poderes psíquicos. O Hatha Yoga teve, na verdade, origem em gurus que percorreram este caminho e atingiram a perfeição, os Siddhas. Matsyendra Natha, o senhor dos peixes, foi um destes gurus, associado à escola Natha. O seu discípulo, Goraksha Natha, que viveu no século VIII d.C., é considerado o pai do Hatha Yoga. No entanto, o primeiro senhor, Adi Natha, aquele que fundou este sistema de Yoga e ensinou milhares de posturas, foi Shiva.

Apesar do Yoga ser uma tradição com milhares de anos no subcontinente indiano, só no início do século XX da nossa era é que o Yoga começou a ser introduzido no Ocidente. Vários mestres indianos desempenharam papéis fundamentais não só no estudo do Yoga, como também na sua divulgação fora da Índia. Entre eles podemos destacar Vivekananda, Yogananda (autor do best-seller Autobiografia de um Yogi), Sivananda, Satyananda, Ramakrishna Paramahansa e Krishnamacharya. Este último foi o professor, em Mysore, no sul da Índia, de dois grandes mestres do Hatha Yoga moderno: B.K.S. Iyengar, fundador do Iyengar Yoga, e de K. Pathabbi Jois, fundador do Ashtanga Vinyasa Yoga, dois estilos de yoga muito populares no mundo ocidental.

3 comentários:

  1. Gostei muito deste post. Muita informação interessante :)
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Rita, obrigada pela tua constante partilha de yoga. Aprendo tanto no teu blog! Sou iniciante de hatha yoga mas a teoria aprendo-a quase toda aqui :)

    ResponderEliminar
  3. Rita, sobre yoga tenho acompanhado este blog: http://yogabycandace.com/
    Acho que é muito útil sobretudo a área Yoga Poses (http://yogabycandace.com/yoga-poses/) com as explicações todas para a execução correcta e a explicação dos erros comuns!

    Achei que podes achar interessante!

    :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...