19/07/2015

Implementando o GTD || a motivação

O Livro!! Tenho-o há quase dois anos, mas só agora lhe dediquei a devida atenção - e em menos de nada, devorei-o!


O GTD – Getting Things Done, o famoso método de organização do David Allen, despertou o meu interesse há uns 5 anos, quando estava a acabar o doutoramento e descobri o blog do Leo Babauta, Zen Habits. Li algumas coisas, investiguei, experimentei… até comprei o livro, a versão portuguesa, mas nunca o consegui ler… comecei a achar que o método era complicado demais e só se aplicava a executivos e pessoas que têm que lidar com muitas pequenas coisas. Não vi grande aplicação ao meio académico e, assim, optei por alternativas, a meu ver, na altura, mais simples…

Sempre acompanhei com muito interesse o blog da Thais e os seus posts sobre o GTD. Os seus textos despertavam sempre a minha curiosidade e a vontade de investigar mais a fundo o método crescia, mas nunca cheguei a fazer disso uma prioridade. Agora, de férias na praia, voltei finalmente a pegar no livro do David Allen – e li-o em poucas horas (e vou ler outra vez)! Adorei!! Fiquei entusiasmadíssima!! Quero fazer tudo o que ele diz! A sério!! Li o livro, sublinhei passagens, tirei apontamentos, fechei o livro e reflecti, fui tirar dúvidas e ver aplicações práticas aos posts da Thais… e estou pronta a aplicar o GTD à minha vida. Sem experimentar, não posso dizer se funciona ou não, certo? Há algumas coisas que ele escreve que não fazem muito sentido para mim, mas a ideia é pegar no GTD e aplicá-lo à minha realidade…

Durante este mês, que estou de férias, vou preparar as coisas: as caixas de entrada, o Toodledo, outras ferramentas. Eu já tenho tudo isto bem organizado e funcional, por isso só serão necessários uns ajustes aqui e ali. Em agosto volto ao trabalho, mas ainda não tenho aulas – será mais fácil experimentar o fluxo de trabalho com menos coisas a entrar e menos solicitações. Em setembro, recomeçam as minhas aulas e aí o sistema já estará, espero, bem operacional. Aí verei os resultados e a minha adaptação ao método! Estou entusiasmada, mesmo!

E vocês, já alguma vez tentaram implementar o GTD a sério?



>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.

Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Obrigada!!

8 comentários:

  1. uso mas não invento mais do que preciso

    é fácil cair na complicação porque é um método muito completo, é fácil ser engolida pelo método e passar mais tempo a gerir o método do que a fazer coisas

    sempre pensei que já estivesse presente na vida da Rita porque parece presente... eu não preciso de tanta coisa, basta concretizar algo todos os dias para um objectivo maior e manter o resto na rotina :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita. À cerca de um ano atrás também comprei o livro e devorei-o. Estava em férias. É um método muito lógico, sequencial, mas não dá para mim. Sou muito indulgente e requer disciplina principalmente a parte da revisão. É também muito burocrático e, de momento, não se adequa à minha vida visto que não tenho tantas àreas de responsabilidade como a Rita ( mãe, mulher, esposa, yogi, cientista e estudante de psicologia). Para mim, uma abordagem mínima como a elaboração de listas e os inseparáveis lembretes e calendário do smartphone são suficientes. Se e quando tiver outras responsabilidades, outras áreas de vida, o GTD será, sem dúvida, o método a adoptar.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  3. Também tenho esse livro há uns 2 ou 3 anos. E sim...com as devidas adaptações à minha realidade e também ao meu gosto (ferramentas nomeadamente) uso o método. Com muitas falhas por vezes mas que fazem parte do processo. É necessário aceitar essas falhas...e ...não desistir de melhorar claro. A coisa não é instantânea (nem pouco mais ou menos).
    Boas férias ou bom trabalho conforme o caso :)

    ResponderEliminar
  4. Sou totalmente analfabeta quanto o assunto. Já li sobre isso, mas não entendo nada de nada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu sigo algumas dicas da Thais, mas nada concreto. Quero muito começar o método, mas vi que o David lançou um novo livro, mais fácil de ser compreendido, e vou esperar ele ser lançado para eu comprar e ler. Sei que não é muito legal esperar o livro, o melhor é começar o mais rápido, mas permito-me essa folga, pois minha rotina não tem tanta demanda assim. Depois quero saber como você está aplicando o método.

    Beijos.
    Visite o blog Coisas do Tempo

    ResponderEliminar
  6. Eu procuro ser bem organizada, mas não me sinto à vontade com todos esses métodos para organizar. Acho que isso é um pouco de marketing para vender livros e palestras.

    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://www.procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Esse livro foi-me sugerido pelo meu namorado, que adora ler livros desse género, mas ainda não o li. Não gostei muito da tradução em português. Quero ver se o compro aqui em Londres, para começar a implementar tudinho. :p O meu namorado já usa imensas das técnicas aqui em casa por isso também já comecei a usar algumas sem ter lido o livro. :p

    ResponderEliminar
  8. Rita, pensei que k o usavas pq conheci o método através de ti, lá por 2011. Dp c a Thais comecei a conhecer mais coisas, e o ano passado, qd ela fez a série do GTD c o evernote, reestruturei todo o método (na altura já usava mt o evernote p gestão de arquivo) e neste momento estou acompanhar a nova série da Thais, recomeçando da base e sp aprendendo, estou a ler o ZTD (a versão do Léo) e tento manter-me organizada, na medida q os neurônios andam cansados e nem do base me consigo lembrar! Ah, e quero comprar o livro do David, mas quero a nova versão, estou à espera q haja em português!

    Vou acompanhar a tua implementação c curiosidade, de certeza q vou aprender mais!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...