01/07/2015

A dieta dos 31 dias - dia 0



Comprei o livro da nutricionista Ágata Roquette, A Dieta dos 31 Dias, há já alguns anos, provavelmente na altura da sua primeira edição. Li-o, achei interessante, mas dietas não é cá comigo. Não é que eu precise muito de fazer dieta... Nos últimos anos tenho andado por volta dos 57 kg, com um máximo de 59 kg fruto de muitos palmiers cobertos - mas tenho gordurinhas a mais que me dão um ar volumosa, por ter músculos por baixo... O meu peso ideal seriam uns 54 kg, que é o peso que mantive desde a adolescência até há uns anos atrás (já depois de ter filhos). Entretanto, não sei bem o que mudou, talvez tenha começado a comer mais, o metabolismo começou a diminuir, e vieram esses kilinhos a mais... Nada de grave, mas a verdade é que não me sinto bem e quero perder esses kilos.

Já tentei muitas vezes, mas só durante 1 ou 2 dias. A força de vontade nunca foi muita... Mas agora estou mesmo decidida! Depois de ler novamente A Dieta dos 31 Dias e outros dois livros da Ágata, As Regras de Ouro e Juntos Conseguimos, decidi-me. Os testemunhos são inspiradores - se pessoas com imenso peso a mais conseguem perder dezenas de kilos, por que é que eu não hei-de conseguir perder uns 3 ou 4 kg? Encontrei também o blog da Teresa, uma das retratadas no livro Juntos Conseguimos, com a mesma altura que eu (1,62 m), mais ou menos a mesma idade - que quando meteu na cabeça que tinha que emagrecer, perdeu 12 kg, passando dos 64 para os 52. Fiquei inspiradíssima!

Assim, deitei mãos à obra! Em primeiro lugar, estabelecer um objetivo realista em termos de perda de peso. No livro é aconselhado um IMC de 22.5, mas isso em mim equivale a 59 kg! Penso que essa indicação é para quem tem mesmo excesso de peso e não para uma pessoa com peso normal que apenas quer ver-se livre de umas gordurinhas... Eu quero chegar aos 54 kg, que corresponde a um IMC de 20.6. 

Comecei a fazer a dieta (com algumas alterações) esta segunda-feira. Tinha 58.1 kg; hoje de manhã tinha 57.2 kg. Hoje também peguei na fita métrica e fiz umas medições. Aqui ficam os meus valores iniciais, a 1 de julho:

peso = 57.2 kg
cintura (no umbigo) = 82 cm
anca (na zona do cóccix) = 95.5 cm
coxa (zona mais larga) = 58 cm
joelho = 36 cm

Não fiz outras medições que se costumam fazer, como à volta do peito ou na barriga das pernas, pois não tenho grandes gorduras aí...

O objetivo para estes 31 dias é chegar aos 54 kg. São 3 kg em 31 dias - parece-me realista. 

Na verdade, não ligo muito a balanças e outras medições - o que quero é olhar-me ao espelho e não ver aquelas gorduras a mais em cima dos músculos. Aliás, perder massa muscular é sempre um receio que tenho quando penso em fazer dietas - não me importava de perder um pouco nos dorsais, mas no resto não! (fiz musculação a sério há muitos anos atrás e gosto de corpos atléticos - sem gorduras em cima!) Mas esta dieta baseia-se na eliminação dos hidratos de carbono, mantendo quantidades adequadas de proteína -  e como agora vou de férias e faço sempre mais desporto nas férias, já não me preocupa a perda de massa muscular.

Portanto, é isto! O plano é ir partilhando aqui no blog o que como todos os dias e o peso, à laia de accountability, já que estou a partilhar com a blogosfera que quero mesmo fazer isto... Vamos ver como corre...

E vocês, já fizeram esta (ou outra) dieta? Como correu?


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.

Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Obrigada!!

9 comentários:

  1. tenho exactamente o mesmo problema que tu, e as mesmas medidas quase iguais- 1,63 e 58kg. tb gostava de perder peso, por volta dos 54 seria bom, mas acontece-me uma coisa...eu facilmente ganho e perco 2 ou 3 quilos, dependendo da alimentação, stress, etc por explo em 2 dias. Ou seja, fico com a sensação que depois do esforço posso voltar aos 58 muito facilmente...sou só eu? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece-me exatamente o mesmo! Consigo perder 1,5-2 kg sem esforço nenhum e 2 ou 3 dias, mas depois também os recupero num piscar de olhos... É porque essas variações no peso são normais... A minha ideia agora é pesar em média 54 kg, e oscilar entre os 53 e os 55 kg...

      Eliminar
    2. Apetece-me exatamente o mesmo: "olhar-me ao espelho e não ver aquelas gorduras a mais em cima dos músculos".
      Anos e anos a pesar aproximadamente 53kg (mesmo após o nascimento dos meus dois filhos) e agora quase 56kg! Uma pequena mudança nos hábitos deve ser suficiente. Vou ler o blog que recomendas e os livros...
      Obrigada pela partilha e pela inspiração!

      Eliminar
  2. Pois eu tenho mais ou menos a mesma altura mas tenho muito mais que perder. Comecei a minha em fevereiro, com 90,3 kg e hoje tenho 72,9 (ainda longe da minha meta de 66 kg, pois menos que isso para já não me parece realista). Mas é uma "dieta" equilibrada e como não tenho conseguido fazer grande AF, a perda de peso é mais lenta (recomecei a prática de Yoga há 2 semanas e felizmente que está a correr bem, pois tenho tido problemas na lombar que me impossibilitaram de fazer exercício). Portanto...haja força de vontade, equilíbrio e chegarás onde tens que chegar. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho andado a experimentar um dieta desse género também e está a correr muito bem. Boa sorte e muita força de vontade! ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre fui magra, o meu problema é acumular tudo nas ancas. Ao chegar a um 38 de calças já apertadas (para quem sempre foi um 36), decidi fazer essa dieta, aliada a 10min de exercícios ligeiros matinais. Tudo junto, tive resultados optimos. Não tive fome, nem ansiedade, o facto de saber que há um dia reservado para "asneiras" reduz a ansiedade. Mas tem de ser um estilo de vida. Comer bem, melhor e não uma dieta. Permitir-nos um doce como excepção e não como regra. Ao fim de uma semana notei resultados, e ao fim de um mês fiquei como queria. Fui muito certinha. Mas não é fácil. O açúcar é realmente viciante, e temos de trazer comida de casa, porque fora não há opções. Estamos rodeados de tentações. Força de vontade, é o que é preciso e levar as coisas à risca :)

    ResponderEliminar
  5. Tirando as dietas que fiz por razões de saúde (como quando tive um episódio de Febre Reumática), até há bem pouco tempo nunca tinha tentado nenhuma.

    O que se passa é que, desde que comecei a fazer caminhadas de longa distância (algumas delas em autonomia), comecei cada vez a preocupar-me mais com o que é que utilizava como combustível. E por isso passei a utilizar essas ideias para o meu dia a dia.

    A partir de Segunda-Feira, vou começar o plano de 12 semanas da "Correr Por Prazer", de forma a conseguir fazer uma prova de 5km. Para além do exercício físico, vou também mudar a minha alimentação. O objectivo é atacar aquelas porcarias que ainda continuo a comer: alimentos processados, 1 bolo de vez em quando, bolachas Maria, etc.

    Já como muita fruta e legumes, mas quero ver se passo a consumir mais. Ahhh, e não abusar tanto nos hidratos de carbono.

    ResponderEliminar
  6. Para não perderes a massa muscular, tens apenas de assegurar a ingestão de proteínas e ir fazendo exercícios para tonificar e manter o músculo que já tens. Tendo em conta que praticas yoga regularmente e que, pelo que percebi, segues uma dieta inspirada na Paleolítica, não terás razões para receares a perda de massa muscular :)

    ResponderEliminar
  7. Eu sei que este post é antigo mas vale sempre a pena comentar :)
    Para perderes as gorduras não deves olhar para a balança e, sim, apenas para o espelho (fita métrica também ajuda!). As pessoas têm esta ideia errada de que o peso significa muita gordura, mas não é bem assim. Cuidado com os alimentos e praticar desporto chega para ficar com um corpo firme e sequinho. Podes até ter 70kg e mesmo assim seres magra (já conheci vários casos)!

    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...