22/10/2013

Como acordar cedo para praticar yoga

Ganesha, o removedor de obstáculos, olha por mim durante a minha prática.

Tradicionalmente, o Yoga é praticado de manhã, antes do nascer do Sol, pois nesta altura do dia a mente está mais calma, há menos distracções e a energia é a mais auspiciosa para a prática do yoga. Como ocidentais que somos, enfrentamos, no entanto, vários obstáculos à prática matinal de yoga. Temos sono, o corpo está super rígido, está frio... Há sempre uma infinidade de desculpas para não sair da cama para praticar. Eu sou especialista em arranjar desculpas dessas (hoje, por exemplo, levantei-me, fui cheia de boas intenções para a sala para praticar, mas achei a sala demasiado fria e voltei para a cama).

Depois de experimentar vários estilos de yoga percebi que o meu caminho é o Ashtanga Vinyasa Yoga (um estilo bastante vigoroso e dinâmico de yoga desenvolvido por Sri K. Pattabhi Jois em Mysore, na Índia). O Ashtanga Vinyasa é um estilo tradicional muito popular no Ocidente (mas não tanto em Portugal) que obedece a uma série de regras, algumas estranhas, outras mais lógicas. Este estilo pratica-se, tradicionalmente, de manhã, antes do nascer do Sol, 6 dias por semana (descansa-se ao sábado e nos dias de Luz Cheia e Luz Nova). 

Os praticantes de Ashtanga Vinyasa, os Ashtangis, são, portanto, pessoas muito dedicadas à sua prática. É isso que eu quero para mim. No entanto, a parte de levantar cedo (para mim nem é muito cedo, basta às 6h da manhã para conseguir fazer uma prática completa) tem sido difícil, e quase todos os dias consigo arranjar desculpas para voltar para a cama...


Felizmente, há várias estratégias que ajudam a implementar uma prática matinal de yoga...

1. Colocar o despertador longe do meu alcance, para que tenha mesmo que me levantar para o desligar
Geralmente ponho dois despertadores: um no quarto e, para 10 minutos depois, o telemóvel na sala. Assim, acordo com o primeiro e levanto-me com o segundo. Se tiver os despertadores ao alcance da mão, desligo-os e adormeço...

2. Aquecer a sala onde vou praticar
Isto é especialmente importante agora que o tempo começa a arrefecer. Tenho um radiador na sala com temporizador que se liga meia hora antes da minha prática. Assim, quando chego à sala, já a sala está aquecida e agradável.

3. Deixar o tapete de yoga preparado
É mais fácil ir para cima do tapete se ele já estiver desenrolado no chão.

4. Ter a roupa pronta para vestir
Também deixo a roupa pronta na sala. Assim, quando chego à sala quentinha, é só tirar o pijama e vestir a roupa para a prática. Se não deixar a roupa preparada, o mais certo é dar-me preguiça e voltar para a cama.

5. Saber exactamente o que é que vou praticar
Agora que pratico Ashtanga Vinyasa não se coloca tanto este problema; só tenho que decidir entre a primeira série e a minha modificação da segunda e terceira séries (o ashtanga segue sequências de asanas pré-definidas). Mas quando praticava power/vinyasa flow, tinha que decidir na noite anterior se ia seguir algum video em específico e qual - senão, voltava para a cama...


Estas estratégias são as principais. No entanto, a prática de yoga começa na noite anterior e, portanto, além de deixar tudo preparado para o dia seguinte, também ajuda:

6. Comer pouco ao jantar
O yoga pratica-se de estômago vazio e quanto mais vazio ele estiver, mais fácil é. Um jantar pesado ainda se vai fazer sentir na manhã seguinte e poderá prejudicar a prática. O mantra? Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre.

7. Beber muita água
É importante para um yogi (e para qualquer pessoa) manter-se hidratado ao longo do dia; acordar hidratado é ainda mais importante para um ashtangi, pois não se costuma beber água durante a prática. Além de beber bastante água ao longo do dia, há quem beba água de coco antes de dormir e ao acordar, devido ao seu alto poder hidratante.

8. Deitar cedo
Esta é uma condição sine qua non para quem quer levantar cedo. Dormir pouco e levantar sempre cedo para praticar yoga trará mais desvantagens que benefícios, pois o corpo tem que ter tempo para recuperar (o ashtanga vinyasa é um tipo de yoga mesmo muito vigoroso).


Por fim, outras pequenas estratégias também podem ajudar a implementar uma prática de yoga matinal:

9. Não ligar o computador
Se eu acordo e ligo o computador, está tudo perdido... Sou logo bombardeada com informação e, mesmo que vá praticar yoga depois, a minha mente já não está tão calma e livre de pensamentos como estava ao acordar. 

10. Ter inspiração por perto
Livros de yoga, imagens de yogis, até o Ganesha que tenho na parede. Com motivação e inspiração, torna-se mais fácil!


Mais alguém pratica yoga de manhã? Como fazem para acordar e para ter motivação para a prática?

15 comentários:

  1. É necessário algum professor para iniciar a prática, ou posso praticar sozinha. Você tem alguma dica para iniciantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      falei sobre isso aqui: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2013/04/como-comecar-praticar-yoga.html

      Eliminar
  2. Olá Rita!
    Para mim o mais díficil e saber o que vou fazer durante a prática. Ainda tenho pouca experiência e tive que deixar as aulas que frequentava no ginásio (e que me davam orientação para a prática em casa). Acaba por me desmotivar um pouco. Geralmente sigo alguns vídeos, mas acaba por não ser tão fluído...
    Em relação ao acordar cedo, se me deitar cedo obviamente que é mais fácil, mas geralmente as técnicas dos despertadores longe do alcance resultam pra mim. Depois de levantada nunca volto para cama, por isso já que estou acordada e fora da cama, pratico. O pior é que nunca me deito cedo, porque trabalho até á meia noite. O meu cedo seriam 8/9 da manhã, que é o horário em que pratico na maior parte das vezes.

    ResponderEliminar
  3. Para mim o mais dificil é mesmo sair da cama. Principalmente agora que começa a estar frio. Se por algum motivo vacilo, já n me levanto e adormeço. Antes de adormecer à noite, tenho de pensar nos beneficios que sentirei de manhã qd praticar e na satisfação de cumprir algo a que me propus. Acho que é mesmo esta satisfação que me tira da cama. :)

    ResponderEliminar
  4. E o banho? Tomas depois da pratica? Qd era disciplinada (e n tinha filhos...) o bem-estar q sentia dp de praticar era motivação suficiente. Mas tomava sempre banho antes que os meus profs diziam q n se devia tomar banho a seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu acho que não tomar banho a seguir a uma prática de yoga é... falta de higiene, sobretudo se for uma prática vigorosa como a que eu faço... Não sei se é o caso dos teus professores, mas como em tudo, há fundamentalismos no yoga... Há escolas que obrigam os alunos a serem vegetarianos, por exemplo...

      Eliminar
    2. Acho é que as práticas são muito diferentes: no tipo de yoga q pratiquei a ideia era fazer os ásanas sem grande esforço - transpiração, respiração ofegante ou ritmo cardíaco muito acelerado eram sinais de que estávamos a fazer as coisas sem respeitar o ritmo do corpo e por isso qd acabava a pratica não estava transpirada.
      Tenho muitas saudades do tempo em que praticava tds os dias, a ver se com os teus conselhos consigo voltar à rotina (se bem que com um recém-nascisdo e uma bebé de 18 meses tornam maior o desafio :))

      Eliminar
    3. Qual era o yoga, já agora?

      Eliminar
    4. Era swasthya yoga, sabes? Do mestre derose. Apesar de serem uns chatos qd começam com a teoria, na prática são muito bons e a verdade é que por mais tipo de yoga q experimente nenhum me enche as medidas como aquele... No entanto, são muito careiros e já desisti de praticar nas unidades deles. Doravante ou em casa ou com algum instrutor que se tresmalhou (ou idealmente ambos...).

      Eliminar
  5. Olá!

    Tenho um bébé com quase 2 anos e a minha motivação para o yoga foi ter um pouco de tempo para mim, antes de tratar do meu filho de manhã. Trabalho em casa a preparar aulas a maior parte dos dias e tomo conta do meu filho que ainda não vai à creche. Os dias correm melhor quando não é ele o meu despertador. Também me ajudou criar um esquema de yoga mais simples e calmo, adequado a mim (ainda não recuperei a falta de ferro desde que o meu filho nasceu e certas posturas que fazia antigamente tornaram-se complicadas por isso). Antes fiz anusara yoga e aulas num centro sivananda vedanta, até uma semana antes do parto. Aqui partilho o meu esquema: começo com savasana, pranayama, exercícios de flexibilidade às pernas e alongamentos de costas, inversão sobre os ombros, peixe, cobra, árvore e outras posturas de equilíbrio, triângulo, savasana e meditação. Pessoalmente ajudou-me muito partir de um esquema que posso fazer em 20 minutos ou que posso prolongar por 1 hora, consoante a manhã e o meu estado de energia.
    Obrigada por toda a partilha que deixas no teu blog

    catarina

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita.

    Conheci o Yoga há cerca de 5 anos e, no início, praticava com regularidade num centro de Yoga. Entretanto, devido a alguns problemas de saúde e a muitas desculpas tenho reduzido a uma prática a 1 vez, por semana.
    Nesta altura, em que ando mais cansada as desculpas quase que surgem em série - e está frio, e vou ficar só mais um bocadinho na cama, e é muito cedo e tenho tanta coisa para tratar ao longo do dia, e ....
    Curiosamente, encontrei o seu blogue "por acaso" e fiquei com imensa vontade de voltar a praticar "à seria" (nem que seja só em casa, com exercícios específicos) pois sei que "quanto mais dermos de nós, mais receberemos" e os benefícios do Yoga são extraordinários.

    Grata pela sua partilha.

    Ommmmmmm.
    Péta

    ResponderEliminar
  7. Rita!

    I think you have this figured out.... you have all the right tools and you know all the right tips... I know you can do it... when I started my morning yoga practice, I did it slowly... I started with 10 min... and increased... therefore you get use getting up earlier slowly... and before you know it, you're up at 5am and you have all the time to have a nice practice and a meditation period!!!
    You can do it!!!!
    love&peace,
    nath
    xox

    ResponderEliminar
  8. Rita, esse truque do despertador no corredor/sala já me ocorreu imensas vezes. Mas como eu não vivo sozinha não o posso aplicar. Não acorda "a casa" com o som do despertador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, só eu é que acordo, porque tenho o sono leve. Mas esse despertador é com música (é o meu telemóvel), por isso até é agradável...

      Eliminar
  9. Rita,
    Adorei o seu Ganesha na parede !!!!! Será que eu preciso de um desse pra me tirar da terrível preguiça que assola a minha vida??? Contudo, ainda não perdi a esperança de vencer a mim mesma, que é o mais difícil de tudo. Por essa razão, amo ler seus posts sobre yoga.
    Um grande abraço,
    Elena

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...